Início

Questões de Concursos Analista Pedagógico

Resolva questões de Analista Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q324164 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q482392 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q544865 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O Princípio de Pascal pode ser aplicado para justificar o funcionamento do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q481216 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As atividades práticas são fundamentais no ensino da geografia, pois permitem que o professor proponha aos alunos questões reais e de importância concreta. A esse respeito, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q321983 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao estudo de fração proposto por Figueiredo Lima e ao conceito de fração segundo Piaget, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q324892 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, relativamente ao planejamento na educação infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q482691 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere aos trabalhos de seleção de conceitos geográficos básicos para estruturar conteúdos de ensino que objetivem desenvolver a autonomia de pensamento dos discentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q545813 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que corresponde a uma grandeza vetorial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q319291 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias do conhecimento, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q323484 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma escola crie um laboratório de informática, com uma única pessoa responsável pela chave do laboratório, horários estritos de uso e uma disciplina de informática como mais uma área de estudo, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q351680 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Em alguns casos, no ensino das artes visuais, os resultados positivos e negativos são muitas vezes conseqüências da utilização pelo aluno de mecanismos de defesa contra o que o professor lhe pretende impor. Com relação a esse assunto e ao ensino das artes visuais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q388051 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da situação econômica do Brasil nos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q634005 | Informática, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta a seqüência ordenada correta de execução de atividades para que haja a interação com o computador por meio da programação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q325614 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na educação infantil, aprender matemática por meio de brincadeiras é uma ação que se fundamenta no reconhecimento de que as atividades corporais podem contribuir para aquisição dos conceitos matemáticos. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

I Piaget realça a importância dos aspectos corporais na formação da imagem mental.

II Freinet incluía os aspectos corporais, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio das aulas-passeios.

III Para Wallon, antes do aparecimento da fala, a criança se comunica com a linguagem corporal.

IV Brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, tempo, força e altura, entre outras grandezas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q320868 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q546803 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A velocidade de um objeto em queda livre aumenta continuamente enquanto cai de pequenas alturas com relação ao solo. Segundo Galileu, a aceleração é igual para todos os objetos e tem intensidade aproximada de 9,8 m/s 2 , desconsiderada a resistência do ar. Com base nessas afirmativas, assinale a opção correspondente ao valor da velocidade de um objeto, em m/s, após 5 segundos de queda livre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q544847 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Uma fonte de energia cuja origem não é necessariamente o Sol é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q595087 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que não contém um aspecto que deve ser enfatizado no ensino de ciências na abordagem CTS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q544461 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente ao aparelho elétrico cujo funcionamento é explicado pela Lei de Faraday.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q591587 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Como ponto de partida para o desenvolvimento de conteúdos e para a compreensão da química no ensino médio, destaca-se o conceito de substância química, base do pensamento químico moderno. Acerca desse conceito, julgue os itens seguintes.

I Toda substância química, independentemente de sua origem ou de sua forma de obtenção, apresenta um conjunto de propriedades específicas e bem definidas.

II A obtenção de uma substância como, por exemplo, o ferro, a partir de um minério como a hematita (Fe 2 O 3 ), ocorre por meio de uma transformação química.

III A molécula é a menor parte da substância que mantém os mesmos atributos desta, como o ponto de ebulição, o ponto de fusão e a densidade.

IV A substância cloreto de hidrogênio gasoso é classificada como ácida.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.