Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Serviço Social

Resolva questões de Analista Judiciário Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q149633 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

Segundo Marilda Iamamoto (1992), o espaço profissional do serviço social na contemporaneidade deve:

I. assumir as possibilidades teórico-práticas postas para a profissão pela dinâmica da realidade.

II. apreender as demandas potenciais gestadas historicamente, recriando o perfil profissional do assis- tente social.

III. adotar perspectivas capazes de responder às exigências de um projeto profissional coletivamente construído e historicamente situado.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q153241 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 23a REGIÃO, FCC

A considerar a natureza e o papel do Estado na consecução das políticas sociais, tais como viabilização da acumulação do capital e reprodução social das classes subalternas, é correto afirmar que o Estado se torna

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q154796 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social SUAS, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

Em referência aos princípios que o beneficio eventual deve atender, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, é correto afirmar como necessária a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q155331 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A família é historicamente privilegiada na intervenção profissional do Serviço Social. Sobre esse assunto, considere: I. Nos primórdios da profissão no Brasil, o alvo predominante do exercício profissional é o trabalhador e a sua família.
II. O trabalho com famílias ganhou grande impulso e maior qualificação técnica no período de consolidação da profissão, através da utilização do método do Serviço Social de Caso.
III. A perspectiva de orientação positivista/funcionalista presente nos processos de abordagem e intervenção junto às famílias esteve e está presente até os dias de hoje.
IV. A perspectiva da teoria social crítica operou no Serviço Social uma nova forma de pensar e trabalhar a família, mais sistematizada e burocratizada.
V. A família e as formas de intervenção do Serviço Social junto às mesmas não foram problematizadas e trabalhadas no início da apropriação por parte da profissão, do marco teórico marxista, o que vem dificultando o trabalho social com famílias.
Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q148752 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 6a Região, FCC

Nos anos 90, o serviço social caminhou de forma decisiva para a ruptura com sua matriz tradicional e construiu uma configuração marcada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q156169 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ AP, FCC

O assistente social ao atender famílias em situação de extrema pobreza, com base no atual Código de Ética, deve pautar-se pela 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q657224 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Ellen é assistente social do Ministério Público de um estado da Federação. Para potencializar as condições de conhecimento do cotidiano dos usuários a quem atende, faz visita domiciliar periodicamente, o que a permite apreender aspectos importantes do cotidiano das relações sociais dos usuários visitados.Esses aspectos geralmente escapam às entrevistas realizadas no órgão onde atua.
Nesse contexto, a visita domiciliar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q149365 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A inserção do Serviço Social no campo sociojurídico é histórica, datando da década de 1930 no Poder Judiciário, expandindo-se a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Este espaço é vasto, se desdobra desde os ambientes típicos do sistema de justiça: Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícias, até

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q154746 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

A Norma Operacional Básica - NOB/SUAS 2005 disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social e as legislações complementares a ela aplicáveis. Em seu conteúdo, a NOB/SUAS 2005 estabelece como funções da política pública de assistência social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q150921 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.742, de 7/12/93 (Lei Orgânica da Assistência Social LOAS), dispõe a respeito da organização da assistência social. Conforme o art. 2.º da referida lei, é objetivo da assistência social a

I - proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II - promoção da integração ao mercado de trabalho.
III - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
IV - habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência, bem como a promoção de sua integração à vida comunitária.
V - garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q149990 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

As redes sociais configuram-se pela integração de serviços públicos e privados associados a uma política púbica social, como também por redes familiares e redes de vizinhança que correspondem ao suporte entre pessoas para o enfrentamento das vicissitudes. No que tange ao trabalho em rede social de serviços públicos e privados, para o funcionamento da rede é necessário que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q657395 | Serviço Social, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Judiciário Serviço Social, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Pedro chefia o serviço social de uma instituição estadual de saúde. Para que sua equipe formule qualificadas respostas e alternativas de enfrentamento aos muitos desafios e tensões que se põem no cotidiano profissional, ele desenvolve uma gestão com planejamento participativo e consequente execução e avaliação de programas e projetos.
A partir dessa situação hipotética e dos preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional, assinale a opção correta,considerando o planejamento como um processo técnico-político na atuação profissional do assistente social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q156006 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 15a Região, FCC

O Assistente Social, ao atender uma família e orientá-la sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), irá esclarecer que este é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda permitindo conhecer a realidade socioeconômica destas, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Portanto, o cadastro único

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q154553 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.

Com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foram definidos os princípios, as diretrizes, as competências, a gestão e o financiamento da política de assistência social, e sua implementação tem sido marcada pelo fortalecimento do princípio da universalidade das ações.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q153786 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do processo coletivo de elaboração do Código de Ética Profissional do assistente social, de 1993, coordenado pelo Conselho Federal de Serviço Social e que explicita a defesa de princípios que vão além da dimensão estritamente profissional, julgue os itens de 66 a 72.

No Código de Ética de 1986, o ser social era analisado apenas na sua dimensão de classe, enquanto, no atual, consideram-se outras dimensões, tais como gênero, etnia, geração e orientação sexual.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q153053 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.

A regionalização é a diretriz que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

337Q151035 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da política de saúde no Brasil, julgue os itens seguintes.

Com a implantação do Sistema Único de Saúde, suprimiu-se o sistema privado de atenção médica supletiva e o sistema de desembolso direto.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q672349 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Considerando as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, acerca da seguridade social.
I A seguridade social abrange os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
II A seguridade social é financiada, entre outras fontes, mediante contribuição social das entidades beneficentes de assistência social.
III A CF define para os segurados um reajuste bianual do benefício.
IV Um dos objetivos do poder público ao organizar a seguridade social é a irredutibilidade do valor dos benefícios.
Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q150171 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei 8069 90, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Como parte de um movimento de sistematização e aprimoramento
de meios para intervenção profissional, várias são as formas de
registro e distintas as suas funções. Acerca desse tema, julgue os
itens a seguir.

O assistente social, na função de perito em procedimentos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, deve atuar de acordo com a postura técnica própria da sua profissão, contribuindo com os demais profissionais da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q153261 | Serviço Social, Assistência Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

No campo das atribuições privativas, o assistente social desenvolve a assessoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.