Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q153071 | Governança de TI, COBIT, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TST, FCC

O COBIT, versão 4.1, estabelece 4 domínios para tratar a TI. O domínio que tem como objetivo determinar a qualidade e o respeito aos requisitos dos processos, incluindo a definição de indicadores de desempenho relevantes, bem como a execução imediata de ações, em caso de desvios com relação aos objetivos planejados, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q153074 | , Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

O serviço de comunicação VoIP (Voz sobre IP) utiliza diversos protocolos do conjunto TCP/IP para o seu adequado funcionamento. Nesse contexto, o protocolo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q148011 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.

No nível gerenciado, é definida a área de processo monitoração e controle de projeto (project monitoring and control), que visa executar correções quando o desempenho do projeto desvia do planejado. Por sua vez, no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed), é definida a área de processo inovação organizacional e implantação (organizational innovation and deployment), que visa implantar inovações para melhorar os processos organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1224Q156206 | Informática, COBIT, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito do COBIT 4.1.

A entrega de valor visa garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, com a definição, manutenção e validação da proposta de valor de TI bem como o alinhamento das operações de TI com as operações da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1225Q148294 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Alguns contratos firmados pela Administração pública possuem características próprias, que lhes predicam como administrativos. Sabendo–se que nem todo contrato firmado pela Administração pode assim ser qualificado, destaca–se como indicativo dessa condição, dentre outros aspectos, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q151112 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Quanto ao processo administrativo previsto na Lei n o 9.784/99, considere:

I. São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo, não agir de modo temerário.

II. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, incluindo-se da contagem o dia do começo e excluindo-se o do vencimento.

III. O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.

IV. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

V. O recurso administrativo será conhecido, dentre outras hipóteses, quando interposto após exaurida a esfera administrativa ou vencido o prazo de preclusão.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q151371 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.

  1. ✂️
  2. ✂️

1228Q152156 | Português, Morfologia Pronomes, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

Biblioteca e universidade

Nas universidades brasileiras, mesmo de bom nível, as
bibliotecas ainda não receberam a atenção devida. A biblioteca
deveria ser equivalente ao laboratório como centro da universidade,
formando ambos sua dupla fonte de energia. De fato,
preferimos muitas vezes gastar mais com os prédios do que
com os livros. E preferimos também fazer uma política de
pessoal sem cuidar de uma política paralela de equipamento.

Não podemos, é claro, seguir o exemplo de certos países
do primeiro mundo, nos quais geralmente uma instituição de
ensino superior só começa a funcionar depois de plenamente
equipada. O nosso ritmo é diverso, as nossas possibilidades
são outras, e há que deixar margem à capacidade brasileira de
improvisar, que tem os seus lados positivos. Mas podemos e
devemos estabelecer na estratégia universitária uma proporção
mais justa entre a política de instalação, a política de pessoal e
a política de

A forma destacada entre parênteses pode substituir corretamente o elemento sublinhado na frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q151662 | Segurança da Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

Considere:

I. Norma preparada para prover um modelo para o estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, revisão, manutenção e melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

II. Código de Prática para Gestão da Segurança da Informação. Constitui-se de um conjunto completo de recomendações para a gestão da segurança da informação e serve como referência para a criação e implementação de práticas de segurança reconhecidas internacionalmente, incluindo políticas, diretrizes, procedimentos e controles.

III. Permite que uma empresa construa de forma muito rápida uma política de segurança baseada em controles de segurança eficientes, sendo que, na sua falta, os outros caminhos para se fazer o mesmo são constituição de uma equipe para pesquisar o assunto ou contratar uma consultoria para realizar essas tarefas.

IV. Em ordem sucessiva, deve-se definir quais são seus limites, (abrangência física, lógica e pessoal); relacionar os recursos que serão protegidos; relacionar quais são as possíveis ameaças a esses recursos, quais são as vulnerabilidades a que eles estão submetidos e qual seria o impacto da materialização dessas ameaças. Com base nessas informações priorizam-se os controles necessários para garantir a segurança de tais recursos.

As afirmações referem-se, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q149656 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                  Os direitos “nossos” e os “deles”

     Não é incomum que julguemos o que chamamos “nossos” direitos superiores aos direitos do “outro”. Tanto no nível mais pessoal das relações como nos fatos sociais costuma ocorrer essa discrepância, com as consequências de sempre: soluções injustas.

     Durante um júri, em que defendia um escravo que havia matado o seu senhor, Luís Gama (1830 - 1882), advogado, jornalista e escritor mestiço, abolicionista que chegou a ser escravo por alguns anos, proferiu uma frase que se tornou célebre, numa sessão de julgamento: "O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa". A frase causou tumulto e acabou por suspender a sessão do júri, despertando tremenda polêmica à época. Na verdade, continua provocando.      

     Dissesse alguém isso hoje, em alguma circunstância análoga, seria aplaudido por uns e acusado por outros de demonizar o “proprietário”. Como se vê, também a demonização tem duas mãos: os partidários de quem subjuga acabam por demonizar a reação do subjugado. Tais fatos e tais polêmicas, sobre tais direitos, nem deveriam existir, mas existem; será que terão fim? 

     O grande pensador e militante italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que passou muitos anos na prisão por conta de suas ideias socialistas, propunha, em algum lugar de sua obra, que diante do dilema de uma escolha nossa conduta subsequente deve se reger pela avaliação objetiva das circunstâncias para então responder à seguinte pergunta: “Quem sofre?” Para Gramsci, o sofrimento humano é um parâmetro que não se pode perder de vista na avaliação das decisões pessoais ou políticas. 


                         (Abelardo Trancoso, inédito)

No último parágrafo, deve-se entender que a preocupação de Antonio Gramsci implica, na iminência de uma decisão difícil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q151459 | Engenharia de Software, Ferramentas CASE, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a engenharia de software, processos de software, análise de requisitos, estratégias de validação e ferramentas CASE, julgue os próximos itens.

As ferramentas CASE podem ser verticais ou horizontais. As primeiras oferecem serviços utilizados durante todo o processo de software, enquanto as segundas são utilizadas em fases específicas do processo de software.

  1. ✂️
  2. ✂️

1232Q150447 | Português, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Texto associado.

Instruções: As questões de números 13 a 20 referem-se ao texto que segue.

Carta aberta à assembléia geral das Nações Unidas* Os representantes de 55 governos, reunidos na segunda Assembléia Geral das Nações Unidas, terão sem dúvida consciência do fato de que, durante os dois últimos anos ? desde a vitória sobre as potências do Eixo ? não se fez nenhum progresso sensível rumo à prevenção da guerra, nem rumo ao entendimento em campos específicos, como o controle da energia atômica e a cooperação econômica na reconstrução de áreas devastadas pela guerra. A ONU não pode ser responsabilizada por esses malogros. Nenhuma organização internacional pode ser mais forte do que os poderes constitucionais que lhe são conferidos, ou do que os membros que a compõem desejam que seja. Na verdade, as Nações Unidas são uma instituição extremamente importante e útil, contanto que os povos e governos do mundo se dêem conta de que a ONU nada mais é que um sistema de transição para a meta final, que é o estabelecimento de um poder supranacional, investido de poderes legislativos e executivos suficientes para manter a paz. O impasse atual reside na inexistência de uma autoridade supranacional suficiente e confiável. Assim, os líderes responsáveis de todos os governos são obrigados a agir na presunção de uma guerra eventual. Cada passo motivado por essa presunção contribui para aumentar o medo e a desconfiança gerais, apressando a catástrofe final. Por maiores que sejam os armamentos nacionais, eles não geram a segurança militar para nenhum país, nem garantem a manutenção da paz. * Trecho de carta escrita em 1947

(Albert Einstein, Escritos da maturidade.)

O verbo indicado entre parênteses será obrigatoriamente flexionado numa forma do plural para integrar, de modo correto, a frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q153521 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

Biblioteca e universidade

Nas universidades brasileiras, mesmo de bom nível, as
bibliotecas ainda não receberam a atenção devida. A biblioteca
deveria ser equivalente ao laboratório como centro da universidade,
formando ambos sua dupla fonte de energia. De fato,
preferimos muitas vezes gastar mais com os prédios do que
com os livros. E preferimos também fazer uma política de
pessoal sem cuidar de uma política paralela de equipamento.

Não podemos, é claro, seguir o exemplo de certos países
do primeiro mundo, nos quais geralmente uma instituição de
ensino superior só começa a funcionar depois de plenamente
equipada. O nosso ritmo é diverso, as nossas possibilidades
são outras, e há que deixar margem à capacidade brasileira de
improvisar, que tem os seus lados positivos. Mas podemos e
devemos estabelecer na estratégia universitária uma proporção
mais justa entre a política de instalação, a política de pessoal e
a política de

O elemento sublinhado na frase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q152785 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

Filmes sobre tribunais

Não são poucos os filmes, ou mesmo séries de TV, em
que a personagem principal é uma instituição: um julgamento no
tribunal, com júri popular. É verdade que em muitos desses
filmes há as preliminares das peripécias violentas, da ação
policial, da detenção e do interrogatório de suspeitos, mas o
clímax fica reservado para os ritos de acusação e defesa, tudo
culminando no anúncio da sentença. Que tipo de atração
exercem sobre nós essas tramas dramáticas?

Talvez jamais saibamos qual foi a primeira vez que um
grupo de pessoas reuniu-se para deliberar sobre a punição de
alguém que contrariou alguma norma de convívio; não terá sido
muito depois do tempo das cavernas. O fato mesmo de as
pessoas envolvidas deliberarem em forma ritual deve-se à
crença na apuração de uma verdade e à adoção de paradigmas
de justiça, para absolver ou condenar alguém. A busca e a
consolidação da indiscutibilidade dos fatos, bem como a
consequenteaplicação da justiça, não são questões de
somenos: implicam a aceitação de leis claramente
estabelecidas, o rigor no cumprimento dos trâmites processuais,
o equilíbrio na decisão. Ao fim e ao cabo, trata-se de
estabelecer a culpa ou inocência ? valores com os quais nos
debatemos com frequência, quando interrogamos a moralidade
dos nossos atos.

É possível que esteja aí a razão do nosso interesse por
esses filmes ou séries: a arguição do valor e do nível de
gravidade de um ato, sobretudo quando este representa uma
afronta social, repercute em nossa intimidade. Assistindo a um
desses filmes, somos o réu, o promotor, o advogado de defesa,
o juiz, os jurados; dramatizamos, dentro de nós, todos esses
papéis, cabendo-nos encontrar em um deles o ponto de identificação.
Normalmente, o diretor e o roteirista do filme já
decidiram tudo, e buscam deixar bem fixado seu próprio ponto
de vista. O que não impede, é claro, que possamos acionar, por
nossa vez, umjulgamento crítico, tanto para estabelecer um
juízo pessoal sobre o caso representado em forma de ficção
como para julgar a qualidade mesma do filme. Destas últimas
instâncias de julgamento não podemos abrir mão.
(Evaristo Munhoz, inédito)

Representa-se uma consequência e sua causa, respectivamente, na relação entre os seguintes segmentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q154066 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Texto associado.

Filmes sobre tribunais

Não são poucos os filmes, ou mesmo séries de TV, em
que a personagem principal é uma instituição: um julgamento no
tribunal, com júri popular. É verdade que em muitos desses
filmes há as preliminares das peripécias violentas, da ação
policial, da detenção e do interrogatório de suspeitos, mas o
clímax fica reservado para os ritos de acusação e defesa, tudo
culminando no anúncio da sentença. Que tipo de atração
exercem sobre nós essas tramas dramáticas?

Talvez jamais saibamos qual foi a primeira vez que um
grupo de pessoas reuniu-se para deliberar sobre a punição de
alguém que contrariou alguma norma de convívio; não terá sido
muito depois do tempo das cavernas. O fato mesmo de as
pessoas envolvidas deliberarem em forma ritual deve-se à
crença na apuração de uma verdade e à adoção de paradigmas
de justiça, para absolver ou condenar alguém. A busca e a
consolidação da indiscutibilidade dos fatos, bem como a
consequenteaplicação da justiça, não são questões de
somenos: implicam a aceitação de leis claramente
estabelecidas, o rigor no cumprimento dos trâmites processuais,
o equilíbrio na decisão. Ao fim e ao cabo, trata-se de
estabelecer a culpa ou inocência ? valores com os quais nos
debatemos com frequência, quando interrogamos a moralidade
dos nossos atos.

É possível que esteja aí a razão do nosso interesse por
esses filmes ou séries: a arguição do valor e do nível de
gravidade de um ato, sobretudo quando este representa uma
afronta social, repercute em nossa intimidade. Assistindo a um
desses filmes, somos o réu, o promotor, o advogado de defesa,
o juiz, os jurados; dramatizamos, dentro de nós, todos esses
papéis, cabendo-nos encontrar em um deles o ponto de identificação.
Normalmente, o diretor e o roteirista do filme já
decidiram tudo, e buscam deixar bem fixado seu próprio ponto
de vista. O que não impede, é claro, que possamos acionar, por
nossa vez, umjulgamento crítico, tanto para estabelecer um
juízo pessoal sobre o caso representado em forma de ficção
como para julgar a qualidade mesma do filme. Destas últimas
instâncias de julgamento não podemos abrir mão.
(Evaristo Munhoz, inédito)

Traduz-se uma expressão em forma negativa por outra em forma afirmativa, preservando-se o sentido, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q153569 | Informática, Algoritmos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que uma tabela hash (tabela de espalhamento) possua
quatro posições numeradas 0, 1, 2, 3 e 4, e que nela esteja
armazenada uma sequência de quadrado de valores inteiros definida
como 1, 4, 9, 16, ., n2, segundo a função f (x) = x mod 5, julgue os
itens que se seguem.

Na tabela hash apresentada, não haverá colisões em suas posições.

  1. ✂️
  2. ✂️

1238Q155361 | Segurança da Informação, Criptografia, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de ferramentas e métodos relacionados à segurança da
informação, julgue os itens seguintes.

Algoritmos de criptografia simétricos envolvem o uso de uma chave compartilhada. Isso implica que as entidades comunicantes devem conhecer a chave, considerada pública na comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1240Q153581 | Direito Constitucional, Disposições gerais, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da CF, julgue os itens que se seguem.

O Conselho Nacional de Justiça tem por competência o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário. No entanto, essa competência não abrange o poder de receber e conhecer, diretamente, as reclamações contra os serviços auxiliares dos tribunais, as quais devem ser encaminhas para a corregedoria dos tribunais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.