Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista Judiciário Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q155261 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                  Os direitos “nossos” e os “deles”

     Não é incomum que julguemos o que chamamos “nossos” direitos superiores aos direitos do “outro”. Tanto no nível mais pessoal das relações como nos fatos sociais costuma ocorrer essa discrepância, com as consequências de sempre: soluções injustas.

     Durante um júri, em que defendia um escravo que havia matado o seu senhor, Luís Gama (1830 - 1882), advogado, jornalista e escritor mestiço, abolicionista que chegou a ser escravo por alguns anos, proferiu uma frase que se tornou célebre, numa sessão de julgamento: "O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa". A frase causou tumulto e acabou por suspender a sessão do júri, despertando tremenda polêmica à época. Na verdade, continua provocando.      

     Dissesse alguém isso hoje, em alguma circunstância análoga, seria aplaudido por uns e acusado por outros de demonizar o “proprietário”. Como se vê, também a demonização tem duas mãos: os partidários de quem subjuga acabam por demonizar a reação do subjugado. Tais fatos e tais polêmicas, sobre tais direitos, nem deveriam existir, mas existem; será que terão fim? 

     O grande pensador e militante italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que passou muitos anos na prisão por conta de suas ideias socialistas, propunha, em algum lugar de sua obra, que diante do dilema de uma escolha nossa conduta subsequente deve se reger pela avaliação objetiva das circunstâncias para então responder à seguinte pergunta: “Quem sofre?” Para Gramsci, o sofrimento humano é um parâmetro que não se pode perder de vista na avaliação das decisões pessoais ou políticas. 


                         (Abelardo Trancoso, inédito)

Transpondo-se para a voz passiva o segmento sublinhado na frase os partidários de quem subjuga acabam por demonizar a reação do subjugado, ele deverá assumir a seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q153163 | Informática, SQL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando um banco de dados relacional com o uso da
SQL (structured query language), julgue os itens a seguir.

O comando INSERT INTO FUNC (coluna1, coluna2)
DATA (dado1, dado2) está sintaticamente correto e permite
realizar a inserção de um conjunto de dados em uma tabela
denominada FUNC.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q152396 | Segurança da Informação, Sistemas de Prevenção Detecção de Intrusão, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

Um sistema de detecção de intrusão (IDS) baseado em host, comparativamente aos baseados em rede, apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q149849 | Segurança da Informação, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma organização, uma planilha armazenada em um computador (o servidor de arquivos) tenha sido acessada indevidamente por usuários que visualizaram as informações contidas na planilha, mas não as modificaram. O princípio da segurança da informação comprometido com esse incidente foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q150912 | Segurança da Informação, Assinatura Digital, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 5a, FCC

O Tribunal estuda uma licitação para a compra de microcomputadores. Pensando na modernidade, ele pretende encaminhar cartas-convite por meio do correio eletrônico para fornecedores que estejam com o cadastro em dia. O sigilo não é necessário, porém a integridade das informações e a autenticidade são indispensáveis (garantem a não modificação do edital e o reconhecimento de sua autenticidade pelos fornecedores). A solução adotada pelo Tribunal é o envio de uma mensagem S/MIME assinada digitalmente para a lista de e-mails dos fornecedores.

O algoritmo recomendado pelo S/MIME auxilia na geração de um resumo com as seguintes propriedades e características:

- qualquer alteração, por menor que seja (por exemplo, uma omissão de um sinal gráfico no edital) provocará uma alteração dramática no resumo;

- qualquer resumo obtido terá sempre 160 bits (mesmo que sejam croquis e imagens) não importando o tamanho da mensagem.

Trata-se do algoritmo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q154761 | Segurança da Informação, Conceitos Básicos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 16a REGIÃO, FCC

Sobre os conceitos de segurança da informação, analise:

I. Os ativos produzem as ameaças.

II. As ameaças exploram as vulnerabilidades.

III. Os riscos afetam as probabilidades.

IV. Vulnerabilidades exploram os impactos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q150440 | , Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

O controle de acesso à informação é composto por diversos processos, dentre os quais, aquele que identifica quem efetua o acesso a uma dada informação. Esse processo é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q148187 | Direito Constitucional, Tribunais e juízes eleitorais, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TSE, CESPE CEBRASPE

Considere a seguinte assertiva: o Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em votação aberta e nominal, entre seus componentes, três juízes para comporem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa assertiva é errada porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q153055 | Engenharia de Software, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE RJ, NCE UFRJ

Considere as seguintes assertivas sobre a técnica de revisões estruturadas de código fonte, também conhecida como Walk-through:

I - O gerente do projeto faz parte obrigatória da reunião de revisão;
II - Os participantes devem ter acesso ao material antes da reunião;
III - Todos os erros encontrados na sessão de revisão devem ser imediatamente corrigidos pelo autor.

Estão corretas somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q148721 | Informática, Barramento, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Acerca de barramentos usados em computadores, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q153361 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Para o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A respeito do PMBOK 3, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q151861 | Informática, Modelagem de dados, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Dado um conjunto de relacionamentos R binário entre os conjuntos de entidades A e B, é correto afirmar que, em um mapeamento de cardinalidade muitos para muitos, uma entidade A está associada a qualquer número de entidades em B e uma entidade em B está associada a um número qualquer de entidades em A.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q154446 | Redes de Computadores, VPN, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

O protocolo de segurança IP, mais conhecido por IPSec, fornece dois modos de operação, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q151025 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para alcançar um determinado nível de maturidade, segundo o CMMI, a área de processo gestão de risco tem foco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q154636 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

           A cultura brasileira em tempos de utopia

     Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. Na década de 1950, emergiu a valorização da cultura popular, que tentava conciliar aspectos da tradição com temas e formas de expressão modernas.

     No cinema, por exemplo, Nelson Pereira dos Santos, nos seus filmes Rio, 40 graus (1955) e Rio, zona norte (1957) mostrava a fotogenia das classes populares, denunciando a exclusão social. Na literatura, Guimarães Rosa publicou Grande sertão: veredas (1956) e João Cabral de Melo Neto escreveu o poema Morte e vida Severina - ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita.

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

     Já a primeira metade da década de 1960 foi marcada pelo encontro entre a vida cultural e a luta pelas Reformas de Base. Já não se tratava mais de buscar apenas uma expressão moderna, mas de pontuar os dilemas brasileiros e denunciar o subdesenvolvimento do país. Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB.

            (Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2013, p. 738)

Estes dois segmentos constituem respectivamente, no contexto dado, a expressão de uma causa e de seu efeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q149363 | Programação, Java Hibernate, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

Sobre as coleções do Hibernate, considere:

I. Quando um objeto é adicionado na coleção, o número da versão do proprietário da coleção é incrementado.
II. Quando um objeto é removido da coleção, o número da versão do proprietário da coleção é decrementado.

III. Se uma entidade é adicionada a uma coleção (uma associação um-para-muitos ou muitos-para-muitos), ela fará com que a entidade se torne persistente, por padrão.

IV. Se um objeto removido de uma coleção for uma instância de um tipo de valor, este objeto irá parar de ser persistente e seu estado será completamente removido do banco de dados.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q151159 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

           A cultura brasileira em tempos de utopia

     Durante os anos 1950 e 1960 a cultura e as artes brasileiras expressaram as utopias e os projetos políticos que marcaram o debate nacional. Na década de 1950, emergiu a valorização da cultura popular, que tentava conciliar aspectos da tradição com temas e formas de expressão modernas.

     No cinema, por exemplo, Nelson Pereira dos Santos, nos seus filmes Rio, 40 graus (1955) e Rio, zona norte (1957) mostrava a fotogenia das classes populares, denunciando a exclusão social. Na literatura, Guimarães Rosa publicou Grande sertão: veredas (1956) e João Cabral de Melo Neto escreveu o poema Morte e vida Severina - ambos assimilando traços da linguagem popular do sertanejo, submetida ao rigor estético da literatura erudita.

     Na música popular, a Bossa Nova, lançada em 1959 por Tom Jobim e João Gilberto, entre outros, inspirava-se no jazz, rejeitando a música passional e a interpretação dramática que se dava aos sambas-canções e aos boleros que dominavam as rádios brasileiras. A Bossa Nova apontava para o despojamento das letras das canções, dos arranjos instrumentais e da vocalização, para melhor expressar o “Brasil moderno”.

     Já a primeira metade da década de 1960 foi marcada pelo encontro entre a vida cultural e a luta pelas Reformas de Base. Já não se tratava mais de buscar apenas uma expressão moderna, mas de pontuar os dilemas brasileiros e denunciar o subdesenvolvimento do país. Organizava-se, assim, a cultura engajada de esquerda, em torno do Movimento de Cultura Popular do Recife e do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), num processo que culminaria no Cinema Novo e na canção engajada, base da moderna música popular brasileira, a MPB.

            (Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2013, p. 738)

O segmento do texto em que se assinala uma confluência entre tendências estéticas geralmente consideradas incompatíveis é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.