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Questões de Concursos Analista Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q154049 | Segurança da Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Na UML, a quantidade de objetos que podem ser conectados pela instância de uma associação é definida como

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1102Q150723 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I - itens de 1 a 20
Apostando na leitura
1 Se a chamada leitura do mundo se aprende por aí, na tal escola da vida, a leitura de livros carece de aprendizado mais
regular, que geralmente acontece na escola. Mas leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma
plena, coletivamente, em troca contínua de experiências com os outros. É nesse intercâmbio de leituras que se refinam, se
4 reajustam e se redimensionam hipóteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreensão dos outros, do mundo
e de nós mesmos. Da proibição de certos livros (cuja posse poderia ser punida com a fogueira) ao prestígio da Bíblia, sobre a qual
juram as testemunhas em júris de filmes norte-americanos, o livro, símbolo da leitura, ocupa lugar importante em nossa sociedade.
7 Foi o texto escrito, mais que o desenho, a oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como linguagem que cimenta a
cidadania, a sensibilidade, o imaginário. É ao texto escrito que seconfiam as produções de ponta da ciência e da filosofia; é ele
que regula os direitos de um cidadão para com os outros, de todos para com o Estado e vice-versa. Pois a cidadania plena, em
10 sociedades como a nossa, só é possível - se e quando ela é possível - para leitores. Por isso, a escola é direito de todos e dever
do Estado: uma escola competente, como precisam ser os leitores que ela precisa formar. Daí, talvez, o susto com que se observa
qualquer declínio na prática de leitura, principalmente dos jovens, observação imediatamente transformada em diagnóstico de
13 uma crise da leitura, geralmente encarada como anúncio do apocalipse, da derrocada da cultura e da civilização. Que os jovens
não gostem de ler, que lêem mal ou lêem pouco é um refrão antigo, que de salas de professores e congressos de educação ressoa
pelo país afora. Em tempo de vestibular, o susto é transportado para a imprensa e, ao começo de cada ano letivo, a terapêutica
16 parece chegar à escola, na oferta decoleções de livros infantis, juvenis e paradidáticos, que apregoam vender, com a história que
contam, o gosto pela leitura. Talvez, assim, pacifique corações saber que desde sempre - isto é, desde que se inventaram livros
e alunos - se reclama da leitura dos jovens, do declínio do bom gosto, da bancarrota das belas letras! Basta dizer que Quintiliano,
19 mestre-escola romano, acrescentou a seu livro uma pequena antologia de textos literários, para garantir um mínimo de leitura aos
estudantes de retórica. No século I da era cristã! Estamos, portanto, em boa companhia. E temos, de troco, uma boa sugestão: se
cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, montar sua própria biblioteca e sua antologia
22 e contagiar por elas outros leitores, sobretudo leitores-alunos, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal
círculo de pessoas terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos,de
poemas, de romances, de crônicas e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam
25 no aprendizado social da leitura.

Marisa Lajolo. Folha de S. Paulo, 19/9/1993 (com adaptações).

De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.

Ao afirmar que "a escola é direito de todos e dever do
Estado" (l.10-11), Marisa Lajolo exime a família de
participar do processo de formação das crianças na educação
básica.

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1103Q153539 | Informática, SQL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

Considere 3 tabelas de um banco de dados relacional:

Programa (ID, Título, Descrição), Usuário (CPF, Nome, Cargo), Tem (ID, CPF).

A tabela Tem implementa um relacionamento muitos para muitos de Programa para Usuário, sendo ID e CPF chaves estrangeiras na tabela Tem, com origem, respectivamente, nas tabelas Programa e Usuário.

Considere a seguinte consulta SQL ANSI:

SELECT Título, Nome
FROM Programa P, Usuário U, Tem T
CLÁUSULA X

A CLÁUSULA X para completar a consulta SQL, de modo a se obter o nome dos usuários e o título dos programas que eles utilizam é

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1105Q154321 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Uma mensagem broadcast é enviada pelo software TCP/IP a todos os computadores de uma sub-rede para obter o endereço correto da camada de enlace de dados (leva o endereço IP e questiona pelo endereço da camada de enlace de dados). Essa mensagem é uma solicitação especialmente formatada que utiliza o protocolo

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1107Q154853 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 19a Região, FCC

Entre as funções básicas dos sistemas de correio eletrônico, aquela que está relacionada ao fato de informar o remetente sobre o que aconteceu com a mensagem, em termos de entrega, rejeições ou extravio, é denominada

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1110Q151543 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                  Os direitos “nossos” e os “deles”

     Não é incomum que julguemos o que chamamos “nossos” direitos superiores aos direitos do “outro”. Tanto no nível mais pessoal das relações como nos fatos sociais costuma ocorrer essa discrepância, com as consequências de sempre: soluções injustas.

     Durante um júri, em que defendia um escravo que havia matado o seu senhor, Luís Gama (1830 - 1882), advogado, jornalista e escritor mestiço, abolicionista que chegou a ser escravo por alguns anos, proferiu uma frase que se tornou célebre, numa sessão de julgamento: "O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa". A frase causou tumulto e acabou por suspender a sessão do júri, despertando tremenda polêmica à época. Na verdade, continua provocando.      

     Dissesse alguém isso hoje, em alguma circunstância análoga, seria aplaudido por uns e acusado por outros de demonizar o “proprietário”. Como se vê, também a demonização tem duas mãos: os partidários de quem subjuga acabam por demonizar a reação do subjugado. Tais fatos e tais polêmicas, sobre tais direitos, nem deveriam existir, mas existem; será que terão fim? 

     O grande pensador e militante italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que passou muitos anos na prisão por conta de suas ideias socialistas, propunha, em algum lugar de sua obra, que diante do dilema de uma escolha nossa conduta subsequente deve se reger pela avaliação objetiva das circunstâncias para então responder à seguinte pergunta: “Quem sofre?” Para Gramsci, o sofrimento humano é um parâmetro que não se pode perder de vista na avaliação das decisões pessoais ou políticas. 


                         (Abelardo Trancoso, inédito)

Deve-se considerar que, na estruturação desse texto,

I. o primeiro parágrafo apresenta uma tese com base numa discrepância de valores, que será ilustrada com o fato polêmico exposto no parágrafo seguinte.

II. as controvérsias despertadas pela frase proferida por Luís Gama podem ser explicadas pela contundência de um argumento radicalmente abolicionista acionado em pleno regime escravocrata.

III. a referência ao militante Antonio Gramsci, no parágrafo final, propicia um argumento poderoso a favor de quem se pauta pelo cumprimento rigoroso da lei, não importando as circunstâncias.

Em relação ao texto, é correto o que se considera em 
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1111Q150524 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PA, FCC

Considere o enunciado: Uma escola (todo) tem um ou mais departamentos (parte). Cada departamento pertence exatamente a uma única escola.

No âmbito da UML, este enunciado especifica um relacionamento de

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1112Q153389 | Informática, Conceitos Básicos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os bancos de dados relacionais são uma das principais
ferramentas computacionais para armazenamento, organização e
exploração da informação. Quanto à modelagem de dados por
entidades e relacionamentos, ao modelo relacional e à álgebra
que o sustenta, julgue os itens que se seguem.

A operação PROJECT da álgebra relacional permite
selecionar um subconjunto das tuplas de uma relação.

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1113Q153924 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes Switches, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 5a, FCC

A fim de elaborar um adequado projeto de rede de computadores, considere a seguinte lista de recursos comuns:

- Fontes de alimentação redundantes;
- Portas de uplink flexíveis;
- Alta densidade da porta Ethernet;
- Suporte a VoIP;
- Protocolo de árvore estendida;
- Comutação de camada 3, mas não de 4 a 7;
- Unidade com sistema de chassis com tamanhos diferentes;
- Capacidade de configuração, gerenciamento e acesso remoto;
- Mecanismo redundante;
- Alto Custo;
- Suporte a VLAN.

Esses recursos categorizam switches do tipo

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1114Q150639 | Informática, Protocolo, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

O protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) é uma implementação elaborada a partir do protocolo HTTP, na qual se incorporou uma camada de segurança. O protocolo de segurança originalmente utilizado nessa camada é o

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1116Q150930 | Segurança da Informação, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à segurança da informação e ao ITIL (information
technology infrastructure library
), que define um modelo de
gerenciamento de segurança da informação, julgue os itens
seguintes.

Com o modelo definido pelo ITIL, a responsabilidade de
definir as políticas de uma empresa a partir de um modelo
reconhecido é determinada pela norma de segurança do
modelo COBIT (control objectives for information and
related technology
).

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1117Q155796 | Programação, Java, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

Existem circunstâncias onde métodos específicos não devem ser implementados em uma classe, porém apenas fornecidas suas especificações. O emprego de um modifi- cador em Java 6 permite a declaração de um protótipo (método sem bloco de código), adiando sua implemen- tação para subclasses. Trata-se do modificador

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1118Q150937 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

O andar do bêbado

Nadar contra a corrente da intuição é uma tarefa difícil.
Como se sabe, a mente humana foi construída para identificar
uma causa definida para cada acontecimento, podendo por isso
ter bastante dificuldade em aceitar a influência de fatores
aleatórios (*) ou não diretamente relacionáveis a um fenômeno.
Portanto, o primeiro passo em nossa investigação sobre o papel
do acaso em nossas vida é percebermos que o êxito ou o
fracasso podem não surgir de uma grande habilidade ou grande
incompetência, e sim, como escreveu o economista Armen
Alchian, de "circunstâncias fortuitas". Os processos aleatórios
são fundamentais na natureza, e onipresentes em nossa vida
cotidiana; ainda assim, a maioria das pessoas não os
compreende nem pensa muito a seu respeito.
O título deste livro - O andar do bêbado - vem de uma
analogia que descreve o movimento aleatório, como os trajetos
seguidos por moléculas ao flutuarem no espaço, chocando-se
incessantemente com suas moléculas irmãs. Isso pode servir
como uma metáfora para a nossa vida, nosso caminho da
faculdade para a carreira profissional, da vida de solteiro para a
familiar, do primeiro ao último buraco de um campo de golfe. A
surpresa é que também podemos empregar as ferramentas
usadas na compreensão do andar do bêbado para entendermos
os acontecimentos da nossa vida diária.
O objetivo deste livro é ilustrar o papel do acaso no
mundo que nos cerca e mostrar de que modo podemos
reconhecer sua atuação nas questões humanas. Espero que
depois desta viagem pelo mundo da aleatoriedade, você, leitor,
comece a ver a vida por um ângulo diferente, menos
determinista, com uma compreensão mais profunda dos
fenômenos cotidianos.

(*) aleatório: que depende das circunstâncias, do acaso;
fortuito, contingente. (Houaiss)

(Do prólogo de Leonar Mlodinow para seu livro O andar do
bêbado)

As ideias que o autor pretende demonstrar e desenvolver em seu livro assentam-se na convicção de que

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1119Q152732 | Informática, MER, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE SE, FCC

Em modelos E-R, as operações de agrupamento são os componentes fundamentais da técnica de agrupamento de entidades. Elas definem quais coleções de entidades e relacionamentos comporão os objetos de nível superior, os grupos de entidades. As operações são heurísticas por natureza e incluem Agrupamento de:

I. dominância.
II. abstração.
III. restrição.
IV. relacionamento.

É correto o que se afirma em

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1120Q155073 | Informática, DW Data Warehouse, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de sistemas de suporte a decisão e data warehousing, julgue os itens a seguir.

Em um data warehouse, cada linha em uma tabela fato corresponde a uma medida, representada por um valor aditivo, em que necessariamente essas medidas não compartilham a mesma granularidade.

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