Início

Questões de Concursos Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q107842 | Informática, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Ao utilizar o Banco de Dados torna-se necessário controlar os dados, sua manipulação e os seus usuários. Isso é feito através de um conjunto de aplicações de software que

a) permitem o acesso aos dados de maneira simplificada;
b) autorizam os acessos de múltiplos usuários às informações;
c) controlam a manipulação dos dados presentes no banco de dados (inserção, supressão, modificação etc.).

Esses serviços são providos por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q109123 | Informática , SQL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

São cláusulas válidas de restrições de chave estrangeira em SQL:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q110661 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE RJ, FEMPERJ

Texto associado.

2015_05_21_555de2d5af77e.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O segmento do texto em que a forma verbal sublinhada pode também ser empregada, na frase, em número diferente (singular ou plural) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q109903 | Português, Pontuação, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

Nas linhas 11, 12 e 13, o uso do sinal de ponto e vírgula, para separar termos de enumeração, preserva a hierarquia de informações, já que há necessidade de emprego de vírgula na estruturação sintática de alguns desses termos.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q110197 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento.

Última das “barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas - igualmente importante - contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono - na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

O termo cujo sentido no contexto reflete o ponto de vista do autor do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q110792 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Um dos princípios básicos da Administração pública, além de consagrado explicitamente na Constituição Federal, quando trata dos princípios que norteiam a atuação administrativa, também consta implicitamente ao longo do texto constitucional, como por exemplo, quando a Carta Magna exige que o ingresso em cargo, função ou emprego público dependerá de concurso público, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. Do mesmo modo, ao estabelecer que os contratos com a Administração direta e indireta dependerão de licitação pública que assegure igualdade de todos os concorrentes.
Trata-se do princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q110100 | Finanças Públicas, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE CE, FCC

Sobre a taxa de desemprego de um país, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q110122 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE CE, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto que segue.

A velhice na sociedade industrial

A sociedade rejeita o velho, não oferece nenhuma sobrevivência à sua obra, às coisas que ele realizou e que fizeram o sentido de sua vida. Perdendo a força de trabalho, ele já não é produtor nem reprodutor. Se a posse e a propriedade constituem, segundo Sartre, uma defesa contra o outro, o velho de uma classe favorecida defende-se pela acumulação de bens. Suas propriedades o defendem da desvalorização de sua pessoa. Nos cuidados com a criança, o adulto "investe" para o futuro, mas em relação ao velho age com duplicidade e má fé. A moral oficial prega o respeito ao velho, mas quer convencê-lo a ceder seu lugar aos jovens, afastá-lo delicada mas firmemente dos postos de direção. Que ele nos poupe de seus conselhos e se resigne a um papel passivo. Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá- los com cuidados "para o seu próprio bem". Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes, "administrando" sua aposentadoria, obrigando-os a sair do seu canto, a mudar de casa (experiência terrível para o velho) e, por fim, submetendo-os à internação hospitalar. Se o idoso não cede à persuasão, à mentira, não se hesitará em usar a força. Quantos anciãos não pensam estar provisoriamente no asilo em que foram abandonados pelos seus? Quando se vive o primado da mercadoria sobre o homem, a idade engendra desvalorização. A racionalização do trabalho, que exige cadências cada vez mais rápidas, elimina da indústria os velhos operários. Nas épocas de desemprego, os velhos são especialmente discriminados e obrigados a rebaixar sua exigência de salário e aceitar empreitas pesadas e nocivas à saúde. Como no interior de certas famílias, aproveita-se deles o braço servil, mas não o conselho.

(Adaptado de Ecléa Bosi, Memória e sociedade)

No interior das famílias, costuma-se manejar os velhos, tratar os velhos como seres passivos, negar aos velhos a oportunidade de escolha, manter os velhos imobilizados num canto qualquer. Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q109419 | Legislação Estadual, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

A pessoa legalmente investida em cargo, de provimento efetivo ou em comissão, com denominação, função e vencimento próprios, número certo e remunerado pelos cofres públicos."

Esta é a definição de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q110292 | Informática, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Em modelos de entidade e relacionamentos (ER), os relacionamentos independentes são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q109270 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

A Constituição Federal estabelece regras para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos, dentre as quais está aquela segundo a qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q108003 | Governança de TI , Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 012.jpg

A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens que se seguem, considerando que, na proposta
organizacional descrita na figura III, a empresa tenha implantado
um programa de gestão de segurança da informação embasado na
ABNT NBR ISO/IEC 17799 (ISO 17799).

Conforme a ISO 17799, é obrigatório o relatório de incidentes de segurança ao ponto de contato designado. Assim, um funcionário de uma organização que realiza operações de alto risco e identifica uma violação de acesso, porém encontra-se sob coação, poderá utilizar-se de um método secreto para indicar esse evento de segurança. Esse método é conhecido como alarme de coação.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q107749 | Engenharia de Software , RUP, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 002.jpg

A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem
a arquitetura são numerados de #1 a #5.

Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com
padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de
desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.

A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de
software, julgue os itens a seguir.

A produção de artefatos visualmente descritivos do fluxo navegacional de uma aplicação web a ser construída na plataforma acima será, muito provavelmente, realizada por desenvolvedores projetistas de GUI, que produzirão um protótipo de interface de usuário, na disciplina de requisitos, durante a fase de iniciação do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q107791 | Segurança da Informação , Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 029.jpg

Acerca do processo ilustrado na figura acima, que apresenta as
principais atividades envolvidas na gestão de riscos, conforme a
ABNT NBR ISO/IEC 27005, publicada em 2008, julgue os
próximos itens.

Durante o início da adoção da gestão de riscos em uma organização, a aplicação de métodos quantitativos para cálculo do nível de risco ocorre principalmente durante a estimativa de riscos e tende a oferecer resultados mais confiáveis e eficazes comparativamente ao uso de métodos quantitativos, sobretudo quando os ativos no escopo apresentam elevada intangibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q110885 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.

O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e
Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de
Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento,
eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da
cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados
pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais
avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores
alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.

Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria
submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que
englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como
a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a
conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante,
padronizado, num mundo em que tudo se transformava em
mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria
como tal. Surgiria uma cultura de massas que não
precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada
como um negócio de produção em série de mercadorias
culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse
necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria
tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico,
conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle
sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja
repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho
no capitalismo tardio.

Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia
a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em
sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.
O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o
conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge
de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de
que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no
sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta
produção de mercadorias culturais por setores especializados
da indústria.

Feita a constatação da amplitude alcançada pela
indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades
de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante
das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da
cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam
o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar
criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que
lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com
multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era
da informática no Brasil
. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia
das Letras, 2011, p. 292 a 301)

... que enfatizam o caráter alienante das consciências...

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento do sublinhado acima está empregado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q110992 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à estrutura geral do guia PMBOK em sua terceira versão
e à gestão de projetos, julgue os seguintes itens.

Na disciplina de gerenciamento de aquisições, o processo denominado planejar compras e aquisições depende da estrutura analítica de projetos em maior intensidade quando comparado aos demais processos. Nessa disciplina, também existem, entre outros, os processos: solicitar respostas de fornecedores; selecionar fornecedores; e planejar contratações

  1. ✂️
  2. ✂️

358Q109500 | Auditoria, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE CE, FCC

Em decorrência do processo de harmonização das normas contábeis brasileiras às normas internacionais, para melhor expressar sua opinião em relatórios e nos parágrafos de opinião dos pareceres, o auditor deve utilizar a expressão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q107405 | Português, Morfologia Pronomes, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 003.jpg

Quanto à redação da Nota, ao pé do texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q109642 | Português, Sintaxe, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Imagem 001.jpg

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na construção da frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.