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Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q152480 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

As imagens de família presentes em determinados livros didáticos são exemplos de um tipo de currículo intitulado oculto, pois não são explicitados em documentos.

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62Q149400 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) que deveria ter sido aprovado em 2011 ainda o será em 2012. O documento organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas

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63Q151077 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

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65Q151693 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares pré- estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. Sua função é favorecer

I. a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares.

II. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses.

III. o tratamento aleatório da informação pesquisada pelos estudantes.

IV. procedimentos de diferentes tipos que permitam aos estudantes organizar seu próprio conhecimento.

Assinale a afirmativa que apresenta a análise INCORRETA:

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66Q151020 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino e aprendizagem.

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67Q154119 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, considerando as bases legais da
educação nacional, notadamente as estabelecidas previstas na
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB).

A educação básica é um direito público subjetivo de acordo com a Constituição Federal.

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68Q153263 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.

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69Q151829 | Pedagogia, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às
relações humanas no trabalho.

No modelo autocrático de liderança, a divisão do trabalho é determinada pelo chefe, tanto em relação às tarefas quanto às equipes.

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70Q148237 | Pedagogia, Pedagogo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Perrenoud aponta que para ensinar, os profissionais da educação, sejam professores, supervisores ou pedagogos precisam desenvolver novas competências. Uma delas é trabalhar em equipe, aspecto importante para as novas exigências do mundo do trabalho. Trabalhar em conjunto torna-se uma necessidade ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Nesse sentido, a ideia expressa pelo autor é de que

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71Q147778 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

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72Q153988 | Pedagogia, Educação continuada dos profissionais da escola, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos
profissionais da escola.

A separação entre produção e utilização de conhecimentos e entre sujeitos e conhecimentos caracteriza programas de educação continuada em uma abordagem tradicional.

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73Q155008 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

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74Q153269 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

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75Q156065 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) em seu artigo 24, inciso V, apresenta critérios para a verificação do rendimento escolar, conforme segue:

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.


É correto afirmar, conforme artigo 24, inciso V da LDB, que a verificação do rendimento escolar expressa uma ênfase na

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76Q147776 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.

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77Q147926 | Pedagogia, Tipos de liderança e às relações humanas no trabalho, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às
relações humanas no trabalho.

Um líder que trabalha com as críticas e os elogios de forma objetiva e limitando-se aos fatos ocorridos é um exemplo do estilo democrático de liderança.

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78Q668809 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

As organizações educacionais são formadas por diferentes tipos de grupos que assumem importante papel no processo educativo. Acerca das organizações grupais, é correto afirmar que
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79Q148499 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.

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80Q149999 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Planejamento Participativo pressupõe:

I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.

II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.

III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.

IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.

V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.

VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.

Está correto o que se afirma APENAS em

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