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Questões de Concursos Analista Técnico II

Resolva questões de Analista Técnico II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q979999 | Direito Administrativo, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

À luz das normas contidas na Instrução Normativa SEBRAE n.º 36/2024 e no Regulamento de licitações e contratos do Sistema SEBRAE (Resolução CDN n.º 493/2024), assinale a opção correta acerca da matriz de riscos.
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102Q1011239 | Direito Administrativo, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a Instrução Normativa SEBRAE n.º 47/2021, nos casos em que a proposta necessite ser submetida ao Conselho Deliberativo Nacional, a atribuição de elaborar a minuta de Encaminhamento de Assunto ao Conselho Deliberativo Nacional (EACDN), validar junto à Unidade Gestora do processo decisório e assinar o respectivo documento é da(o)
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103Q980008 | Ética na Administração Pública, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Ao entender, de forma objetiva e racional, o ponto de vista do cliente, a fim de compreender sua realidade e agir de acordo com ela, está sendo aplicado o valor ético do sistema SEBRAE denominado
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104Q980014 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com o Regimento Interno do SEBRAE nacional, a gestão administrativa e técnica da organização deve ser exercida pelo(a)
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105Q980028 | Administração Geral, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da instituição do processo de ESG em uma organização, assinale a opção que expressa corretamente aspectos a serem observados pela organização.
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106Q1079142 | Informática, Editor de Apresentações, Analista Técnico II, Consórcio Lambari, AMAUC, 2025

Considere as funcionalidades dos programas Microsoft PowerPoint em ambientes corporativos. Assinale a alternativa correta.
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107Q1011240 | Direito Administrativo, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta, acerca das garantias previstas no Regulamento de licitações e contratos do SEBRAE (Resolução CDN n.º 493/2024).
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108Q980012 | Ética na Administração Pública, Introdução, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à proteção dos ativos e recursos do SEBRAE, constitui comportamento ético
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109Q980023 | Direito Digital, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da coleta, do tratamento e do armazenamento de dados pessoais no SEBRAE, assinale a opção correta.
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110Q979996 | Português, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto 1A1

A Escola de Palo Alto, grupo formado por pesquisadores que se reuniram na década de 1950 para estudar o fenômeno da comunicação humana, definiu alguns axiomas básicos da comunicação.

Um dos axiomas apresentados pelo grupo de pesquisadores é o de que toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto relacional. Nesse sentido, é comum a percepção de sutilezas na forma como o outro nos passa alguma mensagem. Um exemplo corriqueiro é a situação na qual alguém diz “sim”, mas, na verdade, está querendo dizer “não”. O indivíduo tem inúmeras formas de mostrar que a negativa é mais verdadeira do que a mera palavra “sim”, o que significa que a comunicação envolve muito mais do que seu mero conteúdo.

O entendimento do contexto relacional é fundamental para uma melhor compreensão da comunicação: sem a devida consideração do contexto relacional dos interlocutores, não é possível compreender a mensagem. A interpretação de ironias e cinismo, por exemplo, depende disso. São duas formas comuns e corriqueiras de comunicação que se manifestam justamente por meio de maneiras invertidas de explicitar conteúdos. Nessas formas de comunicação, o “sim” quer dizer “não”, o “bonito” quer dizer “feio”, e assim por diante. Essas colocações podem denotar inimizade entre os interlocutores ou apenas uma piada, conforme o contexto relacional.

Outro axioma diz respeito ao fato de que a natureza da relação depende de sequências de comunicação prévias estabelecidas pelos comunicantes. Os diversos modos de comunicação são apreendidos ao longo das histórias de vida de cada sujeito e influenciam a maneira como cada um age em relação aos demais. As bagagens apreendidas por cada comunicador influenciam a forma como vão se comunicar um com o outro no momento presente, pois os predispõem a um conjunto maior de sinais e mensagens, que serão interpretados e compartilhados por ambos. Os aspectos relacionais entre os interlocutores, bem como o entendimento sobre o que é dito, são historicamente determinados por interações prévias entre ambos e por padrões culturais definidos.

Isso é conspícuo quando observamos pessoas que já se conhecem muito bem e que possuem história prévia de entendimento e boa comunicação. Um casal que vive junto há algum tempo, por exemplo, é capaz de reconhecer, mesmo de longe, quando o cônjuge está gostando de uma festa, ou quando está incomodado e querendo ir embora. Prescindindo de linguagem oral, são capazes de reconhecer os sinais no outro que expressam opiniões e posicionamentos.

Internet:<unasus.unifesp.br> (com adaptações).
No quarto parágrafo do texto 1A1, a forma pronominal “os”, em “pois os predispõem a um conjunto maior de sinais e mensagens” (terceiro período), retoma
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111Q980019 | Direito Digital, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme a política referente à proteção de dados e privacidade do sistema SEBRAE, a compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento, atende ao princípio da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) denominado
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112Q979995 | Português, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto 1A1

A Escola de Palo Alto, grupo formado por pesquisadores que se reuniram na década de 1950 para estudar o fenômeno da comunicação humana, definiu alguns axiomas básicos da comunicação.

Um dos axiomas apresentados pelo grupo de pesquisadores é o de que toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto relacional. Nesse sentido, é comum a percepção de sutilezas na forma como o outro nos passa alguma mensagem. Um exemplo corriqueiro é a situação na qual alguém diz “sim”, mas, na verdade, está querendo dizer “não”. O indivíduo tem inúmeras formas de mostrar que a negativa é mais verdadeira do que a mera palavra “sim”, o que significa que a comunicação envolve muito mais do que seu mero conteúdo.

O entendimento do contexto relacional é fundamental para uma melhor compreensão da comunicação: sem a devida consideração do contexto relacional dos interlocutores, não é possível compreender a mensagem. A interpretação de ironias e cinismo, por exemplo, depende disso. São duas formas comuns e corriqueiras de comunicação que se manifestam justamente por meio de maneiras invertidas de explicitar conteúdos. Nessas formas de comunicação, o “sim” quer dizer “não”, o “bonito” quer dizer “feio”, e assim por diante. Essas colocações podem denotar inimizade entre os interlocutores ou apenas uma piada, conforme o contexto relacional.

Outro axioma diz respeito ao fato de que a natureza da relação depende de sequências de comunicação prévias estabelecidas pelos comunicantes. Os diversos modos de comunicação são apreendidos ao longo das histórias de vida de cada sujeito e influenciam a maneira como cada um age em relação aos demais. As bagagens apreendidas por cada comunicador influenciam a forma como vão se comunicar um com o outro no momento presente, pois os predispõem a um conjunto maior de sinais e mensagens, que serão interpretados e compartilhados por ambos. Os aspectos relacionais entre os interlocutores, bem como o entendimento sobre o que é dito, são historicamente determinados por interações prévias entre ambos e por padrões culturais definidos.

Isso é conspícuo quando observamos pessoas que já se conhecem muito bem e que possuem história prévia de entendimento e boa comunicação. Um casal que vive junto há algum tempo, por exemplo, é capaz de reconhecer, mesmo de longe, quando o cônjuge está gostando de uma festa, ou quando está incomodado e querendo ir embora. Prescindindo de linguagem oral, são capazes de reconhecer os sinais no outro que expressam opiniões e posicionamentos.

Internet:<unasus.unifesp.br> (com adaptações).
No último período do terceiro parágrafo do texto 1A1, a locução “podem denotar” poderia ser substituída, mantendo-se a correção gramatical e a coerência textual, por
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113Q1011241 | Direito Administrativo, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

No tocante ao credenciamento, assinale a opção correta, à luz do Regulamento de licitações e contratos do SEBRAE (Resolução CDN n.º 493/2024).
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114Q980013 | Direito do Trabalho, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

A situação em que o superior hierárquico faz uso de sua condição de autoridade para colocar o colaborador em situações desconfortáveis, de forma reiterada, denomina-se
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115Q1074394 | Informática, Editor de Textos, Analista Técnico II, CINCATARINA, FEPESE, 2025

No editor de texto Microsoft Word, existem diversos recursos que permitem a formatação e edição de documentos.
Considerando as funcionalidades do programa, assinale a alternativa correta.
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116Q979993 | Português, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto 1A1

A Escola de Palo Alto, grupo formado por pesquisadores que se reuniram na década de 1950 para estudar o fenômeno da comunicação humana, definiu alguns axiomas básicos da comunicação.

Um dos axiomas apresentados pelo grupo de pesquisadores é o de que toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto relacional. Nesse sentido, é comum a percepção de sutilezas na forma como o outro nos passa alguma mensagem. Um exemplo corriqueiro é a situação na qual alguém diz “sim”, mas, na verdade, está querendo dizer “não”. O indivíduo tem inúmeras formas de mostrar que a negativa é mais verdadeira do que a mera palavra “sim”, o que significa que a comunicação envolve muito mais do que seu mero conteúdo.

O entendimento do contexto relacional é fundamental para uma melhor compreensão da comunicação: sem a devida consideração do contexto relacional dos interlocutores, não é possível compreender a mensagem. A interpretação de ironias e cinismo, por exemplo, depende disso. São duas formas comuns e corriqueiras de comunicação que se manifestam justamente por meio de maneiras invertidas de explicitar conteúdos. Nessas formas de comunicação, o “sim” quer dizer “não”, o “bonito” quer dizer “feio”, e assim por diante. Essas colocações podem denotar inimizade entre os interlocutores ou apenas uma piada, conforme o contexto relacional.

Outro axioma diz respeito ao fato de que a natureza da relação depende de sequências de comunicação prévias estabelecidas pelos comunicantes. Os diversos modos de comunicação são apreendidos ao longo das histórias de vida de cada sujeito e influenciam a maneira como cada um age em relação aos demais. As bagagens apreendidas por cada comunicador influenciam a forma como vão se comunicar um com o outro no momento presente, pois os predispõem a um conjunto maior de sinais e mensagens, que serão interpretados e compartilhados por ambos. Os aspectos relacionais entre os interlocutores, bem como o entendimento sobre o que é dito, são historicamente determinados por interações prévias entre ambos e por padrões culturais definidos.

Isso é conspícuo quando observamos pessoas que já se conhecem muito bem e que possuem história prévia de entendimento e boa comunicação. Um casal que vive junto há algum tempo, por exemplo, é capaz de reconhecer, mesmo de longe, quando o cônjuge está gostando de uma festa, ou quando está incomodado e querendo ir embora. Prescindindo de linguagem oral, são capazes de reconhecer os sinais no outro que expressam opiniões e posicionamentos.

Internet:<unasus.unifesp.br> (com adaptações).
Depreende-se dos dois últimos parágrafos do texto 1A1 que
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117Q980021 | Direito Digital, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a política referente à proteção de dados e privacidade do sistema SEBRAE, caso haja necessidade de realizar o tratamento de dado pessoal para finalidade diversa da informada no momento da coleta, é necessário verificar
I a ligação entre a finalidade para a qual os dados pessoais foram coletados e a finalidade do novo tratamento.
II se o dado pessoal coletado está sendo compartilhado com terceiros.
III se há dados pessoais sensíveis envolvidos.
IV as consequências do novo tratamento para o titular dos dados pessoais.

Assinale a opção correta.
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118Q980024 | Direito Digital, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta, no que diz respeito à eliminação de dados pessoais no sistema SEBRAE.
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119Q980025 | Administração Geral, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir uma sociedade mais justa e responsável e de manter os melhores processos de administração.
Internet::<sebrae.com.br> (com adaptações).
Acerca das práticas e dos conceitos relacionados à ESG, julgue os itens a seguir.
I O tema ESG visa orientar empresas, financiadores e consumidores focados em boas práticas organizacionais para garantir maior responsabilidade ambiental, social e de governança.
II O zelo pela veracidade das informações de produtos e processos de uma organização é um procedimento que se relaciona com práticas de governança empresarial.
III O total comprometimento de uma organização com a sustentabilidade empresarial é mensurado exclusivamente por meio das vertentes social e ambiental.

Assinale a opção correta.
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120Q980030 | Gestão de Pessoas, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

Iniciativas em causas de desenvolvimento humano e iniciativas que visam uma gestão eficiente da empresa estão relacionadas, respectivamente, com os seguintes pilares de ESG:
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