Questões de Concursos Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico

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21Q104750 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir.

I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio.

II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire.

III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato.

Está correto APENAS o que se afirma em

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23Q104498 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Ao analisar os termos preparatórios de um contrato de afretamento a casco nu, um analista identificou uma proposição INCORRETA, que afirmava que o

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24Q105272 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

O órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a)

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25Q105528 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Ao se analisarem os valores históricos do frete no Mercado Mundial de Afretamentos, conclui-se que

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27Q107101 | Matemática, Probabilidade, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Andresa tem três pretendentes: André, José e Ricardo. A probabilidade de que André convide Andresa para um jantar é de 1/4, enquanto que as mesmas probabilidades para José e Ricardo são 1/3 e 1/2, respectivamente. Caso as pretensões entre os pretendentes sejam independentes entre si, qual a probabilidade de que Andresa não seja convidada para um jantar por nenhum de seus pretendentes?

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28Q106600 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

O período de tempo, estabelecido pelas partes num contrato de afretamento, durante o qual o fretador colocará seu navio à disposição do afretador para as operações de carga ou descarga, sem pagamento adicional de frete, é denominado

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29Q105838 | Probabilidade e Estatística, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Um analista de comercialização e logística, ao se deparar com um problema de estatística descritiva, sabe de antemão que o(s) valor (es)

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31Q106361 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às espécies de avarias, analise as afirmativas a seguir.

I - As avarias simples ou particulares são caracterizadas pela participação efetiva da vontade humana a fim de preservar o bem-comum diante de perigo ou desastre imprevisto, ou seja, ocorrem quando um sacrifício ou despesa extraordinária e voluntária são efetuados.

II - Os prejuízos decorrentes do dano sofrido numa avaria simples ou particular ficarão ao encargo do proprietário da coisa lesionada, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o causador do dano, que será considerado isoladamente, ou seja, ao navio ou à carga.

III - As avarias comuns ou grossas são caracterizadas pela natural falta de atenção humana diante da proteção ao navio ou à carga, ou seja, são involuntárias, sendo os prejuízos sofridos pelo navio, carga ou frete decorrentes de fatos ordinários da navegação.

Está correto APENAS o que se afirma em

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32Q104827 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação estrangeira por viagem ou por tempo para operar no transporte de mercadorias, na navegação de cabotagem,

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33Q106619 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

O custo unitário do operador é obtido pela soma dos custos de capital, operacional e de viagem, dividida pela capacidade de carga. Sob esse enfoque, afirma-se que o

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34Q106887 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir.

I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional.

II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade.

III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação.

Está correto APENAS o que se afirma em

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35Q107145 | Matemática, Cilindro, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Uma chapa deve ser encurvada em forma de uma canaleta cilíndrica aberta, cujo eixo é representado pelo ponto O e a capacidade da canaleta é representada pela área hachurada na figura abaixo.

2014_08_25_53fb1ea15ec4d.jpg

Sabendo-se que o perímetro da canaleta é igual à largura da chapa, qual é o ângulo central da canaleta, ?, tal que esta tenha a maior capacidade possível?

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36Q106890 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio graneleiro hipotético de 32.000 TPB possui porões de carga com capacidade total para 600.000 ft3. A bordo, existem 1.500 toneladas de combustível e lubrificantes, 800 toneladas de água doce potável e 300 toneladas referentes à tripulação, pertences e víveres. Para essa situação, a quantidade máxima de uma carga a granel, em toneladas, com fator de estiva igual 20 ft3/t, que pode ser transportada pelo navio, vale

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38Q106135 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

As gestões náuticas dos contratos de afretamento por período, por viagem e a casco nu são, de responsabilidade, respectivamente, do

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39Q106139 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos ciclos do Mercado Mundial de Afretamentos, afirma-se que

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40Q105889 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística Júnior Transporte Marítico, Petrobras, CESGRANRIO

Associe o tipo de navio, apresentado na coluna da esquerda, à sua respectiva característica, na coluna da direita.

2014_08_25_53fb1ea5589fc.jpg

A associação correta é

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