Início

Questões de Concursos Analista de Controle Externo

Resolva questões de Analista de Controle Externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q39699 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.
O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.

Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.

Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)
No contexto, identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q107547 | Informática, Captura de Tráfego, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 026.jpg
Considerando o trecho de captura de tráfego acima apresentado,
julgue os itens que seguem.

Se utilizarem a mesma máscara de rede, qualquer que seja, então os hosts envolvidos na captura de tráfego estarão na mesma sub-rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q385269 | Biologia, Biossegurança, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Com base na ISO 14001, os sistemas de gestão ambiental devem ser compostos por

I. Política Ambiental

II. Planejamento

III. Implementação e Operação

IV. Verificação e Ações Corretivas

V. Revisão de Gerenciamento

VI. Adequação da Legislação

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q39670 | Controle Externo, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

A sede administrativa do Governo do Estado foi acometida por fortes chuvas, destruindo documentos. Esse fato tornou as contas iliquidáveis. Nesse caso, o Tribunal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q107768 | Administração Geral, Modelos de gestão, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q109104 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE AM, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte, que trata das impressões recolhidas, em 1900, pelo político, diplomata e historiador brasileiro Joaquim Nabuco, acerca de uma viagem que acabara de fazer aos Estados Unidos.


Imagem 002.jpg
 

Entre os traços americanos apontados no texto por Joaquim Nabuco encontram-se estes três:
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q109225 | Auditoria, Auditoria de Obras Hídricas, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes
partes: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de
força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. Com
relação à casa de força, ou, mais especificamente, às turbinas,
julgue os próximos itens.

Nas turbinas de reação, o rotor é completamente submergido na água, e, com o fluxo da água através das mesmas, ocorre diminuição da pressão e da velocidade entre a entrada e a saída do rotor.

  1. ✂️
  2. ✂️

449Q669428 | Contabilidade Geral, Instrumentos Financeiros, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.


Considerando o disposto no pronunciamento técnico do CPC que trata de instrumentos financeiros, julgue o item a seguir.

Os critérios aplicáveis à mensuração de um ativo financeiro após o seu reconhecimento inicial são custo amortizado, valor justo por meio de outros resultados abrangentes e valor justo por meio do resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q39695 | Direito Constitucional, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Processar e julgar originariamente nos crimes comuns e nos crimes de responsabilidade os membros dos Tribunais de Contas dos Estados é competência do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q39710 | Português, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento.

Última das “barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas - igualmente importante - contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono - na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.


(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

A flexão do verbo destacado encontra justificativa no segmento sublinhado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q39673 | Direito Administrativo, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Enzo, servidor público e chefe de determinada repartição pública, na mesma data, editou dois atos administrativos distintos, quais sejam, uma certidão e uma licença. No que concerne às espécies de atos administrativos, tais atos são classificados em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q649476 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um diagrama de caso de uso, o ator representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q40463 | Direito Tributário, Analista de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

De acordo com o princípio tributário da legalidade, a lei ordinária institui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q108048 | Auditoria, Auditoria de Obras Hídricas, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No projeto de uma barragem, o elemento que permite a passagem
da água a jusante é identificado como extravasor, compreendido
como o conjunto composto de cinco estruturas básicas: o canal de
aproximação; a estrutura de controle; a estrutura de condução; a
estrutura de dissipação; e o canal de restituição. Em relação a
esses componentes, julgue os itens a seguir.

Os vertedouros são aberturas de contorno aberto interpostos em um conduto livre sobre os quais o líquido escoa; e podem ser considerados como orifícios, sem a parte superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q109910 | Direito Previdenciário, Regimes Basicos de Previdencia Social, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Desde que instituídos pelos Estados, vinculam-se, necessariamente, aos regimes próprios os respectivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q836075 | Contabilidade Geral, Legislação Tributária na Contabilidade Geral, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação ao tratamento contábil de ativos, passivos e tributos, julgue o item a seguir.

Os impostos e demais tributos devem ser excluídos dos custos de aquisição para efeito de mensuração dos ativos imobilizados, ainda que sejam tributos não recuperáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q738036 | Direito Processual Tributário, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Considerando a classificação das dívidas públicas quanto ao prazo de duração, a dívida pública adquirida por antecipação de receita classifica-se como dívida pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q39686 | Direito Administrativo, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Considere as seguintes assertivas concernentes ao tema desapropriação:

I. O sujeito ativo da desapropriação é apenas aquela pessoa jurídica que pode submeter o bem à força expropriatória, o que se faz pela declaração de utilidade pública ou de interesse social.
II. Os concessionários de serviços públicos poderão promover desapropriações (fase executória) mediante autorização expressa constante de lei ou contrato.
III. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dispõe do poder de declarar de utilidade pública determinadas áreas necessárias à implantação de instalações de concessionários, permissionários e autorizados de energia elétrica.
IV. Os estabelecimentos de caráter público ou que exerçam funções delegadas de poder público não poderão promover desapropriações (fase executória).

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q39693 | Direito Constitucional, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Um terço dos Ministros do Tribunal de Contas da União será escolhido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.