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Questões de Concursos Analista Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q153471 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto é

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1042Q148116 | Informática, MySQL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

No MySQL,

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1043Q153246 | Informática, Normalização, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os bancos de dados relacionais são uma das principais
ferramentas computacionais para armazenamento, organização e
exploração da informação. Quanto à modelagem de dados por
entidades e relacionamentos, ao modelo relacional e à álgebra
que o sustenta, julgue os itens que se seguem.

Uma relação encontra-se na primeira forma normal caso
tenham sido eliminadas todas as superchaves dessa relação.

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1044Q147884 | Governança de TI, COBIT, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

O Cobit (versão 4.1) possui um conjunto recomendado de objetivos de controles de aplicativos. O objetivo "Assegurar que as transações sejam exatas, completas e válidas. Validar os dados que foram inseridos e editados ou enviados de volta para correção o mais próximo possível do ponto onde foram originados" é a recomendação de

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1045Q155599 | Sistemas de Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Um analista de TI está participando do desenvolvimento de um software orientado a objetos utilizando a plataforma Java. Na abordagem de desenvolvimento adotada, o código é desenvolvido de forma incremental, em conjunto com o teste para esse incremento, de forma que só se passa para o próximo incremento quando o atual passar no teste. Como o código é desenvolvido em incrementos muito pequenos e são executados testes a cada vez que uma funcionalidade é adicionada ou que o programa é refatorado, foi necessário definir um ambiente de testes automatizados utilizando um framework popular que suporta o teste de programas Java.
A abordagem de desenvolvimento adotada e o framework de suporte à criação de testes automatizados são, respectivamente,

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1046Q147955 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.

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1047Q151559 | Sistemas de Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Utilizando o comando robocopy, o Administrador de um servidor com sistema operacional Windows Server 2008 R8 deseja realizar o backup de um diretório, incluindo todos os subdiretórios, inclusive os vazios. Para isso, ele deve utilizar o parâmetro

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1048Q152633 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I - itens de 1 a 20
Apostando na leitura
1 Se a chamada leitura do mundo se aprende por aí, na tal escola da vida, a leitura de livros carece de aprendizado mais
regular, que geralmente acontece na escola. Mas leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma
plena, coletivamente, em troca contínua de experiências com os outros. É nesse intercâmbio de leituras que se refinam, se
4 reajustam e se redimensionam hipóteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreensão dos outros, do mundo
e de nós mesmos. Da proibição de certos livros (cuja posse poderia ser punida com a fogueira) ao prestígio da Bíblia, sobre a qual
juram as testemunhas em júris de filmes norte-americanos, o livro, símbolo da leitura, ocupa lugar importante em nossa sociedade.
7 Foi o texto escrito, mais que o desenho, a oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como linguagem que cimenta a
cidadania, a sensibilidade, o imaginário. É ao texto escrito que seconfiam as produções de ponta da ciência e da filosofia; é ele
que regula os direitos de um cidadão para com os outros, de todos para com o Estado e vice-versa. Pois a cidadania plena, em
10 sociedades como a nossa, só é possível - se e quando ela é possível - para leitores. Por isso, a escola é direito de todos e dever
do Estado: uma escola competente, como precisam ser os leitores que ela precisa formar. Daí, talvez, o susto com que se observa
qualquer declínio na prática de leitura, principalmente dos jovens, observação imediatamente transformada em diagnóstico de
13 uma crise da leitura, geralmente encarada como anúncio do apocalipse, da derrocada da cultura e da civilização. Que os jovens
não gostem de ler, que lêem mal ou lêem pouco é um refrão antigo, que de salas de professores e congressos de educação ressoa
pelo país afora. Em tempo de vestibular, o susto é transportado para a imprensa e, ao começo de cada ano letivo, a terapêutica
16 parece chegar à escola, na oferta decoleções de livros infantis, juvenis e paradidáticos, que apregoam vender, com a história que
contam, o gosto pela leitura. Talvez, assim, pacifique corações saber que desde sempre - isto é, desde que se inventaram livros
e alunos - se reclama da leitura dos jovens, do declínio do bom gosto, da bancarrota das belas letras! Basta dizer que Quintiliano,
19 mestre-escola romano, acrescentou a seu livro uma pequena antologia de textos literários, para garantir um mínimo de leitura aos
estudantes de retórica. No século I da era cristã! Estamos, portanto, em boa companhia. E temos, de troco, uma boa sugestão: se
cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, montar sua própria biblioteca e sua antologia
22 e contagiar por elas outros leitores, sobretudo leitores-alunos, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal
círculo de pessoas terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos,de
poemas, de romances, de crônicas e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam
25 no aprendizado social da leitura.

Marisa Lajolo. Folha de S. Paulo, 19/9/1993 (com adaptações).

De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.

Temporariamente, a valorização da leitura dos jovens deixa
de ser foco das discussões, para reaparecer, depois, em
épocas próximas aos vestibulares.

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1049Q148045 | Informática, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de bancos de dados semiestruturados e bancos de dados NOSQL, julgue os itens subsecutivos.

Devido à escalabilidade esperada para os bancos de dados NOSQL, a implementação desses bancos utiliza modelos de armazenamento de dados totalmente distintos dos utilizados em sistemas relacionais.

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1050Q148871 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O sustentáculo da democracia é que todos têm o direito de votar e de apresentar a sua candidatura. Mas, enganoso é o coração do homem. Falhas administrativas e maior tempo no poder andam de mãos dadas. Por isso, todos precisam ser fiscalizados. E a alternância no poder é imprescindível. Considerando o argumento citado, julgue os itens subsequentes.

Esse é um argumento válido.

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1051Q149414 | Segurança da Informação, Certificação Digital, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, acerca da segurança em redes de
computadores.

Uma condição necessária para a segurança de uma função de hash e seu respectivo uso em assinaturas digitais é a inexistência de colisões.

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1052Q151230 | Governança de TI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a gestão de tecnologia da informação (TI), julgue os próximos itens.

O grid estratégico de McFarlan permite analisar impacto no negócio da empresa de aplicações de TI presentes e futuras, definindo quatro quadrantes, cada um representando uma situação para a empresa: suporte, fábrica, transição e estratégico.

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1053Q152529 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 22a Região, FCC

No tocante a nacionalidade,

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1054Q148692 | Raciocínio Lógico, Associações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Cinco amigos - Américo, Basílio, Carlito, Dante e Eliseu - se cotizaram para comprar um presente de casamento, contribuindo com R$ 50,00, R$ 60,00, R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 150,00, não necessariamente na ordem dada de seus nomes. Sabe-se que:

suas profissões são analista judiciário, professor, advogado, dentista e médico; suas idades são 25, 28, 30, 32 e 33 anos, não respectivamente;
o analista judiciário, que não é Basílio, tem 30 anos e contribuiu com R$ 50,00;
o advogado contribuiu com menos de R$ 150,00;
Dante, que não tem 30 anos, contribuiu com R$ 60,00;
aquele que tem 32 anos não é advogado e nem dentista;
Eliseu tem 33 anos, é médico e contribuiu com mais de R$ 60,00;
Américo é dentista e contribuiu com R$ 80,00;
aquele que tem 25 anos não é professor e nem advogado;
Nem Basílio e nem Carlito têm 32 anos.

Com base nessas informações, é correto afirmar que

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1057Q152605 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

Filmes sobre tribunais

Não são poucos os filmes, ou mesmo séries de TV, em
que a personagem principal é uma instituição: um julgamento no
tribunal, com júri popular. É verdade que em muitos desses
filmes há as preliminares das peripécias violentas, da ação
policial, da detenção e do interrogatório de suspeitos, mas o
clímax fica reservado para os ritos de acusação e defesa, tudo
culminando no anúncio da sentença. Que tipo de atração
exercem sobre nós essas tramas dramáticas?

Talvez jamais saibamos qual foi a primeira vez que um
grupo de pessoas reuniu-se para deliberar sobre a punição de
alguém que contrariou alguma norma de convívio; não terá sido
muito depois do tempo das cavernas. O fato mesmo de as
pessoas envolvidas deliberarem em forma ritual deve-se à
crença na apuração de uma verdade e à adoção de paradigmas
de justiça, para absolver ou condenar alguém. A busca e a
consolidação da indiscutibilidade dos fatos, bem como a
consequenteaplicação da justiça, não são questões de
somenos: implicam a aceitação de leis claramente
estabelecidas, o rigor no cumprimento dos trâmites processuais,
o equilíbrio na decisão. Ao fim e ao cabo, trata-se de
estabelecer a culpa ou inocência ? valores com os quais nos
debatemos com frequência, quando interrogamos a moralidade
dos nossos atos.

É possível que esteja aí a razão do nosso interesse por
esses filmes ou séries: a arguição do valor e do nível de
gravidade de um ato, sobretudo quando este representa uma
afronta social, repercute em nossa intimidade. Assistindo a um
desses filmes, somos o réu, o promotor, o advogado de defesa,
o juiz, os jurados; dramatizamos, dentro de nós, todos esses
papéis, cabendo-nos encontrar em um deles o ponto de identificação.
Normalmente, o diretor e o roteirista do filme já
decidiram tudo, e buscam deixar bem fixado seu próprio ponto
de vista. O que não impede, é claro, que possamos acionar, por
nossa vez, umjulgamento crítico, tanto para estabelecer um
juízo pessoal sobre o caso representado em forma de ficção
como para julgar a qualidade mesma do filme. Destas últimas
instâncias de julgamento não podemos abrir mão.
(Evaristo Munhoz, inédito)

É preciso corrigir deficiências na estruturação formal da seguinte frase:

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1058Q152611 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

A arte de não fazer nada

Dizem-me que mais da metade da humanidade se
dedica à prática dessa arte; mas eu, que apenas recente e
provisoriamente a estou experimentando, discordo um pouco
dessa afirmativa. Não existe tal quantidade de gente
completamente inativa: o que acontece é estar essa gente
interessada em atividades exclusivamente pessoais, sem
consequências úteis para o resto do mundo.

Aqui me encontro num excelente posto de observação: o
lago, em frente à janela, está sendo percorrido pelos botes
vermelhos em que mesmo a pessoa que vai remando parece
não estar fazendo nada. Mas o que verdadeiramente está
acontecendo, nós, espectadores, não sabemos: cada um pode
estar vivendo o seu drama ou o seu romance, o que já é fazer
alguma coisa, embora tais vivências em nada nos afetem.

E não posso dizer que não estejam fazendo nada
aqueles que passam a cavalo, subindo e descendo ladeiras,
atentos ao trote ou ao galope do animal.

Háhomens longamente parados a olhar os patos na
água. Esses, dir-se-ia que não fazem mesmo absolutamente
nada: chapeuzinho de palha, cigarro na boca, ali se deixam
ficar, como sem passado nem futuro, unicamente reduzidos
àquela contemplação. Mas quem sabe a lição que estão
recebendo dos patos, desse viver anfíbio, desse destino de
navegar com remos próprios, dessa obediência de seguirem
todos juntos, enfileirados, para a noite que conhecem, no
pequeno bosque arredondado? Pode ser um grande trabalho
interior, o desses homens simples, aparentemente desocupados,
à beira de um lago tranquilo. De muitas experiências
contemplativas se constrói a sabedoria, como a poesia. E não
sabemos ? nem eles mesmos sabem ? se este homem não vai
aplicar um dia o que neste momento aprende, calado e quieto,
como se não estivesse fazendo nada, absolutamente nada.

(Cecília Meireles, O que se diz e o que se entende)

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 1º parágrafo, a autora considera a distinção entre o que pode ter valor na esfera privada e o que tem valor na esfera pública.

II. No 2º parágrafo, a autora afirma que uma cena observada pode conter elementos significativos, incompreensíveis para o observador.

III. No 4º parágrafo, a autora vale-se de elementos típicos de uma cena de aparente ócio para valorizar o trabalho oculto da sábia contemplação.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

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1059Q148773 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCC

Para assegurar que não ocorrerá qualquer impacto adverso nos sistemas em produção e um mínimo impacto aos usuários, em um processo de gerenciamento de mudanças, deve ser considerado um grupo de tarefas denominado

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1060Q150057 | Programação, Java, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE SE, FCC

Sendo um grupo de classes e componentes responsáveis pelo armazenamento e recuperação de dados, esta camada inclui necessariamente um modelo das entidades do domínio de negócios (mesmo que seja somente um modelo de metadados). No âmbito do mapeamento objetorelacional (hibernate) esta é a camada de
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