Questões de Concursos Analista de Comercialização e Logística

Resolva questões de Analista de Comercialização e Logística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q107271 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um importante ponto na exploração comercial de um navio é a distinção de responsabilidades quanto à Gestão Náutica e à Gestão Comercial.

Nesse sentido, refere-se à Gestão Náutica a responsabilidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q105483 | Matemática, Ciclo trigonométrico, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma aula de Trigonometria, o professor entregou a cada aluno uma cartela com seis expressões trigonométricas. Como em um bingo, os alunos deveriam calcular o valor de cada expressão e marcá-la em suas cartelas, quando o número correspondente ao seu resultado fosse sorteado pelo professor.

A cartela que Maurício recebeu está representada a seguir.

2014_08_25_53fb1d529e8ae.jpg

Sabendo-se que Maurício efetuou todos os cálculos corretamente, quantas expressões ele marcou se os cinco primeiros números sorteados foram 0, 2, 1, 3?4 e -1?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q106252 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei nº 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação de carga estrangeira a casco nu, para operar na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente.

Esse afretamento poderá ocorrer no caso de substituição a embarcações em construção no país, em estaleiro brasileiro, com contrato em eficácia, enquanto durar a construção, por período máximo, em meses, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q104985 | Matemática, Frações e porcentagem, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Uma loja oferece duas opções de pagamento aos clientes. A primeira opção é à vista, com desconto de 5%, e a segunda é a prazo, com dois pagamentos mensais iguais, sendo o primeiro no ato da compra, e o segundo, um mês após a compra.

A taxa mensal dos juros pagos por quem opta pela compra a prazo é, de, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q106777 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q105242 | Matemática, Juros e descontos compostos, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um principal de R$ 600,00 é aplicado, por um ano, a juros compostos de 40% a.a., com capitalização semestral.

Sabendo-se que foi utilizado o regime de capitalização composta, conclui-se que o montante produzido, após um ano, em reais, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q104222 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Os números de telefones celulares de certa região possuem oito dígitos, repetidos ou não, começando por 5, 6, 7, 8 ou 9. Com a expansão do mercado de telefonia, será necessário acrescentar um dígito aos números atuais. Nessa nova configuração, os números seguirão o mesmo padrão anterior (primeiro dígito maior ou igual a 5, podendo haver algarismos repetidos) e, assim, será possível habilitar n celulares a mais do que no sistema atual. Conclui-se que n é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q106272 | Matemática, Frações e porcentagem, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

A política de aumento salarial de uma empresa fez com que, em dez anos, os salários dos seus funcionários aumentassem nominalmente 274%.

Se, nesse mesmo período, a inflação foi de 87%, o ganho real foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q106531 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O quadro esquematiza os tipos de contratos de fretamento com seus respectivos detentores de responsabilidade, quanto à exploração comercial do navio.

2014_08_25_53fb1d530e0fc.jpg

Após analisar os dados, conclui-se que a correlação é dada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q105000 | Matemática, Funções do 1grau, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

47,4 quilos foi o consumo médio de frango per capita do brasileiro no ano passado (2011), segundo a União Brasileira de Avicultura. (...) O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking que é liderado pelos Emirados Árabes, onde a média foi de 67,2 quilos por habitante.
Revista Veja, edição 2252 ano 45 nº 3, página 47, 18 de janeiro de 2012. Adaptado.

Se o consumo médio anual de frango de cada brasileiro aumentar 1,8 kg por ano, em que ano será atingido, no Brasil, o mesmo consumo per capita registrado em 2011 nos Emirados Árabes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q105540 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Quantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q106565 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Nos contratos de fretamento, a responsabilidade civil pelo manuseio, embarque e descarga de mercadorias, de modo geral, refere-se à gestão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q104780 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O subfretamento de um navio caracteriza-se pela existência, de fato e de direito, de dois contratos de fretamento distintos: um primeiro, decorrente da relação originária entre o armador-fretador e o afretador original; e um segundo, de subafretamento entre o afretador original e o terceiro subafretador.

Considerando a hipótese de o contrato principal ser na modalidade TCP, o afretador original poderá subfretar o navio por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q105806 | Matemática, Estatística descritiva, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Os dados abaixo, dispostos em representação de ramos-e-folhas, referem-se às notas de 20 estudantes de Engenharia.

2014_08_25_53fb1d524412a.jpg

Os valores da mediana, da moda e da amplitude interquartílica são dados, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q106577 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um armador avalia economicamente a aquisição de um navio pelo valor de 10 milhões de reais. A utilização do navio deve trazer receitas líquidas de 4 milhões de reais por ano nos próximos cinco anos. Ao fim dos cinco anos, espera-se vender o navio por 4 milhões de reais. A taxa mínima de atratividade (k) é de 20% ao ano.

Nesse contexto, o Valor Presente Líquido (VPL) é, em milhões de reais, aproximadamente, igual a
2014_08_25_53fb1d5336a9e.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q104790 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Os grandes navios petroleiros (VLCC e ULCC), especializados no transporte de óleo cru, são tipicamente caracterizados pela(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q107108 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Uma colisão marítima caracteriza-se, especificamente, pela existência do choque entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q107112 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às obrigações das partes num contrato de fretamento por tempo (TCP), considere as afirmativas abaixo.

I - O armador-fretador deve manter o navio em condições de navegabilidade desde o momento em que ele é colocado à disposição do afretador, conservando-o assim por todo o tempo de duração do contrato.

II - A principal obrigação do afretador é pagar o frete, que é determinado em função do tempo, independente da efetiva utilização do navio, salvo, evidentemente, as hipóteses de off-hire.

III - O afretador deve exercer a utilização do navio dentro de limitações preestabelecidas e relacionadas na carta de fretamento, sem, contudo, arcar com os gastos da exploração comercial da embarcação.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q105833 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à arbitragem, verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.