Questões de Concursos Analista Política Econômica e Monetária

Resolva questões de Analista Política Econômica e Monetária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q103990 | Econometria, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a econometria, método que emprega a matemática e a estatística para análise dos dados econômicos, julgue o item que se segue.

No modelo de regressão linear clássico, a premissa de linearidade, necessária à estimativa dos parâmetros do modelo, indica que não existe uma relação linear exata entre qualquer variável independente do modelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q101272 | Econometria, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a econometria, método que emprega a matemática e a estatística para análise dos dados econômicos, julgue o item que se segue.

O modelo de regressão de dados em painel, representado por imagem-007.jpg atribui flexibilidade à modelagem de diferenças no comportamento entre indivíduos; o modelo de efeitos aleatórios é mais indicado se o objetivo da análise de painel for evitar efeitos não observados.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q103825 | Economia, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo à precificação de títulos e ativos.

Se a taxa de juros de mercado for igual a 25% ao ano, então um título sem cupom e com prazo de vencimento de 4 anos possuirá duration modificada igual a 3,2.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q104150 | Econometria, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a econometria, método que emprega a matemática e a estatística para análise dos dados econômicos, julgue o item que se segue.

Nos modelos em que aparecem valores defasados da variável dependente no segundo membro — cujo exemplo mais simples é imagem-005.jpg em que os distúrbios imagem-006.jpg são serialmente independentes —, as consequências de se utilizar os estimadores de mínimos quadrados para o caso de violação da independência entre o distúrbio e a variável explicativa é a possibilidade de obtenção de estimativas viesadas e perda de eficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q103168 | Conhecimentos Bancários, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue o item a seguir.

A cessão de créditos pode ocorrer com ou sem coobrigação da nstituição cedente, não sendo admitida, nesse tipo de cessão, a recompra a prazo de créditos vincendos anteriormente cedidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q99336 | Conhecimentos Bancários, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao mercado monetário, julgue o item.

Para evitar oscilações bruscas na taxa de juros, o BACEN deve equilibrar a demanda e a oferta no mercado de reservas; caso esse equilíbrio não seja atingido, o excesso de reserva fará a taxa interbancária de juros tender para zero, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q102914 | Probabilidade e Estatística, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Considere decisões de investimento em um ambiente com risco, em que o agente possui a função utilidade de Bernoulli imagem-008.jpg , e nível de riqueza igual a 5 unidades. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Considere a loteria cujo lucro seja igual a 36, com probabilidade igual a 1/2 , e lucro igual a 16, com probabilidade igual a 1/2 . Nessa situação, o prêmio de probabilidade do agente sobre a loteria é igual a imagem-009.jpg , ao passo que o prêmio de risco é igual a 1.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q100762 | Português, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

imagem-002.jpg
Machado de Assis. Teoria do medalhão. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, v. II (com adaptações).

No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado — Teoria do Medalhão, de Machado de Assis —, julgue o item a seguir.




O segmento “foi um sonho da minha mocidade” ( l.13) é um termo explicativo acerca da fase de ocorrência da expressão “o [ofício] de medalhão” ( l.12-13).

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q101841 | Português, Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

imagem-003.jpg

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

O emprego do acento gráfico na palavra “arqueológica” e na palavra “áspera” justifica-se com base na mesma regra de acentuação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.