Texto associado. Atenção : A questão refere-se ao seguinte fragmento de um pensador ilustrado do século XVIII: Do adultério O adultério é um crime para todos os povos da terra; o adultério das mulheres, entenda-se, visto terem sido os homens que fizeram as leis. Enxergaram-se como proprietários de suas esposas; elas são um de seus bens; o adultério as rouba, introduz nas famílias herdeiros estranhos. Acrescente-se a essas razões a crueldade do ciúme, e não será surpreendente que em tantas nações, mal saídas do estado selvagem, o espírito de propriedade tenha decretado a pena de morte para sedutores e seduzidas . (VOLTAIRE, O preço da justiça . São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 63-64)
As leis? Ora, como são os homens que elaboram as leis , eles usam essas leis a seu favor, dão a essas leis um caráter coercitivo, tornam essas leis um instrumento de penalização das mulheres adúlteras.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
✂️ a) elaboram-nas ? usam-lhes ? dão-lhes ? tornam-lhes ✂️ b) as elaboram ? usam-nas ? dão-nas ? as tornam ✂️ c) elaboram-lhes ? as usam ? lhes dão ? lhes tornam ✂️ d) elaboram-nas ? lhes usam ? dão a elas ? tornam-lhes ✂️ e) as elaboram ? usam-nas ? dão-lhes ? tornam-nas