Questões de Concursos Analista Prova 1

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41Q550550 | Informática, Criptografia e Assinatura Digital, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

Uma assinatura digital é um meio pelo qual

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42Q739132 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

Entre as várias ações do Banco Central que resultam numa política monetária expansionista, NÃO se encontra a

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43Q339070 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Prova 1, BACEN, FCC

Cinco times - Antares, Bilbao, Cascais, Deli e Elite - disputam um campeonato de basquete e, no momento, ocupam as cinco primeiras posições na classificação geral. Sabe-se que:

- Antares está em primeiro lugar e Bilbao está em quinto;

- Cascais está na posição intermediária entre Antares e Bilbao;

- Deli está à frente do Bilbao, enquanto que o Elite está imediatamente atrás do Cascais.

Nessas condições, é correto afirmar que

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44Q726275 | Conhecimentos Bancários, Analista Prova 1, BACEN, ESAF

Com relação às funções, objetivos e regulamentação dos Bancos Comerciais e dos Bancos de Investimento, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém a seqüência correta de avaliações: 

( ) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e atuam na concessão de empréstimos de curto e médio prazos. 
( ) Os bancos de investimento atuam na estruturação de operações no mercado de capitais e na concessão de empréstimos e financiamentos de médio e longo prazos. 
( ) Ambas as instituições, bancos comerciais e bancos de investimento podem captar recursos por meio de depósitos a prazo. 
( ) Os bancos comercias não podem captar recursos por meio da emissão de debêntures, porém os bancos de investimento podem captar recursos por meio da emissão de debêntures próprias.

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45Q744729 | Economia, Custo de Produção, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

Uma empresa tem custo fixo de produção bem elevado em relação ao seu custo variável. Quando começar a produzir, à medida que a produção aumentar, certamente haverá uma diminuição do custo

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46Q316809 | Administração Geral, Administração de Projetos, Analista Prova 1, IRB, ESAF

As afirmativas a seguir descrevem aspectos e características que definem o conceito de projeto.

I. Um projeto nasce de uma idéia, desejo ou interesse de realizar algo, e toma forma, se estrutura e se expressa através de um esquema lógico, mas é um esboço provisório, já que sua implementação exige constante aprendizado e reformulação.

 II. Projetos possuem existência própria independente de programas ou políticas mais amplas.

 III. Uma ação social possui três níveis de formulação: i) o nível dos grandes objetivos e eixos estratégicos de ação (a política); ii) um nível intermediário em que as políticas são traduzidas em linhas mestras de ação temáticas e/ou setoriais (programas) e; iii) o nível das ações concretas, delimitadas no tempo e no espaço pelos recursos existentes que possam realizar os programas e as políticas, ou seja, os projetos.

IV. O enfoque de projetos tende a assumir que o "futuro" pode ser previsto e definido com um razoável grau de precisão (definição de objetivos e resultados), o que tende a impor uma grande rigidez aos processos que, ao contrário, podem gerar resultados que não se esperam, dada a natureza dinâmica e complexa das relações sociais.

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas que estão corretas.

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47Q338476 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Analista Prova 1, BACEN, FCC

Certo dia, X funcionários e o presidente da empresa em que trabalham estavam sentados em torno de uma mesa circular. Num dado momento, o presidente começou a passar aos funcionários um pacote com 29 balas e, sucessivamente, cada um retirou uma única bala a cada passagem do pacote. Considerando que 1 < X < 15 e que o presidente retirou a primeira e a última bala do pacote, o número de funcionários que estavam sentados à mesa poderia ser

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48Q745190 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

No modelo macroeconômico clássico, as variações na oferta monetária, decorrentes da atuação do Banco Central, têm consequências, a curto prazo, apenas sobre o(a)

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49Q340510 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Analista Prova 1, BACEN, FCC

Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:

            Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

Sejam as proposições:

p: atuação compradora de dólares por parte do Banco Central;

q: fazer frente ao fluxo positivo.

Se p implica em q, então

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50Q402598 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

O chamado mérito administrativo consusbstancia-se na valoração dos motivos e na escolha do objeto de determinado ato a ser praticado, feitas pela Administração, incumbida de sua prática, quando autorizada a decidir quanto

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51Q458213 | Direito Empresarial e Comercial, Contratos Mercantis, Analista Prova 1, BACEN, ESAF

Franquias são contratos mercantis em que
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52Q336774 | Matemática, Geometria, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

Considere um triângulo ABC cujos lados, AB, AC e BC medem, em metros, c, b e a, respectivamente. Uma circunferência inscrita neste triângulo é tangenciada pelos lados BC, AC e AB nos pontos P, Q e R, respectivamente. Sabe-se que os segmentos AR , BP e CQ medem x, y e z metros, respectivamente. Sabe-se, também, que o perímetro do triângulo ABC é igual a 36 metros. Assim, a medida do segmento CQ, em metros, é igual a

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53Q342120 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Prova 1, BACEN, FCC

Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:

            Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

No Japão, muitas empresas dispõem de lugares para que seus funcionários se exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas têm esse tipo de programa. Estudos têm revelado que os trabalhadores japoneses são mais produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados brasileiros será menor que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras não aderirem a programas que obriguem seus funcionários à prática de exercícios.

A conclusão dos argumentos é válida se assumirmos que

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54Q426307 | Direito Constitucional, Poder Constituinte, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

Sobre Poder Constituinte; Emenda, Reforma e Revisão Constitucional; e Princípios Fundamentais, na Constituição Federal de 1988, assinale a única opção correta.

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55Q415233 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista Prova 1, IRB, ESAF

Assinale a opção correta.

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56Q402088 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

A prática de ato administrativo, com vício insanável de legalidade (ato ilegal), é motivo suficiente, para a própria Administração declarar a sua

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57Q795634 | Finanças, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

No processo de regulação prudencial dos bancos, o requerimento mínimo de capital próprio

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58Q318277 | Administração Geral, Administração de Projetos, Analista Prova 1, IRB, ESAF

Um projeto se desenvolve em cinco etapas básicas. Assinale a opção que indica corretamente essas etapas.

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59Q342327 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Prova 1, BACEN, CESGRANRIO

Para selecionar um recruta dentre 225 voluntários, o sargento de determinado batalhão os dispõe em um quadrado de 15 linhas por 15 colunas e, a princípio, manda sair o mais alto de cada linha e denomina de A o mais baixo, dentre esses 15. Em seguida, faz com que todos retomem suas posições no quadrado e, agora, manda sair o mais baixo de cada coluna e denomina de B o mais alto, dentre esses 15. Analise as seguintes situações:

I - A ser mais alto do que B;

II - B ser mais alto do que A;

III - A e B serem a mesma pessoa.

É(São) possível(is) APENAS a(s) situação(ões)

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60Q340223 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

Sete meninos, Armando, Bernardo, Cláudio, Délcio, Eduardo, Fábio e Gelson, estudam no mesmo colégio e na mesma turma de aula. A direção da escola acredita que se esses meninos forem distribuídos em duas diferentes turmas de aula haverá um aumento em suas respectivas notas. A direção propõe, então, a formação de duas diferentes turmas: a turma T1 com 4 alunos e a turma T2 com 3 alunos. Dada as características dos alunos, na formação das novas turmas, Bernardo e Délcio devem estar na mesma turma. Armando não pode estar na mesma turma nem com Bernardo, nem com Cláudio. Sabe-se que, na formação das turmas, Armando e Fábio foram colocados na turma T1. Então, necessariamente, na turma T2, foram colocados os seguintes alunos:

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