Questões de Concursos Analista Sociocultural

Resolva questões de Analista Sociocultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q322236 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.

De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q325821 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q321471 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Para que os estudantes possam aprender e assumir os princípios éticos, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é preciso proporcionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q324831 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde “O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas”.

A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q328163 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

São princípios que devem nortear a organização do currículo na Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q320742 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia o texto a seguir.

Essa fase do desenvolvimento social da criança é marcada pelo aumento dos contatos sociais e pela paulatina diminuição das brincadeiras solitárias, inicia-se um envolvimento maior com outras crianças, estas desenvolvem uma maior capacidade de interação com o “outro”, e demonstram habilidades em manter conversas umas com as outras sobre o que estão fazendo.

Essas características referem-se às crianças na faixa etária entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q325865 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q324845 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q326128 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O professor Anselmo anota, em seu planejamento, todos os conteúdos, habilidades e objetivos de suas aulas. Além disso, ele costuma modificar suas ações, a partir da observação dos resultados obtidos. Essa atitude do professor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q324344 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q325631 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.

Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.