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Questões de Concursos Analista Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q148394 | Informática, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema operacional MS–Windows, julgue os

seguintes itens.

Para que o drive de uma placa de vídeo desenvolvida para uma versão de 64 bites do Windows funcione, o sistema operacional Windows 7 deverá ser de 64 bites.

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1282Q152751 | Segurança da Informação, Firewall, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

A segurança de perímetro reside na separação do tráfego entre servidores de redes internas e externas e é reforçada por um firewall, que inspeciona os pacotes e as sessões para determinar o que deve ser transmitido para a rede protegida e/ou a partir dela ou ser descartado. É uma característica

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1284Q152241 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de portlets, acessibilidade na Web e e-mag, julgue os itens
subsequentes.

Portlets é um subprojeto do Java Server Faces (JSF) que permite integração com o Apache Myfaces e que tem como característica nativa a criação de templates com componentes reutilizáveis utilizando o XHTML como tecnologia de view do JSF.

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1285Q150199 | Redes de Computadores, Servidor Web, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

NÃO se trata de uma afirmativa correta sobre o servidor web Tomcat:

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1286Q148664 | Governança de TI, COBIT, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Segundo o COBIT, para responder aos requisitos de negócio de TI, a organização precisa investir nos recursos necessários para criar um modelo adequado de capacidade técnica. Um dos recursos de TI, identificados no COBIT, pode ser definido como:

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1287Q148414 | Programação, XML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a linguagens de programa, julgue os itens que se seguem.

O XML foi projetado para transportar e armazenar dados, enquanto o HTML foi projetado para mostrar dados com foco na sua aparência. Os tags predefinidos do XML são similares aos do HTML, mas com aplicações diferentes.

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1288Q151495 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I - itens de 1 a 20
Apostando na leitura
1 Se a chamada leitura do mundo se aprende por aí, na tal escola da vida, a leitura de livros carece de aprendizado mais
regular, que geralmente acontece na escola. Mas leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma
plena, coletivamente, em troca contínua de experiências com os outros. É nesse intercâmbio de leituras que se refinam, se
4 reajustam e se redimensionam hipóteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreensão dos outros, do mundo
e de nós mesmos. Da proibição de certos livros (cuja posse poderia ser punida com a fogueira) ao prestígio da Bíblia, sobre a qual
juram as testemunhas em júris de filmes norte-americanos, o livro, símbolo da leitura, ocupa lugar importante em nossa sociedade.
7 Foi o texto escrito, mais que o desenho, a oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como linguagem que cimenta a
cidadania, a sensibilidade, o imaginário. É ao texto escrito que seconfiam as produções de ponta da ciência e da filosofia; é ele
que regula os direitos de um cidadão para com os outros, de todos para com o Estado e vice-versa. Pois a cidadania plena, em
10 sociedades como a nossa, só é possível - se e quando ela é possível - para leitores. Por isso, a escola é direito de todos e dever
do Estado: uma escola competente, como precisam ser os leitores que ela precisa formar. Daí, talvez, o susto com que se observa
qualquer declínio na prática de leitura, principalmente dos jovens, observação imediatamente transformada em diagnóstico de
13 uma crise da leitura, geralmente encarada como anúncio do apocalipse, da derrocada da cultura e da civilização. Que os jovens
não gostem de ler, que lêem mal ou lêem pouco é um refrão antigo, que de salas de professores e congressos de educação ressoa
pelo país afora. Em tempo de vestibular, o susto é transportado para a imprensa e, ao começo de cada ano letivo, a terapêutica
16 parece chegar à escola, na oferta decoleções de livros infantis, juvenis e paradidáticos, que apregoam vender, com a história que
contam, o gosto pela leitura. Talvez, assim, pacifique corações saber que desde sempre - isto é, desde que se inventaram livros
e alunos - se reclama da leitura dos jovens, do declínio do bom gosto, da bancarrota das belas letras! Basta dizer que Quintiliano,
19 mestre-escola romano, acrescentou a seu livro uma pequena antologia de textos literários, para garantir um mínimo de leitura aos
estudantes de retórica. No século I da era cristã! Estamos, portanto, em boa companhia. E temos, de troco, uma boa sugestão: se
cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, montar sua própria biblioteca e sua antologia
22 e contagiar por elas outros leitores, sobretudo leitores-alunos, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal
círculo de pessoas terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos,de
poemas, de romances, de crônicas e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam
25 no aprendizado social da leitura.

Marisa Lajolo. Folha de S. Paulo, 19/9/1993 (com adaptações).

De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.

A autora circunscreve o assunto, principalmente, à realidade social brasileira, pondo em destaque a leitura do texto escrito.

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1289Q149727 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I - itens de 1 a 20
Apostando na leitura
1 Se a chamada leitura do mundo se aprende por aí, na tal escola da vida, a leitura de livros carece de aprendizado mais
regular, que geralmente acontece na escola. Mas leitura, quer do mundo, quer de livros, só se aprende e se vivencia, de forma
plena, coletivamente, em troca contínua de experiências com os outros. É nesse intercâmbio de leituras que se refinam, se
4 reajustam e se redimensionam hipóteses de significado, ampliando constantemente a nossa compreensão dos outros, do mundo
e de nós mesmos. Da proibição de certos livros (cuja posse poderia ser punida com a fogueira) ao prestígio da Bíblia, sobre a qual
juram as testemunhas em júris de filmes norte-americanos, o livro, símbolo da leitura, ocupa lugar importante em nossa sociedade.
7 Foi o texto escrito, mais que o desenho, a oralidade ou o gesto, que o mundo ocidental elegeu como linguagem que cimenta a
cidadania, a sensibilidade, o imaginário. É ao texto escrito que seconfiam as produções de ponta da ciência e da filosofia; é ele
que regula os direitos de um cidadão para com os outros, de todos para com o Estado e vice-versa. Pois a cidadania plena, em
10 sociedades como a nossa, só é possível - se e quando ela é possível - para leitores. Por isso, a escola é direito de todos e dever
do Estado: uma escola competente, como precisam ser os leitores que ela precisa formar. Daí, talvez, o susto com que se observa
qualquer declínio na prática de leitura, principalmente dos jovens, observação imediatamente transformada em diagnóstico de
13 uma crise da leitura, geralmente encarada como anúncio do apocalipse, da derrocada da cultura e da civilização. Que os jovens
não gostem de ler, que lêem mal ou lêem pouco é um refrão antigo, que de salas de professores e congressos de educação ressoa
pelo país afora. Em tempo de vestibular, o susto é transportado para a imprensa e, ao começo de cada ano letivo, a terapêutica
16 parece chegar à escola, na oferta decoleções de livros infantis, juvenis e paradidáticos, que apregoam vender, com a história que
contam, o gosto pela leitura. Talvez, assim, pacifique corações saber que desde sempre - isto é, desde que se inventaram livros
e alunos - se reclama da leitura dos jovens, do declínio do bom gosto, da bancarrota das belas letras! Basta dizer que Quintiliano,
19 mestre-escola romano, acrescentou a seu livro uma pequena antologia de textos literários, para garantir um mínimo de leitura aos
estudantes de retórica. No século I da era cristã! Estamos, portanto, em boa companhia. E temos, de troco, uma boa sugestão: se
cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, montar sua própria biblioteca e sua antologia
22 e contagiar por elas outros leitores, sobretudo leitores-alunos, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal
círculo de pessoas terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor, iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos,de
poemas, de romances, de crônicas e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam
25 no aprendizado social da leitura.

Marisa Lajolo. Folha de S. Paulo, 19/9/1993 (com adaptações).

De acordo com as idéias do texto I, julgue os itens seguintes.

A autora põe em dúvida a possibilidade de existência de uma
cidadania plena desvinculada da leitura.

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1290Q155615 | Segurança da Informação, Infra estrutura de Chaves Publicas, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Considere:

I. A Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) pode ser formada por órgão, ou iniciativa pública ou privada, com competência para definir os padrões técnicos e práticos para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.

II. A AC Raiz da ICP-Brasil, representada pelo ITI, é a responsável por fazer o credenciamento e auditoria de toda a cadeia hierárquica de confiança e delega às ACs a responsabilidade pela fiscalização e supervisão das ARs.

III. Nos níveis de hierarquia que formam a cadeia de confiança de uma ICP, apenas o segundo nível, sempre representado por uma AC, está habilitado para gerar um certificado digital.

IV. A obtenção de um certificado digital pode ser feita por qualquer pessoa jurídica ou física, bastando apresentar fisicamente a documentação necessária a uma AR, que passará esses dados para a AC à qual é subordinada.

É correto o que consta APENAS em

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1291Q147940 | Informática, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

Um programador está desenvolvendo uma aplicação Java para web utilizando o padrão MVC model 2. Nesta aplicação, ele criou Filters, Servlets, JavaBeans e JSP pages. Dos componentes criados, devem fazer parte do Model do MVC APENAS

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1292Q152566 | Informática, Recursão, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

O poder da recursão deve-se à possibilidade de definição de um conjunto

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1293Q155640 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

Estimativas com base em pontos por função podem ser
efetivamente utilizadas em projetos orientados a objeto.

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1294Q150266 | Informática, OLAP, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Considere

I. A fonte de dados de todos os cubos OLAP do Service Manager são os data marts do Operations Manager, enquanto o Configuration Manager fornece dados em Big Data e CSV, não sendo compatíveis com OLAP.

II. As informações de autenticação sobre a fonte de dados devem ser armazenadas no SSAS (SQL Server Analysis Services) para se estabelecer o nível correto de permissões.

III. Os cubos OLAP podem exibir e somar grandes volumes de dados, embora não forneçam aos usuários acesso pes- quisável a quaisquer pontos de dados, quando os dados precisam ser acumulados, decompostos e analisados, conforme a necessidade para tratar da maior variedade de questões relevantes à área de interesse do usuário.

Está correto APENAS o que se afirma em
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1295Q153606 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Com relação a codificação e compressão de sinais, julgue os itens subsecutivos

Os códigos corretores de erro em blocos de informação de tamanho finito permitem a transmissão de dados com taxa de erro de bits igual a zero em canal ruidoso.

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1297Q154138 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Os diagramas de atividade da UML são uma técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Sobre tais diagramas, é correto afirmar:

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1298Q153394 | Segurança da Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Acerca de detecção de intrusão e de proteção contra softwares

maliciosos, julgue os itens que se seguem.

 

A identificação de padrões por assinatura está associada à detecção de intrusão, ao passo que a identificação por anomalias comportamentais está associada aos antivírus.

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1300Q152643 | , Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

O conjunto de protocolos TCP/IP é utilizado para efetivar os serviços de comunicação da internet. Nesse conjunto, são exemplos de protocolos da camada de aplicação e da camada de rede, respectivamente,

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