Início

Questões de Concursos Analista Jurídico

Resolva questões de Analista Jurídico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q153681 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PG DF, IADES

O sistema de medição de área por meio de GPS de navegação apresenta erros significativos. Para diminuir os erros de posicionamento no georreferenciamento de pontos de controle em campo, por meio de GPS, o profissional pode utilizar o GPS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q148818 | Arquitetura, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Segundo o Estatuto da Cidade (Lei n°10.257/2001), o poder público poderá adquirir áreas de seu interesse, para a realização de projetos específicos, por meio do direito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q439661 | Direito Constitucional, Política Urbana, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

A Constituição Federal garante o direito de propriedade, mas exige que a mesma atenda à sua função social. Sob esses pressupostos, assinale a alternativa que não corresponde ao regime constitucional da propriedade e da desapropriação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q811392 | Legislação Federal, Lei 11101 2005, Analista Jurídico, CREA TO, MSConcursos

Em relação à Lei n° 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q151203 | Jornalismo, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q419763 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Assinale a alternativa incorreta sobre o tema negócio jurídico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q463345 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Analista Jurídico, CREA TO, MSConcursos

Em relação aos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q734199 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Em matéria de recursos, está de acordo com a legislação vigente:

I. Os recursos serão voluntários, excetuando-se os seguintes casos, em que deverão ser interpostos, de ofício, pelo juiz: da sentença que não conceder habeas corpus; da que absolver desde logo o réu com fundamento na existência de circunstância que exclua o crime ou isente o réu de pena.

II. O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor. Não se admitirá, entretanto, recurso da parte que não for sucumbente.

III. Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Além disso, não serão prejudicados os recursos que, por erro, falta ou omissão dos funcionários, não tiverem seguimento ou não forem apresentados dentro do prazo.

IV. No caso de concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q153136 | Jornalismo, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Assinale a alternativa correta sobre termos usados no jornalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q154686 | Direito do Trabalho, Analista Jurídico, FINEP, CESGRANRIO

Na concessão de férias, o poder de conceder dois períodos sofre limitação pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho.
De acordo com essas regras, um período único de férias deve ser concedido aos empregados maiores de quantos anos de idade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q645452 | Informática, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Assinale a alternativa que indica o padrão de segurança mais indicado para a proteção de redes wireless.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q667757 | Direito Urbanístico, Analista Jurídico, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q400794 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Julgue os itens a seguir, em relação a modalidade pregão.

I- A licitação na modalidade de pregão poderá ser adotada para aquisição de bens e serviços comuns.

II- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão adotar, nas licitações de registro de preços destinadas à aquisição de bens e serviços comuns da área da saúde, a modalidade do pregão, inclusive por meio eletrônico.

III- Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e será descredenciado, no SICAF ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores, pelo prazo de até 5 (cinco) anos.

IV- Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q408750 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista Jurídico, CNMP, FCC

Concluídos os estudos prévios de modelagem econômicofinanceira de um projeto de expansão da rede metroferroviária de determinado Município, restou evidenciado que os investimentos a serem suportados pelo contratado para a consecução do objeto pretendido pela Administração não seriam cobertos pela receita auferida mediante cobrança de tarifa junto aos usuários da rede, na hipótese de exploração dos serviços correspondentes. Diante dessa realidade, a expansão e operação da rede metro-ferroviária pode ser contratada na modalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q147906 | Jornalismo, Analista Jurídico, PG DF, IADES

Na maioria dos países, os códigos de ética profissional têm força de lei e auxiliam em julgamentos, onde o que está sendo discutido é a conduta profissional. O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros entrou em vigor em 1987. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q720580 | Arquitetura, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Considere um terreno, numa cidade hipotética, com destinação de uso misto, podendo ser edificado para atividades de prestação de serviços, comércio e habitação. Suas dimensões são de 25,00 m de frente por 40,00 m de fundo, bem como com o seguinte gabarito:

a) afastamento frontal, laterais e de fundo de 2,50 m;

b) cota de coroamento de 13,50 m;

c) taxa de ocupação máxima de 70%; e

d) taxa de construção de 250%.

A área máxima de construção para esse terreno é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q153815 | Legislação Estadual, Analista Jurídico, DPE RO, FGV

A Lei Ordinária Federal nº 1.060/50 dispõe que a assistência judiciária aos necessitados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q448479 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista Jurídico, Secretaria de Administração do Estado do Amapá AP, FCC, 2018

Em uma situação hipotética, João Pedro, empresário do ramo minerário, com pretensão de se candidatar a deputado estadual, foi condenado pela prática do crime de sonegação fiscal em primeira instância. Convencido de sua inocência, ele orientou seu advogado a recorrer contra essa condenação, pois sabe que, no campo dos direitos políticos, a condenação criminal transitada em julgado é causa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q412512 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Jurídico, HRTN RN, 2017

Considerando a disciplina legal relativa aos agentes públicos, bem como as disposições doutrinárias a respeito, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q750494 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

O sistema de medição de área por meio de GPS de navegação apresenta erros significativos. Para diminuir os erros de posicionamento no georreferenciamento de pontos de controle em campo, por meio de GPS, o profissional pode utilizar o GPS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.