Início

Questões de Concursos Analista de Atividades do Meio Ambiente

Resolva questões de Analista de Atividades do Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q428661 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito constitucional ambiental, julgue os itens seguintes.

A administração pública das cidades brasileiras com mais de 20.000 habitantes está obrigada a elaborar o plano diretor do município a ser submetido e aprovado pela Câmara Municipal. A exigência ampara-se em preceito constitucional e visa orientar a política de desenvolvimento e de expansão urbana.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q382089 | Biologia, Ecologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cedeu ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (IBRAM) mapas da hidrografia, dos biomas e da vegetação do território brasileiro, das principais atividades econômicas nele desenvolvidas, além de um exemplar do Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Entre as espécies ameaçadas de extinção, incluem-se o lobo-guará (Crisocyon brachyurus), o mutum-do-nordeste (Mitu mitu), a tartaruga marinha (Chelonia mydas), o Muriquido- norte (Brachyteles hypoxanthus), o albatroz (Thalassarche melanophris).

Considerando o texto motivador acima e as implicações do assunto nele tratado, julgue os itens que se seguem.

Não é possível modelar o impacto da captura incidental pela pesca nas populações de C. mydas conhecendo apenas a influência desse fator nas taxas de mortalidade e taxa de crescimento populacional considerando diferentes intensidades de pesca.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q717847 | Arquitetura, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, a respeito de avaliação de impacto ambiental (AIA), um instrumento preventivo de política pública.

Impacto ambiental é uma poderosa influência exercida sobre o meio ambiente, provocando o desequilíbrio do ecossistema natural.

  1. ✂️
  2. ✂️

264Q524856 | Auditoria, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas brasileiras de auditoria, julgue os itens a seguir.

Os efeitos da destruição de estoques ou de estabelecimento em decorrência de sinistro, conhecidos após a divulgação das demonstrações contábeis, devem ser considerados pelo auditor em seu parecer.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q592698 | Química, Reações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considere que 20,00 mL de uma solução aquosa de NH3 foram titulados com uma solução aquosa de HCl 0,100 mol/L, usandose fenoftaleína como indicador ácido-base, cuja mudança de coloração ocorre no intervalo de pH entre 8,2 e 10. Acerca dessa titulação, julgue os itens a seguir. Se 16,70 mL da solução de HCl foram gastos até se atingir o ponto de equivalência da titulação, então a concentração da solução de NH3 é maior que 0,0800 mol/L.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q442917 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Os remédios constitucionais são garantias, meios assecuratórios, definidos no art. 5.º da CF com o objetivo de proteger os valores e princípios fundamentais e o cidadão contra a violação de um direito ou de uma liberdade. Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.

O STF adota a posição de que o mandado de injunção não tem função concretista, porque não cabe ao Poder Judiciário conferir disciplina legal ao caso concreto sob pena de violação ao princípio da separação dos poderes.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q382058 | Biologia, Ecologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto ambiental (RIMA) e à legislação atinente, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Ao implantar uma represa com fins de lazer e irrigação em terras de sua fazenda em Planaltina%u2013DF, Felício foi notificado pelo órgão fiscalizador competente de que o empreendimento deveria ser objeto de licenciamento ambiental. Inconformado, o ruralista recorreu da notificação sob o argumento de que a barragem não tinha finalidade de exploração para fins de produção de energia elétrica nem representava potencial de significativa degradação ambiental, razão pela qual não poderia ser exigido o licenciamento. Nessa situação, o recurso deve ser administrativamente provido e a notificação, anulada.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q532980 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

O fenômeno da precipitação, no ciclo hidrológico, constitui fator importante para os processos de escoamento superficial direto, infiltração, evapotranspiração, recarga de aquíferos e vazão mínima dos rios. A respeito dos diferentes tipos de precipitação, julgue os itens subsequentes.

Precipitações orográficas possuem baixa intensidade e ocorrem em regiões onde existem barreiras topográficas, tais como as observadas na Serra do Mar.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q481788 | Geografia, Meteorologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

O homem impacta o sistema terra-atmosfera por meio de desmatamento, urbanização e queima de combustíveis, entre outras atividades. Alguns estudos nas áreas de micrometeorologia e agrometeorologia são feitos em pequenas escalas para entender melhor o ambiente em que vivemos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A perda de água que uma cultura sofre em um instante qualquer chama-se evapotranspiração real.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q719187 | Arquitetura, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A cobertura de uma edificação, entre outras funções, protege a construção contra os agentes externos e garante o escoamento das águas pluviais. Estanqueidade, resistência a esforços mecânicos, leveza, durabilidade, facilidade de construção e manutenção são alguns requisitos desejáveis em uma cobertura. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

A trama de um telhado com peças cerâmicas é composta de ripa, beiral e cumeeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q480874 | Geografia, Meteorologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos de micrometeorologia, ramo da meteorologia que se dedica ao estudo dos fenômenos e dos escoamentos atmosféricos de escala temporal inferior a 1 hora e espacial inferior a 1 km, julgue os itens a seguir.

A camada limite convectiva origina-se ao anoitecer.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q529261 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Serviços de instalação sanitária de esgoto e águas pluviais compreendem aqueles que têm por objetivo dotar as edificações com os pontos de descarga hídrica, nas condições adequadas ao uso, atendendo plenamente aos aspectos sanitários e de proteção ambiental característicos de cada caso. Considerando os fatores que influem em uma instalação bem planejada e executada, julgue os itens subsequentes.

As fossas poderão ser de concreto, alvenaria ou outro material que atenda às condições de segurança, durabilidade, estanqueidade e resistência às agressões químicas dos despejos, observadas as normas de cálculos e execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q739964 | Economia, Inflação, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A análise da inflação, bem como do papel desempenhado pela moeda e pelos mercados de crédito, é crucial para o entendimento da realidade econômica. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Inflações não antecipadas, em razão do aumento das taxas de juros, provocam uma redistribuição de renda da economia que favorece os agentes credores em detrimento daqueles que se endividaram.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q399784 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

João, servidor público efetivo de uma autarquia do DF, após vinte anos de serviços prestados, foi convidado pelo governador para assumir a presidência da entidade.

Com base nessa situação hipotética e no disposto na Lei n.º 8.112/1990, aplicada ao DF por força da Lei n.º 197/1991 e da legislação distrital superveniente, julgue os itens subsequentes.

Caso fosse nomeado para cargo em comissão em gabinete de senador da República pelo DF, João teria de pedir exoneração do cargo efetivo na autarquia distrital.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q740787 | Economia, Outros temas de economia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A inexistência de mercados para os bens e serviços ambientais requer o uso de soluções alternativas para atribuir valores econômicos a esses bens e serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No método da avaliação contingente, a ausência de restrição orçamentária pode induzir as pessoas avaliadas a sobrestimarem o preço dos danos ambientais, conduzindo, assim, ao aumento da variância das respostas.

  1. ✂️
  2. ✂️

276Q740060 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

As frequentes guerras de preço entre companhias aéreas se devem não somente ao fato de que grande parte dos passageiros faz suas escolhas com base em preços e horários, mas também à utilização de complexos sistemas de discriminação de preços que dificultam a colusão tácita entre empresas e, ainda, ao fato de que as barreiras à entrada no setor não são muito elevadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q812566 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com as disposições relativas ao processo administrativo, previstas na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens que se seguem. O administrador não tem o dever, perante à administração, de prestar as informações que lhe forem solicitadas nem de colaborar para o esclarecimento dos fatos, tendo em vista que é ônus da administração a colheita de informações e provas.
  1. ✂️
  2. ✂️

278Q740156 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de contabilidade gerencial, julgue os itens a seguir.

Na fixação dos preços de transferência entre divisões de uma mesma empresa, o método de preços de mercado negociados é preferível ao método do custo marginal porque ele garante que os lucros da empresa sejam maximizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q377190 | Administração Pública, Gestão de suprimentos e logística, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Com base na nova gestão pública, julgue os itens subsequentes.

O empenho é o primeiro estágio efetivo da despesa e é conceituado como o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q429843 | Direito Constitucional, Ministério Público, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito constitucional ambiental, julgue os itens seguintes.

O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção do meio ambiente, mas não para defender direitos difusos e coletivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.