Início

Questões de Concursos Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo

Resolva questões de Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q156702 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q156329 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

No dia 3 de fevereiro de 2012, certo articulista e o jornal WWW foram condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar indenização a três juízas da cidade de Taboão da Serra. As magistradas foram acusadas de prevaricação e desídia funcional porque, segundo o jornalista, elas se revezavam em faltas semanais. O desembargador que fez a revisão do recurso impetrado pelo jornal e pelo profissional entendeu que o jornalista fora leviano porque fez séria imputação ao comportamento das juízas sem checar a ocorrência dos fatos. Foi apurado também que o jornalista em questão tinha interesse na tramitação de um processo que tramitou na 1ª Vara de Taboão da Serra. Neste caso, pode-se afirmar que o jornalista e o jornal foram condenados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q156449 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Segundo Magaly Prado (Produção de Rádio - um Manual Prático - pág. 162), "ao contrário do que acontece com a discussão sobre qual sistema utilizar para a TV digital, ou se é o caso de criar um padrão próprio, o pessoal do rádio adotou logo de uma vez o sistema Iboc (in band on channel) para testes". A justificativa é que essa tecnologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q156369 | Informática, Microsoft Excel, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

No Microsoft Excel 2007 o conteúdo de uma célula aparece, por padrão, com orientação horizontal. Para mudar o conteúdo dessa célula para orientação vertical, ou seja, para fazer com que o conteúdo da célula apareça no sentido vertical, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre a célula desejada e selecionar a opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q156361 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

"Embora eu aprecie praticamente todos os gêneros literários, tenho preferência pelo gênero narrativo e, em especial, por um tipo de matéria desse gênero. Do meu ponto de vista, ela traz consigo a narrativa informal - que é algo que gosto muito. Além do mais, quando bem escrita ela nos transmite um importante ou um interessante recado em poucas palavras, já que em geral é um texto breve. Este gênero permite ao escritor relatar algo ligado à vida cotidiana, algo que seja ou tenha sido notícia recente em jornais, revistas e televisão, por exemplo".

(www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria - adaptado)

A autora (Beth Joy) externa sua preferência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q156701 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Há uma fase na produção audiovisual que:

1. ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, ângulos, ritmos e as expressões e atitudes dos personagens.

2. é poderoso auxiliar para a apresentação do roteiro aos responsáveis pela autorização e liberação de verbas.

3. orienta a produção do filme que foi aprovado pelo cliente ou patrocinador.

Essa fase da produção é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q156578 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Para Shenk, na verdade, jornalistas são mais necessários no mundo do excesso de informação. Como um filtro cético-analítico e - agora mais do que nunca - como um árbitro das reivindicações, a mídia é de indispensável utilidade pública, tão vital quanto nossa eletricidade. Em um mundo com um tanto de informação amplamente maior do que se pode processar, jornalistas são os mais importantes processadores que nós temos.

(H. Guther Faggion. História digital e jornalismo online. www.sebraepb.com.br)

O trecho citado pelo autor confirma uma hipótese que considera o jornalista como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q156708 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Alguns autores defendem que as notícias são um produto social resultante de vários fatores:

1. a organização burocrática das mídias; 2. a estrutura dos valores-notícia que constitui o elemento fundamental da socialização, a prática e a ideologia profissional dos jornalistas e; 3. o momento de construção da notícia, que envolve um processo de identificação e contextualização em que mapas culturais do mundo social são utilizados na organização.

(Adaptado de: Nelson Traquina. Teorias do Jornalismo, v. I, p. 175 e 176)


Esses fatores correspondem à teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q156503 | Legislação Estadual, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Dar causa à instauração de ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que sabe inocente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q156478 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q156689 | Legislação Estadual, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, NÃO se inclui dentre as funções institucionais do Ministério Público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q156317 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Para Gaudêncio Torquato, no seu livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política, os problemas das fontes estão relacionados aos quatro níveis da Comunicação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q156714 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

O Manual da Redação da Folha de S. Paulo, no verbete que trata do texto, admite que o texto jornalístico deve estar redigido em nível intermediário, ou seja, utilizar-se das formas mais simples admitidas pela norma culta da língua. Convém que os parágrafos e frases sejam curtos e que cada frase contenha uma só ideia. Em outras palavras, um texto jornalístico, dentre outras qualidades, deve ter como atributos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q156393 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

A Declaração de Chapultepec é uma carta de princípios em defesa da imprensa livre como condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos e protejam a sua liberdade. Segundo esse documento, não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa. Ele foi assinado no dia 11 de março de 1994 por chefes de estado, juristas, entidades e cidadãos comuns. No dia 9 de Agosto de 1996, o Presidente da República em exercício assinou, em nome do Brasil. Entre os dez princípios do documento estão os seguintes:

I. A pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos.
II. Os meios de comunicação e os jornalistas não devem ser objeto de discriminações ou favores em função do que escrevem ou digam.
III. Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.
IV. A incorporação de jornalistas a associações profissionais ou sindicais e a filição de meios de comunicação a câmaras empresariais devem ser estritamente voluntárias.

É correto afirmar que pertencem ao documento os princípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q156698 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q156461 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

É correto afirmar que consta do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q156246 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

João Geraldo, editor de O Carreteiro, afirma que "existe um direcionamento (na edição da revista), cujo objetivo maior é deixar sempre a sensação de que nós estamos sempre do lado dele (do motorista de caminhão), dando uma mensagem, passando uma informação que ele precisa, seja sobre produto novo ou legislação que vive mudando. A revista está aqui para ajudar o motorista. Não estamos aqui para fazer caridade para o motorista, mas como se trata de um público, digamos, arisco e difícil de conquistar, então é bom dar essa conotação de que nós falamos com ele." Essa transcrição de entrevista contida na dissertação de Mara Ferreira Rovida justifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q156269 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que "na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será "carregado" e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado." O seu alerta refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q156331 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE PE, FCC

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q156413 | Comunicação Social, Analista Ministerial Comunicação Social Jornalismo, MPE MA, FCC

Na semana passada, o juiz americano Raymond Voet, de um tribunal do condado de Ionia, no estado de Michigan (EUA), aplicou uma multa a si próprio depois que seu celular tocou durante uma audiência. Voet terá de pagar uma multa de US$ 25 (R$ 50). O magistrado é conhecido por sua tolerância zero quando algum celular tocava durante audiências em seu tribunal.

(G1. Lista reúne juiz que multou a si próprio e outras multas inusitadas)

Em estudos de gêneros jornalísticos, matérias com esse teor são chamadas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.