Início

Questões de Concursos Analista Sociocultural

Resolva questões de Analista Sociocultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q606847 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

Assinale, nas alternativas abaixo, qual o número de classificação extraído da CDU está correto em sua combinação de números e sinais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q609403 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

Com relação à indexação, a metodologia Lilacs recomenda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q321471 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Para que os estudantes possam aprender e assumir os princípios éticos, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é preciso proporcionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q608223 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

Os modernos serviços de alerta, definidos como fornecimento a leitores potenciais de documentos relevantes para seu trabalho, tanto quanto os de disseminação seletiva da informação, tiveram sua origem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q328585 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q320032 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O Plano Nacional de Educação (2011-2020) apresenta, entre outras diretrizes,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q328273 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

De acordo com as normativas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), pode matricular-se nesse programa, para o Ensino Médio, o jovem com idade a partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q325435 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q321141 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia os itens a seguir.

I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.

II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.

III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.

IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.

V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.

Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q326490 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q607024 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

quando se pensa em planejamento, pensa-se em estabelecimento de objetivos para o esforço do grupo. quando se planeja define-se ações para atingir os objetivos, reduzindo riscos e estabilizando a organização. Portanto, podemos afirmar que o planejamento:

I - reduz custos, pela ênfase em operações eficientes e compatíveis com as condições existentes. II - substitui atividades fragmentárias e não coordenadas por um esforço em grupo. III- substitui julgamentos bruscos e irrefletidos por decisões premeditadas. IV - traz segurança e favorece a produtividade. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.