Início

Questões de Concursos Analista de Comunicação

Resolva questões de Analista de Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q1073722 | Informática, Internet, Analista de Comunicação, USP, FUVEST, 2025

Considere os elementos de tag HTML a seguir e assinale aquele que possui a identificação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1036409 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A consulta a informações produzidas por órgãos públicos brasileiros, desde que os dados não estejam protegidos por sigilo legalmente estabelecido, é garantida pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Para usar a LAI, os jornalistas devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1036414 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Comunicação Integrada, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O briefing é um documento importante para embasar o processo de criação publicitária, razão pela qual ele deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1036390 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Dois relógios foram simultaneamente acertados às 8h da manhã. Um deles atrasa 1 minuto a cada 6 horas. O outro, adianta 1 minuto a cada 10 horas.
A diferença entre as marcações desses relógios será de 1 minuto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1036394 | Conhecimentos Bancários, Bancos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Mercado monetário é o mercado que fornece moeda à economia, com transferências de recursos a curtíssimo prazo, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras ou entre elas e o Banco Central do Brasil (BCB).
II. Mercado de crédito é o mercado que fornece recursos para o consumo das pessoas em geral e para o funcionamento das empresas, em operações predominantemente de curto e médio prazos.
III. Mercado de câmbio é o mercado em que são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda nacional, com a participação dos agentes econômicos que têm recebimentos ou pagamentos a realizar em moeda estrangeira, das instituições autorizadas a operar em câmbio e do Banco Central do Brasil (BCB).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1036412 | Comunicação Social, Texto, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Os manuais de redação costumam ressaltar a importância de evitar cacófatos mesmo nos veículos impressos.
Identifique a sentença a seguir que não apresenta esse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1036413 | Comunicação Social, Relações Públicas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Eventos podem ser classificados de acordo com os interesses em sua realização.
Assinale a opção que apresenta eventos que podem ser considerados de interesse diretamente comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1036396 | Conhecimentos Bancários, Banco Comercial, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Assinale qual dos agrupamentos de “carteiras” que compõem as instituições do conglomerado Banestes não atenderia aos requisitos necessários para o Banestes ser considerado um “banco múltiplo” pela regulamentação do Banco Central do Brasil (BCB).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1036400 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q1036389 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Roberto tinha certo capital C e aplicou uma parte no banco A e o restante no banco B, durante um mesmo período. Ao fazer os resgates, Roberto constatou que a parte aplicada no banco A rendeu 8%, mas o que foi aplicado no banco B desvalorizou 2%, de modo que a soma dos dois resgates totalizava 102% de C.
A razão entre as quantias aplicadas por Roberto nos bancos A e B, nessa ordem, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1036393 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Considere todos os números inteiros, pares e positivos formados por 3 algarismos distintos e consecutivos tais que a soma desses dígitos é 23.
A diferença entre o maior e o menor deles é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1036397 | Conhecimentos Bancários, Banco de Desenvolvimento, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Sobre o sistema financeiro nacional e o mercado bancário, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1036407 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A comunicação interna pode ter, entre outras, as seguintes características e funções dentro de uma organização, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1036402 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

O uso de dispositivos móveis deixou de ser novidade na rotina de produção jornalística e o MOJO, como é conhecido o jornalismo móvel, segue evoluindo.
Sobre o MOJO, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1036404 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Para Jorge Duarte, em gestão de mídias sociais na assessoria de imprensa, “monitoramento é o novo clipping”; por esse motivo, o monitoramento deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1036408 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Levando em conta a importância da comunicação em um cenário de crise, avalie as orientações a seguir:
I. A publicação de notas e comunicados à imprensa é suficiente para conter crises que não envolvam grande número de mortos ou feridos.
II. Numa crise, a organização não deve demonstrar medo, razão pela qual precisa comandar as ações de comunicação o mais rápido possível e evitar a postura do “nada a declarar”.
III. As más notícias devem ser comunicadas aos poucos; os públicos de interesse devem ser monitorados e avaliados para que, em caso de feedback negativo, as interações cessem.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1036416 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Leia o trecho abaixo, integrante do artigo WebTV: Perspectivas para Construções Sociais Coletivas.
A evolução das transmissões digitais, atualmente concretizada pela Internet, vem traçando novos paradigmas de comunicação, como a vídeo e a áudio conferência. Meios de transmissão mais _____ e com maior alcance e poder de comunicação estão ampliando ainda mais _____, e esse cenário é válido também para a televisão. É visível atualmente a grande influência que os meios de comunicação de massa vêm sofrendo com os avanços tecnológicos. As grandes corporações, desde o início da comunicação de massa, sempre foram _____ que atuavam como _____. Diziam o que deveria ou não entrar para a agenda social cotidiana, influenciando assim na formação da opinião pública e gostos populares. Essas grandes corporações ainda existem atualmente, fortalecidas com o grande capital que gira em torno _____. Porém, com a entrada das novas tecnologias no cenário mundial, eliminaram-se muitos dos filtros intermediários das organizações de mídia, encolhendo o tamanho mínimo do seu funcionamento. Em muitos casos, a linha divisória entre receptores e fontes vem se tornando cada vez mais _____.
(RIBEIRO: 2008, p.5, adaptado)
Assinale a opção que completa o texto corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.