Início

Questões de Concursos Analista de Comunicação

Resolva questões de Analista de Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1036406 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Avalie as seguintes afirmativas sobre o Marketing 5.0:
I. O Marketing 5.0 terá que enfrentar desafios como: abismo entre as gerações; desequilíbrio na distribuição da riqueza e fosso que separa os que acreditam e os que não acreditam na digitalização.
II. Os cinco componentes fundamentais do Marketing 5.0 são marketing preditivo, marketing aumentado, marketing contextual, marketing direcionado por dados e marketing ágil.
III. O Marketing 5.0 se baseia no poder tecnológico do marketing 3.0 e na antropocidade do Marketing 4.0, de modo a entregar um marketing personalizado e focado no produto, como exige o Marketing 2.0.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1036387 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Em um grupo de alunos que fez provas de Português e de Matemática, 14 foram reprovados em Português, 11 foram reprovados em Matemática, 15 foram aprovados em pelo menos uma dessas duas disciplinas e 13 foram aprovados em apenas uma dessas duas matérias.
Nesse grupo, a quantidade de alunos aprovados em Matemática supera a quantidade de aprovados em Português em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1036405 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao apresentar a noção de Marketing 5.0, Philip Kotler propõe:
“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.”
Nessa nova perspectiva, as ações de marketing superam as anteriores ao se centrarem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1036392 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Dado um conjunto finito de proposições p1 , p2 , ⋯ , pn (chamadas premissas) e uma proposição c (chamada conclusão), diz-se que a relação que associa as premissas à conclusão é um argumento. Um argumento é válido quando a conclusão c é consequência obrigatória do conjunto de premissas. Considere os seguintes argumentos:
Argumento I p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: todas as crianças gostam de refrigerante.
Argumento II p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante gosta de pizza. c: quem gosta de refrigerante é criança.
Argumento III p1 : todas as crianças gostam de pizza. p2 : quem gosta de refrigerante não gosta de pizza. c: nenhuma criança gosta de refrigerante.
É (são) argumento(s) válido(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1036398 | Conhecimentos Bancários, Arrendamento Mercantil ou Leasing, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Em relação ao sistema financeiro nacional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1073721 | Informática, Software, Analista de Comunicação, USP, FUVEST, 2025

“A maioria da população brasileira usa internet apenas pelo celular, diz pesquisa. Mapeamento TIC Domicílios aponta que 29 milhões de pessoas não têm acesso à internet no Brasil, sendo a maioria moradora de áreas rurais.Quase a totalidade (99%) dos usuários de internet brasileiros conectou-se à rede pelo telefone celular, que segue como o dispositivo mais utilizado para essa finalidade. No total, 58% de usuários disseram ter se conectado apenas pelo telefone celular, e 41% afirmaram usar tanto o celular, quanto o computador.”

https://www.terra.com.br/byte/maioria-da-populacao-brasileira-usainternet-apenas-pelo-celular-diz-pesquisa/.


Considerando o contexto brasileiro de acesso à internet, a alternativa que contém um exemplo de recurso mais adequado para o desenvolvimento responsivo em CSS é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1073722 | Informática, Internet, Analista de Comunicação, USP, FUVEST, 2025

Considere os elementos de tag HTML a seguir e assinale aquele que possui a identificação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1036415 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O Google News Initiative disponibiliza treinamentos e ferramentas do Google que visam a facilitar a produção de notícias e de conteúdo e a viabilizar monetização e receita para os publishers.
As ferramentas se dividem em três grupos principais: 1. Entendimento e crescimento da audiência; 2. Fortalecimento das habilidades do jornalismo digital e 3. Crescimento da Receita.
São exemplos de cada grupo, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1036417 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A Busca do CrowdTangle é uma ferramenta que costuma ser usada por jornalistas para pesquisa em redes sociais. Contudo, seus resultados não incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q981439 | Comunicação Social, Segmentação de Público, Analista de Comunicação, CRO AL, Quadrix, 2025

Texto associado.
A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue os itens seguintes.
Devido à ampla segmentação dos títulos — da informação ao entretenimento -, as revistas criam empatia e laços afetivos com seus públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1036391 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Henrique tem R$ 7,00 e pretende, com esse dinheiro, comprar um pacote de macarrão, uma caixa de molho de tomate e uma lata de sardinhas. Se ele comprasse apenas o pacote de macarrão e a caixa de molho de tomate, restariam R$ 2,42. Se ele comprasse apenas o pacote de macarrão e a lata de sardinhas, restariam R$ 2,12. Se ele comprasse apenas a lata de sardinhas e a caixa de molho de tomate, restariam R$ 2,72.
Com base nessas informações, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1036409 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A consulta a informações produzidas por órgãos públicos brasileiros, desde que os dados não estejam protegidos por sigilo legalmente estabelecido, é garantida pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Para usar a LAI, os jornalistas devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1036412 | Comunicação Social, Texto, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Os manuais de redação costumam ressaltar a importância de evitar cacófatos mesmo nos veículos impressos.
Identifique a sentença a seguir que não apresenta esse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1036414 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Comunicação Integrada, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O briefing é um documento importante para embasar o processo de criação publicitária, razão pela qual ele deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1036390 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Dois relógios foram simultaneamente acertados às 8h da manhã. Um deles atrasa 1 minuto a cada 6 horas. O outro, adianta 1 minuto a cada 10 horas.
A diferença entre as marcações desses relógios será de 1 minuto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1036394 | Conhecimentos Bancários, Bancos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Mercado monetário é o mercado que fornece moeda à economia, com transferências de recursos a curtíssimo prazo, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras ou entre elas e o Banco Central do Brasil (BCB).
II. Mercado de crédito é o mercado que fornece recursos para o consumo das pessoas em geral e para o funcionamento das empresas, em operações predominantemente de curto e médio prazos.
III. Mercado de câmbio é o mercado em que são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda nacional, com a participação dos agentes econômicos que têm recebimentos ou pagamentos a realizar em moeda estrangeira, das instituições autorizadas a operar em câmbio e do Banco Central do Brasil (BCB).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1036413 | Comunicação Social, Relações Públicas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Eventos podem ser classificados de acordo com os interesses em sua realização.
Assinale a opção que apresenta eventos que podem ser considerados de interesse diretamente comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1036396 | Conhecimentos Bancários, Banco Comercial, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Assinale qual dos agrupamentos de “carteiras” que compõem as instituições do conglomerado Banestes não atenderia aos requisitos necessários para o Banestes ser considerado um “banco múltiplo” pela regulamentação do Banco Central do Brasil (BCB).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1036400 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.