Início

Questões de Concursos Analista de Atividades do Meio Ambiente

Resolva questões de Analista de Atividades do Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q718542 | Arquitetura, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A Agenda 21 tem o propósito de melhorar a conservação da diversidade biológica e o uso sustentável dos recursos biológicos. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.

A biodiversidade é uma propriedade da natureza que permite o aproveitamento sustentável de recursos, como os mananciais de água, a energia limpa e os recursos vegetais e minerais.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q385310 | Biologia, Biodiversidade, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Convenções internacionais como a da Biodiversidade, a de Ramsar e a de Marpol tentam estabelecer regras para preservar a biodiversidade e o meio ambiente do planeta Terra. A respeito das decisões tomadas nessas convenções, julgue os itens subsequentes.

Considere-se que o comandante de um navio petroleiro descarregou, em alto-mar, intencionalmente, restos de petróleo que ficavam no fundo dos porões do navio. Nesse caso, essa atitude é contrária ao estabelecido na Convenção de Marpol.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q743705 | Economia, Demanda, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A inexistência de mercados para os bens e serviços ambientais requer o uso de soluções alternativas para atribuir valores econômicos a esses bens e serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O método dos preços hedônicos, que considera que os preços dos imóveis são influenciados pelas características ambientais de sua localização, permite avaliar monetariamente a qualidade ambiental, não apreçada pelos mercados privados.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q532287 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do licenciamento ambiental, julgue os próximos itens.

Para ser expedido alvará de localização e funcionamento definitivo para o exercício de atividades econômicas, basta que seja atendido apenas um dos seguintes requisitos: a) a atividade do estabelecimento atende à legislação urbanística vigente no que se refere ao uso; b) a edificação possui Carta de Habite-se; c) o imóvel onde se pretenda desenvolver a atividade econômica esteja inserido em área passível de regularização.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q742347 | Economia, Produção, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A inexistência de mercados para os bens e serviços ambientais requer o uso de soluções alternativas para atribuir valores econômicos a esses bens e serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O método da produtividade marginal, no qual se estima a produção sacrificada do trabalhador associada ao dano ambiental, é recomendado para os casos em que os efeitos ambientais são localizáveis, como é o caso dos custos de saúde associados à poluição atmosférica.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q539143 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

O cronograma é um documento em que é registrado, pela ordem de sucessão em que serão executados, os serviços necessários à realização da construção e os respectivos prazos previstos, em função dos recursos e facilidades que se supõe serão disponíveis. A respeito do cronograma físico-financeiro de uma obra, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração do cronograma físico-financeiro é dispensável obter informações das pessoas-chave envolvidas diretamente na execução das obras, como engenheiros executores, empreiteiros e mestres de obras.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q591392 | Química, Reações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os compostos NH3, H2O, HF, H2S e SF4 e os elementos químicos envolvidos em suas composições, julgue os itens seguintes. A ligação S—H apresenta maior energia de dissociação que a ligação O—H.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q735802 | Direito Processual Penal, Prova, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao que estabelece o Código de Processo Penal (CPP) no que se refere aos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, julgue os itens subsequentes.

A queixa ou denúncia será instruída com documentos ou justificação que façam presumir a existência do delito ou com declaração fundamentada da impossibilidade de apresentação de qualquer dessas provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q743490 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de contabilidade gerencial, julgue os itens a seguir.

Os salários dos engenheiros e executivos da empresa, os gastos com consultoria para desenvolvimento de produto e as despesas com matérias-primas são exemplos de custos não controláveis pelo diretor de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q481647 | Geografia, Meio Ambiente, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

O termo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ganhou destaque no cenário internacional, permitindo até mesmo uma analogia com o brick (tijolo ou bloco, em inglês), o que pode ser interpretado como a construção de novos blocos de poder. Nesse caso específico, o termo BRIC vem sendo utilizado como sinônimo de bloco de países emergentes ou bloco de países em desenvolvimento.

Os planos diretores para o planejamento territorial são instrumentos políticos construídos pelos gestores públicos de maneira voluntária, e a população não participa de sua construção.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q535278 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Na construção de taludes rodoviários, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados. A compactação é a densificação do solo por meio da redução do volume dos seus vazios, o que requer aplicação de energia mecânica. Considerando essa afirmação, julgue os itens subsequentes.

Os rolos compactadores lisos são adequados para operações de acabamento em aterros com solos arenosos ou argilosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q720373 | Arquitetura, Projeto, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de vias urbanas, que influenciam a malha viária das cidades, julgue os itens a seguir.

As vias locais têm abrangência limitada e são destinadas, entre outros, ao acesso às unidades imobiliárias e a logradouros públicos de caráter local.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q811486 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei de Crimes Ambientais, julgue os itens a seguir.

Além dos requisitos previstos na Lei n.o 9.099/1995, a prévia composição do dano ambiental é requisito indispensável para a formulação da proposta de transação penal nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q394000 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Antônio e Luísa são servidores públicos estáveis do DF, trabalhando em órgãos distintos. Há quatro anos, Antônio e Luísa resolveram morar juntos e, desde então, vêm mantendo uma situação de união estável. Luísa, contudo, recebeu convite para assumir uma função de direção no âmbito do mesmo órgão, porém em repartição situada em outro estado da Federação. Antônio, por sua vez, não teve condição de ser transferido sob o argumento de que não haviam vagas disponíveis.

Com base nessa situação hipotética e na legislação em vigor, julgue os itens a seguir.

Antônio pode valer-se do instituto da remoção, previsto na legislação, a fim de acompanhar Luísa.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q751183 | Engenharia Agronômica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A agricultura busca, constantemente, o aumento da produtividade, a melhoria na qualidade dos alimentos produzidos e a preservação do meio ambiente. Para isso, deve utilizar material genético superior e efetuar um manejo cultural adequado da lavoura. Acerca do manejo das lavouras de importância econômica, julgue os itens seguintes.

Na produção de tomates para o consumo in natura, os agricultores devem efetuar alguns tratos culturais especiais no tomateiro, como desbrota, desponte, amontoa e amarrio, para que obtenham maior produção por área cultivada e frutos de melhor qualidade fisiológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q807106 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública das cidades brasileiras com mais de 20.000 habitantes está obrigada a elaborar o plano diretor do município a ser submetido e aprovado pela Câmara Municipal. A exigência ampara-se em preceito constitucional e visa orientar a política de desenvolvimento e de expansão urbana.

O EIA, do qual trata o art. 2.º da Resolução do CONAMA n.º 1/1986, é elaborado pelo órgão público responsável pelo meio ambiente, na administração pública, seja o empreendimento na esfera municipal, na estadual ou na federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q745411 | Economia, Produção, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

Programas de pesquisa e desenvolvimento que elevam a capacitação da mão de obra e introduzem processos produtivos mais eficientes, empreendidos por empresas de uma indústria, beneficiam as empresas que não desenvolveram esses programas e, portanto, geram economias externas de escala para as empresas não-participantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q523552 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.

O planejamento da auditoria, quando incluir a designação de equipe técnica, deve prever a orientação e a supervisão do auditor, que assumirá total responsabilidade pelos trabalhos executados.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q748440 | Economia, Demanda, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

Se determinado consumidor aloca mensalmente parte de seu salário entre dois bens, x e y, e se a utilidade marginal do bem x for superior àquela referente ao bem y, então, para elevar seu nível de utilidade, o consumidor deve reduzir o consumo de x e elevar o consumo de y.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q594926 | Química, Reações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considere que 20,00 mL de uma solução aquosa de NH3 foram titulados com uma solução aquosa de HCl 0,100 mol/L, usandose fenoftaleína como indicador ácido-base, cuja mudança de coloração ocorre no intervalo de pH entre 8,2 e 10. Acerca dessa titulação, julgue os itens a seguir. A fenoftaleína é um indicador ácido-base adequado para a titulação em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.