Início

Questões de Concursos Analista Pedagógico

Resolva questões de Analista Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Um elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque

I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.

II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.

III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.

VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação.

I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios.

II As partículas são dotadas de movimento.

 III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera.

 IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.

I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.

II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.

Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Logo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.

II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.

III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.

IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a

I contextualização.

II exploração exagerada da memorização.

III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.

IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.

V falta de parâmetros para a correção.

VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q320079 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q481182 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro.

Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q388897 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a história empresarial ampliou-se a partir dos anos 70 do século passado. Com relação aos estudos sobre empresas particulares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q635604 | Informática, Software, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o projeto que resultou do interesse da Secretaria Especial de Informática (SEI) de promover, nas universidades brasileiras, pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q545521 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A chama de uma vela tem várias regiões com diversas temperaturas e apresenta cores diferentes para temperaturas diferentes. Na região mais quente, a cor da chama de uma vela é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q388484 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da ofensiva dos defensores do ultraliberalismo econômico, do livre mercado irrestrito, após a crise econômica mundial de 1973 (chamada crise do petróleo), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q472774 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.

 II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.

III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.

IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q388577 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q321310 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Para que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q482392 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.