Questões de Concursos Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas

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21Q109889 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Sobre as disposições constitucionais referentes ao controle externo das entidade governamentais, considere:

I. A abrangência dos controles se restringe à legalidade e à legitimidade dos atos praticados pelos gestores.

II. Qualquer cidadão é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

III. Compete ao Tribunal de Contas da União apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em noventa dias a contar de seu recebimento.

IV. Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

Está correto o que se afirma APENAS em

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22Q109122 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

A principal vantagem da Avaliação 360° é

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23Q110658 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Considere as afirmações abaixo, relativas ao conceito de serviço público:

I. O conceito de serviço público varia no tempo e no espaço, cabendo a cada ordenamento jurídico definir quais são tais serviços.

II. No Brasil, os serviços públicos são relacionados pela Constituição, embora haja espaço para a criação de novos serviços públicos por lei formal.

III. O conceito estrito de serviço público inclui toda prestação de serviços pelos órgãos do Estado e entidades da Administração Indireta que possa gerar comodidade fruível pelos cidadãos, tais como justiça e segurança pública.

Está correto o que se afirma APENAS em

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24Q110153 | Gestão de Pessoas, Equipes, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo

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26Q108110 | Gestão de Pessoas, Equipes, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Um gestor coordena adequadamente uma equipe quando

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27Q108622 | Redação Oficial, Norma culta, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Texto associado.

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É preciso corrigir, por falha estrutural, a redação da frase:

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28Q108883 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.

I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.

II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.

III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.

IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.

V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.

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29Q108375 | Direito Administrativo, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, denomina-se

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30Q108120 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.

I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.

II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.

III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.

IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.

V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

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31Q109656 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:

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32Q107609 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à evolução dos métodos de gestão de pessoas a partir do século XX.

I. Na Era da Industrialização Clássica, surgem os departamentos de pessoal destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego.

II. Os departamentos de recursos humanos surgem na Industrialização Neoclássica, incorporando novas funções como, entre outras, recrutamento, seleção treinamento, avaliação e remuneração.

III. Na Era da Industrialização Neoclássica surgem os departamentos de relações industriais acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

IV. Com o crescimento da importância da ARH na Era da Informação, esta tende a ser mais monopolística e centralizadora de suas funções.

V. Na Era da Informação, as equipes de recursos humanos operam como consultorias internas, orientando-se para atividades estratégicas, visando alcançar resultados para a organização.

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33Q107357 | Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH) para a da Gestão de Pessoas.

I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.

III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.

IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sustentável.

V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.

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34Q108385 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao conceito de competências essenciais.

I. As competências essenciais são competências organizacionais que dependem de uma hierarquia de competências funcionais, gerenciais e pessoais.

II. As competências essenciais constituem um arranjo sistêmico e integrado de várias competências pessoais e grupais; são o resultado da sinergia do sistema.

III. As competências essenciais dão a base e a sustentação das quais dependem as competências organizacionais.

IV. Em certos casos, a competência essencial está embasada em uma só pessoa ou em uma única equipe; caracterizando as empresas mais criativas e dinâmicas.

V. São competências essenciais aquelas requeridas de qualquer profissional, independentemente da função ou área de atuação, mas cujo nível de exigência ou necessidade difere de função para função ou entre as distintas áreas de atuação.

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35Q107623 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças

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36Q109420 | Gestão de Pessoas, Motivação, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Segundo as teorias da motivação, recompensas extrínsecas são

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37Q108654 | Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Nem sempre as empresas que criaram um nicho de mercado serão sempre as líderes desse mesmo mercado. Isto ocorre porque a moderna gestão de pessoas pressupõe

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38Q109425 | Gestão de Pessoas, Mudança organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Todo processo de mudança organizacional

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39Q107381 | Administração Pública, Administração Pública vs Empresas, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

De acordo com os dispositivos constitucionais, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, o qual NÃO possui como finalidade

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40Q107383 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à invalidação dos atos administrativos é correto afirmar que

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