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Questões de Concursos Analista de Comercialização e Logística

Resolva questões de Analista de Comercialização e Logística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q105471 | Matemática, Juros e descontos simples, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um título com valor de face de R$ 4.000,00 que tenha sido resgatado a uma taxa de desconto bancário simples de 3% ao mês, um mês antes do vencimento, terá o valor presente, em reais, de

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22Q106531 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O quadro esquematiza os tipos de contratos de fretamento com seus respectivos detentores de responsabilidade, quanto à exploração comercial do navio.

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Após analisar os dados, conclui-se que a correlação é dada por

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23Q105883 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num contrato de fretamento de navio a casco nu (BCP), o fretador assume somente as responsabilidades decorrentes dos custos de capital incidentes sobre o navio.

Esses custos compreendem

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24Q104365 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio atracado no porto A recebe 20.000 t de carga e, em seguida, suspende em direção ao porto B, onde descarrega e carrega, respectivamente, 5.000 t e 5.500 t de carga. A distância percorrida de A até B foi de 1.400 milhas.
Após completar o carregamento no porto B, suspende em direção ao porto C, onde descarrega e carrega, respectivamente, 4.000 t e 3.600 t de carga. A distância percorrida de B até C foi de 1.240 milhas.

Se a velocidade de serviço do navio é de 10 nós, e o consumo de combustível é igual a 30 t/dia, quantas toneladas de combustível o navio deverá receber em C, para que seu calado seja o mesmo da condição de partida de A?

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25Q106252 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei nº 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação de carga estrangeira a casco nu, para operar na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente.

Esse afretamento poderá ocorrer no caso de substituição a embarcações em construção no país, em estaleiro brasileiro, com contrato em eficácia, enquanto durar a construção, por período máximo, em meses, igual a

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26Q106777 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada

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27Q105106 | Matemática, Probabilidade, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Uma pessoa segura seis pedaços indistinguíveis de barbante de mesmo comprimento numa das mãos, deixando visíveis tanto as seis pontas superiores quanto as outras seis inferiores. Devem-se escolher duas pontas superiores para amarrá-las e, em seguida, escolher duas pontas inferiores e amarrá-las da mesma forma.

Qual a probabilidade de que se venha a formar um anel?

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28Q106105 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O mercado mundial de afretamentos, quando se encontra na fase de pico, tem como característica

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30Q106694 | Matemática, Probabilidade, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

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Se os eventos A e B são independentes, então, o valor de x é dado por

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31Q107108 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Uma colisão marítima caracteriza-se, especificamente, pela existência do choque entre

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32Q106565 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Nos contratos de fretamento, a responsabilidade civil pelo manuseio, embarque e descarga de mercadorias, de modo geral, refere-se à gestão

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33Q106384 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às obrigações e aos direitos do segurado e do segurador, verifica-se que

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34Q104616 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem como elemento fundamental a utilização do navio na navegação tramp, cuja operacionalização decorre de uma carta partida. Nesse contexto, o COA se enquadra como uma modalidade especial do(s) contrato(s)

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35Q105625 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num contrato de fretamento, o documento que comprova o contrato firmado entre as duas partes principais, fretador e afretador, denomina-se

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36Q106445 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem o seu início propriamente dito a partir do instante em que o armador dá a Notícia de Prontidão (NOR) ao afretador.

Isso ocorre no momento

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37Q104790 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Os grandes navios petroleiros (VLCC e ULCC), especializados no transporte de óleo cru, são tipicamente caracterizados pela(o)

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38Q105117 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com o Anexo I da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL 1973/1978), a descarga de óleo ou de misturas oleosas no mar pode ser realizada por navios com arqueação bruta maior ou igual a 400, desde que algumas condições sejam atendidas.

NÃO faz parte dessas condições a necessidade de a(o)

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39Q107222 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à compra e venda de um navio, verifica-se que o(a)

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40Q105372 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à responsabilidade civil do comandante, considere as afirmativas abaixo.

I - O comandante responde por todas as perdas e danos que, por culpa sua, seja por omissão ou por imperícia, sobrevierem ao navio ou à carga, sem prejuízo das ações criminais a que a sua malversação ou dolo possam dar lugar.

II - O comandante é civilmente responsável pelos furtos dos objetos da carga ou por quaisquer danos a eles, praticados a bordo pelos indivíduos da tripulação, enquanto esta se achar sob a sua responsabilidade.

III - O comandante será responsável pelos acidentes advindos de sugestão do prático, salvo se fi car evidenciado que as sugestões desse profi ssional estavam erradas e que ele tinha condições de perceber tal fato.

Está correto o que se afirma em

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