Início Questões de Concursos Analista Pedagógico Resolva questões de Analista Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista Pedagógico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Em um meio homogêneo e isotrópico, a luz propaga-se em linha reta. ✂️ b) Quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um deles segue a sua trajetória, como se os outros não existissem. ✂️ c) A luz incidente sobre uma superfície refletora plana e polida não muda de direção. ✂️ d) A trajetória da luz independe do sentido de percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUm elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será ✂️ a) parabólica. ✂️ b) retilínea. ✂️ c) circular. ✂️ d) elipsoidal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores. II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento. III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos. VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação. I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios. II As partículas são dotadas de movimento. III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera. IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente. I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade. II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades. Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões ✂️ a) técnica; política e ética; estética. ✂️ b) política e ética; estética; técnica. ✂️ c) estética; política e ética; técnica. ✂️ d) estética; técnica; política e ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPELogo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz ✂️ a) de hardware e outra de software. ✂️ b) particular e outra pública. ✂️ c) computacional e outra operacional. ✂️ d) computacional e outra pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global. II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores. III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo. IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a I contextualização. II exploração exagerada da memorização. III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno. IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias. V falta de parâmetros para a correção. VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, IV e VI. ✂️ d) III, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q320079 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire. ✂️ a) Não cabe à escola ou ao professor discutir as implicações políticas e ideológicas referentes à luta entre classes dominantes e às populações menos favorecidas. ✂️ b) Na escola, os conteúdos curriculares devem ser o foco das atividades de ensino, não importando a experiência social que os alunos têm como indivíduos. ✂️ c) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão transformando-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. ✂️ d) Na escola, a grande tarefa do sujeito que pensa certo (o professor) é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro (o aluno) a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q481182 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro. Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia. ✂️ a) Para se obter um estudo sistêmico, é aconselhável suprimir os fatos históricos da análise. ✂️ b) Para melhor ensinar a geografia, é necessária a produção de um manual que sirva como um formulário de técnicas de ensino, uma espécie de manual para se trabalhar. ✂️ c) Para se ter um bom plano de estudo, deve-se levar em conta a modernidade, reconhecer os aspectos mais importantes da época atual, com destaque para fatos e problemas que a caracterizam. ✂️ d) A consolidação do período técnico-científico e informacional, em diferentes partes do mundo, foi a principal benesse da globalização, favorecendo, inclusive, uma educação igualitária no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma das manifestações positivistas da geografia tradicional é a redução da realidade ao mundo dos sentidos, ou seja, a circunscrição do trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos, em seus aspectos visíveis, mensuráveis e palpáveis. ✂️ b) A geografia tradicional sustentou-se em bases filosóficas e metodológicas dialéticas, que inspiraram diferentes correntes durante o período de sistematização e pós-sistematização da ciência geográfica. ✂️ c) A geografia tradicional, preocupada com a totalidade do planeta, não se dedicou ao tratamento de análises regionais. ✂️ d) O esgotamento da geografia tradicional iniciou-se na Alemanha, onde o paradigma esteve centrado na unidade territorial, a partir da formação de um estado centralizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q388897 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPENo Brasil, a história empresarial ampliou-se a partir dos anos 70 do século passado. Com relação aos estudos sobre empresas particulares, assinale a opção correta. ✂️ a) As fontes bibliográficas a respeito de empresas privadas estão muito bem preservadas nos arquivos públicos. ✂️ b) Empresas particulares tradicionalmente envidam esforços para organizar seus documentos. ✂️ c) De modo geral, a abordagem da história das empresas está mais centrada na figura do empresário do que na empresa. ✂️ d) O estudo das empresas privadas tem de ser autorizado pela junta de comércio local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q635604 | Informática, Software, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que apresenta o projeto que resultou do interesse da Secretaria Especial de Informática (SEI) de promover, nas universidades brasileiras, pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar. ✂️ a) INTESEI ✂️ b) EDUCOM ✂️ c) Informática para Todos ✂️ d) Escola Eletrônica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q545521 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA chama de uma vela tem várias regiões com diversas temperaturas e apresenta cores diferentes para temperaturas diferentes. Na região mais quente, a cor da chama de uma vela é ✂️ a) preta. ✂️ b) azul. ✂️ c) laranja. ✂️ d) amarela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q388484 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da ofensiva dos defensores do ultraliberalismo econômico, do livre mercado irrestrito, após a crise econômica mundial de 1973 (chamada crise do petróleo), assinale a opção correta. ✂️ a) Em 1967, foi criado o Prêmio Nobel de economia, que consagrou a tendência keynesiana, fortalecendo, dessa forma, os defensores da economia mista administrada. ✂️ b) Os argumentos dos neoliberais são validados pelo fortalecimento dos sindicatos. ✂️ c) Durante a crise do petróleo, os Estados nacionais puderam fortalecer seus poderes econômicos. ✂️ d) Em meados dos anos 70 do século passado, os ultraliberais só dominavam as políticas de governo do Chile. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q472774 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEMoreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula. II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio. III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas. IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q388577 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta. ✂️ a) Em Munique, discutiu-se uma tomada de posição contra o inimigo comum, a Rússia. ✂️ b) Esse acordo evidenciou o medo da França e da Grã-Bretanha, que haviam concedido a Hitler um triunfo fácil, os Sudetos, na região da Checoslováquia. ✂️ c) Por esse acordo, os países signatários esperavam apaziguar o revanchismo da França e estimular a disputa entre Alemanha e Rússia. ✂️ d) Em Munique, a França e a Grã-Bretanha demonstraram uma avaliação realista da situação e implementaram a corajosa política de apaziguamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q321310 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEPara que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como ✂️ a) ferramenta. ✂️ b) visualizador de informações e simulador. ✂️ c) sistema de ensino exercício-e-prática. ✂️ d) tutorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q482392 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) No âmbito do ensino da geografia, destaca-se a geografia do aluno, que tem como referência o conhecimento geográfico construído em sala de aula. ✂️ b) Os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam resultados referentes aos diferentes modos do ensino de geografia. ✂️ c) Segundo especialistas, o ensino da geografia deve ser fundamentado nos seus aspectos técnicos, no sentido de possibilitar a criação de respostas aos desafios constantes do mundo globalizado. ✂️ d) As propostas atuais para o ensino da geografia na escola fundamentam-se no desenvolvimento de conteúdos que visam uniformizar as diferentes culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Em um meio homogêneo e isotrópico, a luz propaga-se em linha reta. ✂️ b) Quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um deles segue a sua trajetória, como se os outros não existissem. ✂️ c) A luz incidente sobre uma superfície refletora plana e polida não muda de direção. ✂️ d) A trajetória da luz independe do sentido de percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUm elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será ✂️ a) parabólica. ✂️ b) retilínea. ✂️ c) circular. ✂️ d) elipsoidal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores. II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento. III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos. VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação. I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios. II As partículas são dotadas de movimento. III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera. IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente. I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade. II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades. Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões ✂️ a) técnica; política e ética; estética. ✂️ b) política e ética; estética; técnica. ✂️ c) estética; política e ética; técnica. ✂️ d) estética; técnica; política e ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPELogo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz ✂️ a) de hardware e outra de software. ✂️ b) particular e outra pública. ✂️ c) computacional e outra operacional. ✂️ d) computacional e outra pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global. II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores. III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo. IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a I contextualização. II exploração exagerada da memorização. III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno. IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias. V falta de parâmetros para a correção. VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, IV e VI. ✂️ d) III, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q320079 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire. ✂️ a) Não cabe à escola ou ao professor discutir as implicações políticas e ideológicas referentes à luta entre classes dominantes e às populações menos favorecidas. ✂️ b) Na escola, os conteúdos curriculares devem ser o foco das atividades de ensino, não importando a experiência social que os alunos têm como indivíduos. ✂️ c) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão transformando-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. ✂️ d) Na escola, a grande tarefa do sujeito que pensa certo (o professor) é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro (o aluno) a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q481182 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro. Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia. ✂️ a) Para se obter um estudo sistêmico, é aconselhável suprimir os fatos históricos da análise. ✂️ b) Para melhor ensinar a geografia, é necessária a produção de um manual que sirva como um formulário de técnicas de ensino, uma espécie de manual para se trabalhar. ✂️ c) Para se ter um bom plano de estudo, deve-se levar em conta a modernidade, reconhecer os aspectos mais importantes da época atual, com destaque para fatos e problemas que a caracterizam. ✂️ d) A consolidação do período técnico-científico e informacional, em diferentes partes do mundo, foi a principal benesse da globalização, favorecendo, inclusive, uma educação igualitária no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma das manifestações positivistas da geografia tradicional é a redução da realidade ao mundo dos sentidos, ou seja, a circunscrição do trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos, em seus aspectos visíveis, mensuráveis e palpáveis. ✂️ b) A geografia tradicional sustentou-se em bases filosóficas e metodológicas dialéticas, que inspiraram diferentes correntes durante o período de sistematização e pós-sistematização da ciência geográfica. ✂️ c) A geografia tradicional, preocupada com a totalidade do planeta, não se dedicou ao tratamento de análises regionais. ✂️ d) O esgotamento da geografia tradicional iniciou-se na Alemanha, onde o paradigma esteve centrado na unidade territorial, a partir da formação de um estado centralizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q388897 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPENo Brasil, a história empresarial ampliou-se a partir dos anos 70 do século passado. Com relação aos estudos sobre empresas particulares, assinale a opção correta. ✂️ a) As fontes bibliográficas a respeito de empresas privadas estão muito bem preservadas nos arquivos públicos. ✂️ b) Empresas particulares tradicionalmente envidam esforços para organizar seus documentos. ✂️ c) De modo geral, a abordagem da história das empresas está mais centrada na figura do empresário do que na empresa. ✂️ d) O estudo das empresas privadas tem de ser autorizado pela junta de comércio local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q635604 | Informática, Software, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção que apresenta o projeto que resultou do interesse da Secretaria Especial de Informática (SEI) de promover, nas universidades brasileiras, pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar. ✂️ a) INTESEI ✂️ b) EDUCOM ✂️ c) Informática para Todos ✂️ d) Escola Eletrônica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q545521 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA chama de uma vela tem várias regiões com diversas temperaturas e apresenta cores diferentes para temperaturas diferentes. Na região mais quente, a cor da chama de uma vela é ✂️ a) preta. ✂️ b) azul. ✂️ c) laranja. ✂️ d) amarela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q388484 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da ofensiva dos defensores do ultraliberalismo econômico, do livre mercado irrestrito, após a crise econômica mundial de 1973 (chamada crise do petróleo), assinale a opção correta. ✂️ a) Em 1967, foi criado o Prêmio Nobel de economia, que consagrou a tendência keynesiana, fortalecendo, dessa forma, os defensores da economia mista administrada. ✂️ b) Os argumentos dos neoliberais são validados pelo fortalecimento dos sindicatos. ✂️ c) Durante a crise do petróleo, os Estados nacionais puderam fortalecer seus poderes econômicos. ✂️ d) Em meados dos anos 70 do século passado, os ultraliberais só dominavam as políticas de governo do Chile. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q472774 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEMoreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula. II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio. III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas. IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q388577 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta. ✂️ a) Em Munique, discutiu-se uma tomada de posição contra o inimigo comum, a Rússia. ✂️ b) Esse acordo evidenciou o medo da França e da Grã-Bretanha, que haviam concedido a Hitler um triunfo fácil, os Sudetos, na região da Checoslováquia. ✂️ c) Por esse acordo, os países signatários esperavam apaziguar o revanchismo da França e estimular a disputa entre Alemanha e Rússia. ✂️ d) Em Munique, a França e a Grã-Bretanha demonstraram uma avaliação realista da situação e implementaram a corajosa política de apaziguamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q321310 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEPara que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como ✂️ a) ferramenta. ✂️ b) visualizador de informações e simulador. ✂️ c) sistema de ensino exercício-e-prática. ✂️ d) tutorial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q482392 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) No âmbito do ensino da geografia, destaca-se a geografia do aluno, que tem como referência o conhecimento geográfico construído em sala de aula. ✂️ b) Os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam resultados referentes aos diferentes modos do ensino de geografia. ✂️ c) Segundo especialistas, o ensino da geografia deve ser fundamentado nos seus aspectos técnicos, no sentido de possibilitar a criação de respostas aos desafios constantes do mundo globalizado. ✂️ d) As propostas atuais para o ensino da geografia na escola fundamentam-se no desenvolvimento de conteúdos que visam uniformizar as diferentes culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro