Início

Questões de Concursos Analista Pedagogia

Resolva questões de Analista Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q102297 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

A qualificação exigida dos profissionais abrange o domínio de conhecimentos e de habilidades cognitivas e comportamentais que propiciem ao trabalhador utilizar os seus conhecimentos científicos e tecnológicos de maneira articulada para a resolução problemas e para a apresentação de sugestões à empresa onde ele atua.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q101301 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

Os recursos não tangíveis de uma empresa incluem marcas e patentes, valores respeitados pela sociedade e também o conhecimento e a capacidade de aprendizado que os funcionários dessa empresa potencialmente detêm.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q100445 | Gerência de Projetos, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.

Híbridas, matriciais e modulares são tipos de estruturas de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q102277 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.

Tal concepção enfatiza a quantidade de produção e a padronização do processo, o controle interno das operações, a satisfação do cliente e a busca da excelência empresarial, com vistas ao atendimento dos interesses de clientes, de colaboradores, da comunidade e de acionistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q100852 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A premissa do sistema just in time iniciar a produção a partir do pedido do cliente implica preocupação com o desenvolvimento de pessoas, uma vez que o foco maior desse sistema está na inversão dos processos internos de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q102776 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.

Concebe-se o administrador escolar como um gestor de negócios, o que resulta na reprodução da dimensão empresarial no espaço escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q103808 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q99202 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Conforme a lógica da polivalência, não é suficiente usar os conhecimentos empíricos disponíveis sem se apropriar da ciência, tratando-a apenas como algo exterior e estranho.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q103866 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

De acordo com o conceito de politecnia, o conhecimento do todo equivale ao domínio de todos os fatos, constantemente reconstruídos no movimento da história.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q102004 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.

A tecnologia da informação, embora fundamental para a combinação ou o agrupamento dos conhecimentos tácitos, não contribui significativamente para o formato explícito do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q100662 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

A gestão do conhecimento aplica-se apenas a empresas de grande porte, uma vez que, para a efetividade desse tipo de gestão, requerem-se a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais) e novas posições a respeito do aproveitamento da capacidade intelectual de cada funcionário.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q102240 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A concepção de inovação implementação das ideias de um indivíduo ou grupo de indivíduos na organização deve ser inserida nas práticas educativas dos processos de desenvolvimento de pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q99549 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

Para o desenvolvimento da educação corporativa, cujo foco é preventivo e o objetivo, estratégico, é necessário que a empresa seja coesa e centralizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q101431 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q99961 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q102838 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q103257 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.

Na avaliação de programas, os avaliadores formam um grupo distinto do grupo dos colaboradores.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q99912 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.

Teorias instrucionais e teorias de aprendizagem são conceitos sinônimos: ambos fundamentam a elaboração do planejamento organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q102789 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.

A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q99492 | Pedagogia, Analista Pedagogia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

Denomina-se cultura de aprendizagem a concepção acerca da importância do permanente processo de aprendizagem da equipe como forma de tornar a organização apta a enfrentar constantes mudanças.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.