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Questões de Concursos Analista de Controle Interno

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121Q110181 | Contabilidade Geral, Apuração e destinação do resultado do exercício, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considere os dados abaixo, retirados da contabilidade de determinada empresa:
Despesas operacionais ..................................... 568.800,00
Lucro antes do IR e CSLL............................... 4.550.400,00
Participação de administradores................................... 10%
Participação de empregados........................................... 8%
Participações de debenturistas....................................... 5%
Prejuízos acumulados......................................... 113.760,00
Provisão para IR e CSLL.................................... 341.280,00
Reserva legal.................................................................. 5%

Com base nesses dados, pode-se afi rmar que o lucro líquido do exercício dessa empresa no fi nal do exercício foi:

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122Q109244 | Contabilidade Geral, Estágios da despesa pública, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o 13o salário, a ser pago no fi nal do ano, deve ser provisionado a cada mês trabalhado, mas o empenho, a liquidação e o pagamento da despesa orçamentária só acontecerão no mês:

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123Q108504 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:
2014_08_25_53fb3d6804dfe.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Um fi nanciamento no valor de R$60.000,00 será quitado em um ano, à taxa de juros de 7% ao mês.
O valor da 12a prestação pelo Sistema Francês (SF) e o valor pelo Sistema de Amortização Constante (SA(C) são:

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124Q108554 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

A curva de demanda de uma empresa perfeitamente competitiva é representada por P = 300, enquanto a curva de custo total é representada por CT = 25Q2 + 200Q + 50. Essa empresa atinge seu lucro máximo ao produzir a seguinte quantidade de unidades:

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125Q108500 | Auditoria, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os critérios de auditoria são níveis razoáveis e alcançáveis de desempenho em comparação com os quais se podem avaliar a economia, a efi ciência e a efi cácia das atividades de uma entidade. Dessa forma, alguns dos atributos dos critérios adequados da auditoria operacional, segundo a INTOSAI, são:

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126Q110308 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

As duas palavras do texto acentuadas pelo mesmo motivo são:

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127Q110177 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

POBRES PAGAM MAIS IMPOSTO QUE OS RICOS NO BRASIL
Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado hoje (15/5) ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos. "O país precisa de um sistema tributário mais justo que seja progressivo e não regressivo como é hoje. Ou seja, quem ganha mais deve pagar mais; quem ganha menos, pagar menos", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação do levantamento, que foi feito por pesquisadores das diretorias de Estudos Sociais, Macroeconomia e Estudos Regionais e Urbanos, para contribuir na discussão da reforma tributária. Os números do Ipea mostram que os impostos indiretos (aqueles embutidos nos preços de produtos e serviços) são os principais indutores dessa desigualdade. Os pobres pagam, proporcionalmente, três vezes mais ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os ricos. Enquanto os ricos desembolsam em média 5,7% em ICMS, os pobres pagam 16% no mesmo imposto. Nos impostos diretos (sobre renda e propriedade) a situação é menos grave, mas também desfavorável aos mais pobres. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) tem praticamente praticamente a mesma incidência para todos, com alíquotas variando de 0,5% para os mais pobres a 0,6% e 0,7% para os mais ricos. Já o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) privilegia os ricos. Entre os 10% mais pobres, a alíquota média é de 1,8%; já para os 10% mais ricos, a alíquota é de 1,4%. "As mansões pagam menos imposto que as favelas, e estas ainda não têm serviços públicos como água, esgoto e coleta de lixo", alertou o presidente do Ipea.

A formação do vocábulo destacado do texto está corretamente identifi cada na seguinte alternativa.

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128Q853876 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista de Controle Interno, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um veículo percorreu 49 km em 21 horas e, em seguida, percorreu mais 105 km em 39 hora. Assim, é correto afirmar que a velocidade média em todo o percurso foi inferior a 2,01 km/h.

II. Um vendedor vendeu três motocicletas do mesmo modelo por R$ 18.000,00. Sabendo que em cada motocicleta ele deu um desconto de R$ 300,00, é correto afirmar que o preço de cada motocicleta, sem desconto, seria um valor superior a R$ 6.100,00 e inferior a R$ 6.450,00.

III. Ao comprar uma geladeira nova, a cliente pagou uma entrada R$ 250,00 e parcelou o saldo restante em 10 prestações de R$ 150,00. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o valor total pago pela geladeira é superior a R$ 1.685,00 e inferior a R$ 1.905.


Marque a alternativa CORRETA:

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129Q109315 | , Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Em um triângulo retângulo, um ângulo interno vale 30o e o cateto oposto a esse ângulo mede ?3 A hipotenusa desse triângulo mede:

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130Q107563 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL

O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção. No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: "No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam". Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos; 2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país; 3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verifi cação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo. Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

"No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário". Tratando-se de um texto publicado pelo próprio Ministério da Fazenda, pode-se dizer que o ditado popular que se aplica no caso desse segmento destacado do texto é:

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131Q110964 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3da582750.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Um imóvel no valor de R$200.000,00 será fi nanciado em 2 anos pela Tabela Price, a 84% a.a.. Os valores da prestação, da amortização e dos juros contidos na 10ª prestação são:

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132Q110862 | Português, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos. Sobre as ocorrências do vocábulo mais no segmento acima, podese afirmar com correção que:

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133Q107426 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O item que não consta na conta de transações correntes do balanço de pagamentos do Brasil é:

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134Q651467 | Códigos de Ética, Código de Ética do Contabilista, Analista de Controle Interno, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

O Código de Ética Profissional do Contabilista prevê que a transgressão dos preceitos do referido código constitui infração ética, sancionada segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades, exceto uma. Qual é essa exceção?

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135Q107423 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3db874026.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

A população de um determinado país cresce à taxa de 2% ao ano. O prazo necessário para que essa população dobre será de:

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136Q108557 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O formato em U da curva de custo total médio de uma fi rma inserida na concorrência perfeita, no longo prazo, é explicado pelo conceito de:

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137Q109392 | Contabilidade Geral, Conceituação, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada, somente poderá ser feito através da utilização das reservas:

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138Q109799 | Contabilidade Geral, Conceituação, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os recursos controlados por uma entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que gerem benefícios futuros ou potencial de serviços compreende na contabilidade pública o conceito de:

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139Q109025 | Matemática Financeira, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

Observe os dados abaixo e responda as questões de números 51 a 60:

2014_08_25_53fb3db3cce3f.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Um financiamento no valor de R$60.000,00 será quitado em um ano, à taxa de juros de 7% ao mês. O valor da 12ª prestação pelo Sistema Francês (SF) e o valor pelo Sistema de Amortização Constante (SA(C) são:

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140Q109156 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais DVP, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada entidade pública apresentou os seguintes saldos ao fi nal do exercício:
Despesa orçamentária ........................................... 329.904,00
Mutações patrimoniais da despesa .......................... 91.008,00
Mutações patrimoniais da receita ........................... 182.016,00
Receita orçamentária ............................................. 307.152,00
Saldo negativo do resultado extraorçamentário........ 34.128,00

Com base nos dados acima, conclui-se que o resultado patrimonial do exercício foi de:

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