Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Serviço Social

Resolva questões de Analista Judiciário Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q154772 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 15a Região, FCC

Tendo sido convidado a avaliar um projeto social em desenvolvimento no seu campo de trabalho, o Assistente Social tomou como pressuposto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q155030 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo como referência os parâmetros para a atuação de assistentes
sociais na Política de Assistência Social (PAS), julgue os itens
subsecutivos.

Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na PAS fundamentam-se na concepção ampliada de assistência social, definida como política pública exclusiva de proteção social no âmbito da seguridade social brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q153164 | Serviço Social, Posturas metodológicas propostas pelo pensamento sistêmico, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação às posturas metodológicas propostas pelo pensamento
sistêmico, julgue os próximos itens.

O profissional deve contextualizar o fenômeno em estudo, entendendo-o em suas interações e retroalimentações e considerando-o como parte de um sistema interconectado com outros sistemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q153942 | Serviço Social, Redes de compromisso, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A rede de compromisso social é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas, a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento social. Neste sentido, as redes de compromisso social visam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q154459 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ AP, FCC

O assistente social do Tribunal de Justiça, ao atender uma família, tendo entre um de seus membros uma criança com deficiência que não recebe atendimento na rede pública de saúde, deve 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q151957 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 3a, FCC

Em referência à trajetória histórica da Política de Saúde e do Serviço Social no Brasil, considere as assertivas abaixo:

I. Embora a formação profissional tenha se pautado, desde o seu início, em disciplinas relacionadas à saúde, essa não foi a área que mais concentrou profissionais até meados da década de 40.

II. O projeto da Reforma Sanitária, instituído como bandeira para a política pública desde 1986, vem apresentando como demandas para os assistentes sociais: a prática educativa com intervenção normativa no modo de vida da população usuária, plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.

III. Os assistentes sociais só foram absorvidos nos Centros de Saúde na década de 70.

IV. O trabalho profissional do assistente social na área da saúde orientou-se pela vertente modernizadora até o final da década de 70.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q658369 | Serviço Social, Assistência Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere os seguintes objetivos.

I proteção à velhice

II vigilância nutricional e orientação alimentar
III promoção da integração ao mercado de trabalho
IV acesso universal e igualitário

V atendimento integral, com prioridade para as atividades
preventivas

De acordo com a legislação da seguridade social vigente, são
objetivos da assistência social no Brasil apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q150474 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 6a Região, FCC

Segundo Carmelita Yazbek (1993), exclusão e subalternidade configuram-se como indicadores sociais que ocultam e revelam o lugar que o segmento de classes subalternas ocupa no processo produtivo, e sua condição de vida. Ela define classe subalterna como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q153823 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Pedro Demo apresenta a assistência como a política social mais requisitada e, no fundo, mais relevante e a proposta da renda mínima como o ápice da política social. Julgue os itens abaixo de acordo com o pensamento do referido autor.

I - A assistência, por ser conquista da cidadania, não é, necessariamente, propiciadora da cidadania; dependendo de como for feita, evita ou retarda a cidadania, desde que instile no beneficiário a dependência ignorante diante dos doadores, sejam eles estatais ou não.
II - Na história brasileira, predominam dois tipos de cidadania: a tutelada, que usa o clientelismo para implantar a dependência crônica por meio da doação assistencialista, e a assistida, que, embora esteja sempre ligada à noção de direito, tende a realçar em excesso a perspectiva do beneficiário passivo e obediente.
III - A proposta de renda mínima proporciona a inclusão da população contemplada no mercado consumidor, fazendo-a parte da estrutura econômica.
IV - A proposta de renda mínima, na prática, permite a redistribuição da renda, levando as classes mais pobres a participarem de forma ativa na sociedade.
V - A proposta de renda mínima não escamoteia a gravidade da pobreza e a perversidade do capitalismo.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q149288 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 3a, FCC

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, nos vimos confrontados com um conjunto de transformações da sociedade que gestaram manifestações da questão social. Essas manifestações expressam principalmente as grandes mudanças nas relações do trabalho, quais sejam, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q155688 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Maria Carmelita Yazbek, ao discutir as classes subalternas e a assistência social, registra que as questões relacionadas às políticas estatais de corte social vêm-se constituindo em temática cada vez mais presente nas análises e nos estudos de pesquisadores e profissionais envolvidos no campo das políticas sociais públicas. De acordo com o pensamento da citada autora acerca das políticas sociais no Brasil, julgue os itens a seguir.

I - As políticas sociais no Brasil nascem e desenvolvem-se na perspectiva de enfrentamento da social, permitindo acesso universal a recursos e a serviços sociais.
II - As intervenções do Estado no quadro das interlocuções e mediações fundamentais inscrevem-se no bojo de relações sociais mais amplas, que configuram a ordem capitalista do país.
III - Os contrastes entre a miséria e a abundância, observáveis a olho nu diariamente, mostram que a evolução econômica do capitalismo brasileiro fortaleceu mais a desigualdade.
IV - Nas relações clientelistas, não são reconhecidos os direitos dos subalternizados, e espera-se a lealdade dos que recebem os serviços.
V - As políticas sociais assumem o papel de solucionar os desequilíbrios no usufruto da riqueza entre as classes sociais, bem como os possíveis conflitos decorrentes das precárias condições de vida.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q151878 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

O assistente social trabalha com a questão social e com suas expressões ou manifestações: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a moradia na favela, a falta de leitos em hospitais, a violência e a inadimplência. Nessa direção, a questão social

I. apresenta-se nas objetivações concretas que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho.

II. representa não só as desigualdades, mas, também, o processo de resistência e luta dos trabalhadores.

III. coloca-se em novos patamares frente o avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q148930 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do processo coletivo de elaboração do Código de Ética Profissional do assistente social, de 1993, coordenado pelo Conselho Federal de Serviço Social e que explicita a defesa de princípios que vão além da dimensão estritamente profissional, julgue os itens de 66 a 72.

A ética profissional é uma dimensão da profissão vinculada organicamente às dimensões teórica, técnica, política e prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q154080 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A ação profissional do assistente social se materializa por meio da
adoção de instrumentos, técnicas e estratégias de intervenção, pois,
conforme apontam alguns autores, o método abre o caminho para
o conhecimento da realidade, mas sua transformação depende da
proposta de ação que é operacionalizada por instrumentos e
técnicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A escolha dos instrumentos, técnicas ou estratégias e dos modelos de abordagem individual, familiar ou de grupos a serem adotadas pelos assistentes sociais, no âmbito das instituições sociais, independe do objetivo da ação profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q151279 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 6a Região, FCC

A categoria trabalho é estruturante para a compreensão da constituição da humanidade, pois a natureza e sua transformação pelo trabalho mantêm vivos os membros de uma sociedade. Em uma perspectiva crítica, é correto afirmar sobre o trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q155948 | Serviço Social, PNAS Política Nacional de Assistência Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

Conforme o disposto na PNAS-Política Nacional de Assistência Social, cabe à assistência social, enquanto política pública,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q674129 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Considere os seguintes objetivos. 
I proteção à velhice 
II vigilância nutricional e orientação alimentar 
III promoção da integração ao mercado de trabalho 
IV acesso universal e igualitário 
V atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas
De acordo com a legislação da seguridade social vigente, são objetivos da assistência social no Brasil apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q149845 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

A Política Nacional pelo enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como implementação da Lei Maria da Penha, propõe uma intervenção pública articulada com diferentes setores para desenvolver ações que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q151486 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:

I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos

II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.

III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.

IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.

V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.

Esta correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q155757 | Serviço Social, Família, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 18a Região, FCC

A família está, atualmente, no centro das políticas de proteção social. Exemplo disso é a centralidade atribuída à família na política de Assistência Social. Assim sendo, as funções da família e das políticas sociais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.