Início

Questões de Concursos Analista de Controle Externo

Resolva questões de Analista de Controle Externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q376582 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

De acordo com o diagnóstico traçado por Luiz Carlos Bresser Pereira, ministro da Administração Federal e Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso, no Estado liberal, a iniciativa empreendedora implicou concentração de renda nas mãos da burguesia, mediante mecanismos de mercado, e, no Estado desenvolvimentista, o excedente da economia foi dividido entre os capitalistas e os burocratas, que, além dos mecanismos de mercado, usaram o controle político do Estado para enriquecimento próprio.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q669195 | Contabilidade Geral, Provisões, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.


Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito das provisões e passivos e ativos contingentes.

O nome comercial de determinada entidade, amplamente reconhecido no mercado, vem sendo utilizado de forma indevida por um concorrente. A empresa entrou com ação pedindo que o concorrente pare de utilizar seu nome comercial e a indenize pelas perdas provocadas pelo tempo de uso indevido. Segundo avaliação do departamento jurídico da entidade, a ação tem grande chance de sucesso e o recebimento da indenização é provável. Nessa situação, a entidade reclamante pode registrar o ativo provável, desde que constitua nota explicativa detalhando sua origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q39703 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.
O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.

Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.

Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)
Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido original substituindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q107546 | Direito Processual Civil, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

João foi condenado, por decisão transitada em julgado, a pagar a Renato R$ 10.000,00. De acordo com o Código de Processo Civil, se não efetuar o pagamento integral no prazo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q110647 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE AM, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Imagem 001.jpg

Para o autor, ir ao cinema em vez de trabalhar exemplifica o que dispõe esta passagem do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q110392 | Auditoria, Auditoria de Obras de Edificações, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um dos testes não destrutivos usualmente empregados para a
avaliação da consistência do concreto é o ensaio de abatimento,
a partir do qual, observando-se as condições do concreto fresco,
é possível criar condições para o melhor controle do produto final
na estrutura da edificação. Com relação a esse teste, julgue os
próximos itens.

Tratando-se de concreto dosado em central, o teste deve ser feito imediatamente após a sua produção, ou seja, antes de qualquer processo de transporte do material para a utilização na obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q110940 | Auditoria, Auditoria de Obras Hídricas, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de
obras e de equipamentos, cuja finalidade é a geração de energia
elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico
existente em um rio. Quanto ao potencial hidráulico, julgue os
seguintes itens.

O valor do potencial hidrelétrico brasileiro é dado pelas usinas em diferentes níveis de estudos (inventário, viabilidade e projeto básico) e pelos aproveitamentos em construção e operação.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q108941 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 001.jpg

No último parágrafo, o autor manifesta sua dúvida quanto à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q108409 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



Imagem 004.jpg
A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de
prestação de serviços de TI de uma organização, que também
deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será
mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005
e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.

A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue
os próximos itens.

A migração da plataforma de desenvolvimento de software da organização para um modelo aderente aos preceitos do software livre, envolvendo inclusive o engajamento na distribuição de todos os seus aplicativos internamente desenvolvidos dentro de distrôs especiais do Gnu/Linux, implicará o uso de uma licença de copyleft e migração para um outro tipo de linguagem de programação.

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q109047 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 001.jpg

O autor do texto mostra-se, fundamentalmente, insatisfeito com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q604678 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de pesquisa e à metodologia da pesquisa científica, julgue os itens a seguir. Pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou obter dados, encontrar soluções ou estabelecer leis, em qualquer área do conhecimento; é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q40458 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Analista de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Os embargos de terceiro são ação de procedimento especial que se destinam à proteção da posse atingida por ato de apreensão judicial originado de processo no qual o possuidor atingido não era parte. A respeito de embargos de terceiro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q109907 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Deve-se entender da leitura do segundo parágrafo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q40460 | Direito Penal, Analista de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos ao crime de lavagem de dinheiro.

I A Lei n.º 9.613/1998 é resultante do compromisso assumido pelo Brasil ao firmar a Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e de Substâncias Psicotrópicas, conhecida como Convenção de Viena.
II O delito de lavagem de dinheiro é crime autônomo, não se constituindo em mero exaurimento do crime que o antecede, previsto na Lei n.º 9.613/1998.
III A Lei n.º 9.613/1998 prevê caso de conivência punível, imputando a prática de crime a quem utiliza, na atividade econômica ou financeira, bens, direitos ou valores que sabe serem provenientes da prática de crime contra o sistema financeiro nacional.
IV A participação ou autoria do crime antecedente ao de lavagem de dinheiro não é condição para que seja o seu agente sujeito ativo do crime de lavagem de dinheiro.
V Ainda que não haja efetiva ocultação ou dissimulação da utilização de bens, direitos ou valores provenientes da prática do crime de tráfico ilícito de substâncias entorpecentes ou drogas afins, é bastante para a consumação do crime de lavagem de dinheiro a mera conversão em ativos lícitos.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q34582 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8112 de 1990, Analista de Controle Externo, TCE RJ, FEMPERJ

No que concerne ao tema concurso público, sob o ângulo do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q40344 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Externo, TCE RJ, FEMPERJ

Considerando que o Procurador-Geral de Justiça não encaminhou a proposta orçamentária do Ministério Público Estadual dentro do prazo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentária, para fins de consolidação da proposta anual, o Poder Executivo considerará os valores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q740550 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Em relação às questões de desenvolvimento e crescimento econômico, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q533970 | Engenharia Civil, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

A legislação vigente no país exige a adequação dos prédios públicos tanto do ponto de vista da engenharia como da arquitetura, de modo a garantir a acessibilidade de todas as pessoas, particularmente daquelas que apresentam algum tipo de dificuldade ou limitação. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q107505 | Auditoria, Auditoria de Obras Hídricas, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As barragens são estruturas destinadas ao armazenamento de água
para diversas finalidades, e, conforme as características do local
onde serão construídas, do volume de água a ser armazenado e da
própria finalidade, distintos são os tipos que podem ser adotados.
Em relação aos diversos tipos de barragens, julgue os itens
subsequentes.

A barragem de enrocamento é um aterro construído com fragmentos de rocha e cascalho, dispostas em camadas uniformes sem compactação, sendo que algumas possuem núcleo de argila impermeável.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q460303 | Direito Penal, Crimes Contra as Finanças Públicas, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra o sistema financeiro e contra a fé pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.