Questões de Concursos Analista Sociocultural

Resolva questões de Analista Sociocultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q328015 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q322383 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O portfólio é um instrumento de avaliação que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q328273 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

De acordo com as normativas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), pode matricular-se nesse programa, para o Ensino Médio, o jovem com idade a partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q326740 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q326490 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q321141 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia os itens a seguir.

I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.

II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.

III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.

IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.

V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.

Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q326519 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia os seguintes itens.

I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.

II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.

III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q322685 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q324734 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q322688 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q327296 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q319620 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q328839 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q328585 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q325779 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q321952 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q319651 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) procura aferir a proficiência do aluno, entendida como um conjunto de competências e habilidades evidenciadas pelo rendimento apresentado nas disciplinas avaliadas, e é aplicado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q324003 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q327587 | Pedagogia, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q320166 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.