Início

Questões de Concursos Analista Pedagógico

Resolva questões de Analista Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q322234 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q544574 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A energia de 100 kWh equivale a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q472581 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q545698 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O filamento de uma lâmpada incandescente ligada a uma bateria de 12 V é percorrido por uma corrente de 2 A. Nessa situação, o valor da resistência elétrica do filamento da lâmpada, em ohms, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q328758 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q325197 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q328717 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q320930 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q321441 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q351855 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q388490 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da história política tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q388572 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q325533 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q320671 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q323583 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q481655 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.

A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q380017 | Biologia, Metodologia Científica, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Após o período obscurantista, o maior desafio dos naturalistas era explicar a grande diversidade dos seres vivos, em um contexto onde o pensamento era fixista, dominado pelo essencialismo, com o conceito de kosmos perfeito, e pelo criacionismo, de influência religiosa. Nesse contexto, surgiram alguns naturalistas que romperam com esse pensamento, apresentando explicações com fundamentos de mudanças ou de inovações. Esses naturalistas incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q324040 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q389523 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.