Início

Questões de Concursos Analista de Correios

Resolva questões de Analista de Correios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q110017 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Mantém o sentido e a correção gramatical do texto a seguinte reescritura: lembrar algo é, de pronto, lembrar a si?

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q109604 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A organização dos argumentos no texto permite subentender que os “marcos históricos” (L.17-18) se caracterizaram, ao longo da história da humanidade, pela “rapidez” (L.19) e “amplitude das mudanças e transformações” (L.19-20).

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q108183 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

Em ‘Quando o carteiro chegou/e meu nome gritou’ (L.38-39), os sujeitos gramaticais ‘o carteiro’ e ‘meu nome’ estão antepostos a seus respectivos predicados verbais.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q326275 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.

O PPP caracteriza-se por ser um documento estritamente administrativo, no qual devem estar expressos os objetivos de aprendizagem, as metas das instituições educativas bem como os métodos pedagógicos para o cumprimento do currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q109442 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” L.11).

Ficariam mantidos o sentido e a correção gramatical caso o trecho fosse assim reescrito: se recordar de qualquer coisa é, imediatamente, recordar por causa de si?

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q780034 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito da otimização de sistemas de produção, julgue os próximos itens.

Tanto a ergonomia física quanto a ergonomia cognitiva podem levar à otimização de um processo fabril.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q389557 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

A diferença básica entre um arquivo histórico e um museu diz respeito ao acervo de cada um deles; o acervo do museu é praticamente fixo, não se reduzindo nem sendo ampliado.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q603652 | Biblioteconomia, Fontes de informação tipos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Rotulo Enunciado 6Em relação à tipologia, à conceituação e às características das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

As fontes de informação correspondem eminentemente a listas impressas ou em formato eletrônico nas quais consta o local onde pode ser encontrada determinada informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q109584 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Mantêm-se o sentido e a correção gramatical do texto, acrescentando-se elemento enfático ao sentido original, caso o trecho seja assim reescrito: lembrar-se de algo não é, de imediato, lembrar-se de si mesmo?

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q110092 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “turma da bufunfa” (L.23), a forma verbal “se refestelam” (L.24) e o substantivo “bolhas” (L.29) são exemplos de expressões que conferem tom jocoso ao texto, por meio do qual o autor manifesta, de forma irônica, apreciação contemporizadora com relação às orientações do FMI aos mercados financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q107664 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Estaria mantido o sentido do texto, mas alterada a estrutura conceitual do período, caso o trecho fosse assim reescrito: quando uma pessoa se lembra de alguma coisa, ela está, de imediato, lembrando-se de si?

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q110529 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

O trecho “Quem disser (...) cavalos” (L.3-6) apresenta, em forma narrativa, um episódio histórico que, comparado com o que ocorre atualmente, serve como argumento em favor da ideia de que será impossível “nos desligarmos dessa dependência tecnológica” (L.9-10).

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q388567 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Segundo Karl Marx, os antagonismos de classe e a exploração econômica da maioria da sociedade por uma minoria são fatores determinantes do movimento histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q543251 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Uma cadeia de Markov é denominada irredutível (ou ergódica) caso qualquer estado possa ser transformado em qualquer outro estado, não necessariamente em um único passo. Uma cadeia de Markov com matriz de transição P é regular caso exista um número inteiro positivo n tal que todos os elementos da matriz potência Pn sejam estritamente positivos.

Julgue os seguintes itens a respeito desses conceitos.

Algum elemento da matriz de transição P de uma cadeia de Markov regular pode ser zero.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q109091 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Constituem exemplos de orações que não seguem a ordem sujeito-verbo-objeto: “como nos inclina a pensar a prevalência da forma pronominal” (L.10) e “uma vez que foi necessário levar em conta a noção de memória coletiva” (L.17-18).

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q534244 | Engenharia Civil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Segundo a metodologia PMI, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador como o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Os contratos geralmente se enquadram como de preço fixo ou de custos reembolsáveis, podendo ser também utilizado um tipo híbrido, chamado de contrato por tempo e material.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q109843 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

Nas relações de coesão do texto, o termo “Esse fato” (L.4) refere-se a “desenvolvimento científico e tecnológico” (L.1-2).

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q540099 | Engenharia Civil, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito da sustentabilidade na indústria da construção, julgue os itens subsecutivos.

Para a implantação do plano de conservação de água em uma edificação, é necessário avaliar a demanda e a oferta desse bem, para que se busquem soluções técnica e economicamente viáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q815044 | Legislação Federal, Legislação em Comunicação Social, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com relação à ética e à legislação publicitária, julgue os itens subsequentes.

A lei que dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda proíbe a contratação de serviços especializados pertinentes à criação e ao desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação publicitária em consonância com novas tecnologias e que visem à expansão dos efeitos das mensagens e das ações publicitárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q721954 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Os indicadores sociais do Brasil revelam gradual melhoria das condições de vida a partir de 1994. Ainda assim, o país enfrenta graves problemas que afetam significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de sua população. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Apesar de aproximadamente 81% dos domicílios brasileiros disporem de água encanada, metade não está conectada a redes coletoras de esgoto, o que contribui para a deterioração ambiental e da qualidade de vida da população, particularmente nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.