Questões de Concursos Analista Pedagógico

Resolva questões de Analista Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q471659 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ainda a respeito dos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q388462 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao que se denominou destruição mútua inevitável — Mutually Assured Destruction (MAD) —, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q351855 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque

I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.

II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.

III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.

VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q380017 | Biologia, Metodologia Científica, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Após o período obscurantista, o maior desafio dos naturalistas era explicar a grande diversidade dos seres vivos, em um contexto onde o pensamento era fixista, dominado pelo essencialismo, com o conceito de kosmos perfeito, e pelo criacionismo, de influência religiosa. Nesse contexto, surgiram alguns naturalistas que romperam com esse pensamento, apresentando explicações com fundamentos de mudanças ou de inovações. Esses naturalistas incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q472178 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca das diversas abordagens pedagógicas da educação física que surgiram a partir dos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q321139 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.

 I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.

II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.

III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.

 IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.

 Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q592759 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O conhecimento científico

I é sincrético, permissivo e possui contradições.

II é abstrato.

III apresenta uma terminologia própria.

IV implica significado à luz de determinada cultura e convenções sociais.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q481655 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.

A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q544120 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Um posto recebeu 5.000 litros de gasolina em um dia em que a temperatura ambiente era de 35 ºC. Com a chegada de uma frente fria, a temperatura ambiente baixou para 15 o C e assim permaneceu, tendo sido vendida toda a gasolina. Considerando-se que o coeficiente de dilação volumétrica da gasolina seja igual a 1,1 × 10 -3 o C -1 , é correto afirmar que o prejuízo sofrido pelo dono do posto, em litros de gasolina, foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q319610 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q327034 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ensinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q471932 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos às estratégias para a incorporação da dança ou do esporte aos conteúdos da educação física escolar.

I Na realização de apresentações de dança, o professor deve selecionar os alunos que apresentam melhor domínio dos aspectos técnicos e expressivos.

II A prática esportiva na escola deve seguir os mesmos parâmetros que regem o esporte de uma maneira geral, sob pena de tornar-se descontextualizada.

 III No ensino da dança, o professor se vê diante do desafio de equilibrar o treinamento da dimensão técnica sem prejudicar a espontaneidade da expressão corporal.

IV Na seleção do esporte a ser trabalhado nas aulas, o professor deve identificar a preferência da comunidade local, pois isso garante a motivação cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q482430 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q351614 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q546178 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considere que seja possível transformar toda a energia de um quilograma de açúcar - 3.850 cal - em energia potencial gravitacional. Nessa situação, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s 2 e 1 cal = 4 joules, assinale a opção correspondente à altura, em metros, à qual seria possível elevar um objeto de 1 kg com a energia de 1 kg de açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q482691 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere aos trabalhos de seleção de conceitos geográficos básicos para estruturar conteúdos de ensino que objetivem desenvolver a autonomia de pensamento dos discentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.