Início

Questões de Concursos Analista de Administração Pública

Resolva questões de Analista de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q548690 | Informática, Conceitos Básicos, Analista de Administração Pública, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos de hardware e software de computadores do tipo PC, julgue os itens que se seguem.

O escâner é um periférico que permite que se crie um arquivo digital com informações que codificam figuras e textos contidos em papel, permitindo, posteriormente, ações como a visualização dessas imagens na tela de um computador ou mesmo sua impressão, por meio de uma impressora.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q410117 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao controle da administração pública, julgue os itens que se seguem. O controle judicial dos atos da administração ocorre depois que eles são produzidos e ingressam no mundo jurídico, não existindo margem, no ordenamento jurídico brasileiro, para que tal controle se dê a priori.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q822072 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

À luz do disposto na Lei n.º 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do DF, julgue os itens que se seguem. O ente público de poder, ao fixar na lei orçamentária anual ingressos de recursos financeiros de caráter temporário, como, por exemplo, depósitos em caução, constituirá passivos exigíveis que podem ser levantados por meio de emissão de ordem bancária em favor do caucionário, a partir da extinção do propósito da garantia.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q603216 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de pesquisa, metodologia da pesquisa científica e pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem.

O método tipológico, empregado por Max Weber, é aquele no qual o pesquisador, ao comparar fenômenos sociais complexos, cria modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q821601 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições da Lei n.º 8.429/1992 e da Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens a seguir. A legitimidade ativa para propor a ação de improbidade administrativa é sempre da pessoa jurídica que foi vítima do ato de improbidade, cabendo ao Ministério Público intervir na demanda apenas na condição de fiscal da lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q633994 | Informática, Segurança Diversos, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo ao modelo de acessibilidade do governo eletrônico. O e-MAG é um modelo de acessibilidade em governo eletrônico que prevê acesso a computador a partir de diferentes situações vivenciadas por usuários com deficiência visual, com a adaptação de todos os componentes tag HTML para acesso por meio de braile.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q819462 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A padronização das atividades de contabilidade e finanças no setor público ocorreu a partir da edição da Lei n.º 4.320/1964. Considerando essa norma legal, julgue os itens a seguir.

São atos ou fatos de natureza orçamentária: previsão da receita, arrecadação da receita, cancelamento de créditos e descentralização de créditos.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q821229 | Legislação Federal, Lei n 10520 2002 Lei do Pregão, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime diferenciado de contratações e à disciplina legal sobre o pregão, julgue os itens subsequentes. Entre outras proibições, veda-se, no pregão, a exigência de garantia de proposta bem como a exigência da aquisição do edital pelos licitantes como condição para participação no certame.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q793648 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tadeu, funcionário de um órgão de atendimento ao público, exerce suas atribuições com agilidade e correção e procura prioritariamente atender aqueles usuários mais necessitados, conforme sua avaliação. Nessa situação, Tadeu apresenta comportamento antiético, pois privilegia o atendimento de uns em detrimento de outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q621877 | Informática, Topologia, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade, balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado, julgue os próximos itens. Uma necessidade básica em uma topologia típica de ambientes de data center é a busca de escalabilidade, tanto a horizontal quanto a vertical. A primeira refere-se ao incremento com novos hardwares para suportar o aumento da demanda pelos usuários finais; a segunda é alcançada pela substituição, quando máquinas com maior capacidade de processamento substituem as antigas.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q651440 | Códigos de Ética, Código de Ética do Psicólogo, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Em relação à ética profissional do psicólogo clínico e à bioética na saúde, julgue os itens a seguir. O princípio da autonomia, por pressupor a capacidade do indivíduo de entender e agir intencionalmente sobre o seu problema, assegura que o direito de consentir ou recusar o tratamento cabe ao paciente, ou à sua família caso o paciente seja incapaz de tomar decisões.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q316912 | Administração Geral, Liderança, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Um líder autocrático toma as decisões por si próprio, enquanto os líderes democráticos solicitam participação e suporte de membros da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q410591 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Suponha que um servidor público fiscal de obras do DF, no intuito de prejudicar o governo, tenha determinado o embargo de uma obra de canalização de águas pluviais, sem que houvesse nenhuma irregularidade. Em razão da paralisação, houve atraso na conclusão da obra, o que causou muitos prejuízos à população. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. O ato de embargo da obra atenta contra os princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q819165 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considere que uma sentença judicial tenha condenado Rodrigo, por ato de improbidade administrativa, à proibição de contratar com o poder público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de cinco anos; à perda de função pública que ocupava; e à suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de cinco anos.

Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

É nula a condenação à suspensão de direitos políticos, pois essa não é uma das penas que a lei comina a atos de improbidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q628014 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das metodologias de desenvolvimento de software, julgue os itens subsecutivos. Uma das características do método XP é o uso de um modo de desenvolvimento orientado a testes frequentes, o que garante a entrega de uma única versão do sistema inteiro, testado e validado.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q550084 | Informática, Conceitos Básicos, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos de hardware e software de computadores do tipo PC, julgue os itens que se seguem.

Os disquetes de 3½" mais utilizados atualmente permitem armazenar uma quantidade de informações superior a 1 milhão de bytes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.