Questões de Concurso Analista de Correios

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q389557 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o papel das instituições de custódia de acervos, em seus diversos tipos e variadas funções, julgue os itens a seguir.

A diferença básica entre um arquivo histórico e um museu diz respeito ao acervo de cada um deles; o acervo do museu é praticamente fixo, não se reduzindo nem sendo ampliado.

42 Q110017 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Mantém o sentido e a correção gramatical do texto a seguinte reescritura: lembrar algo é, de pronto, lembrar a si?

43 Q746252 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Analista de Correios, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, CESPE CEBRASPE

Entre as teorias que se propõem a examinar as questões ligadas ao crescimento econômico, destacam-se os modelos keynesianos e neoclássicos. Com relação a esses modelos, julgue os próximos itens.

No modelo neoclássico de crescimento econômico, uma diminuição da taxa de poupança conduz à redução da relação capital-trabalho e da renda per capita, que prevalece no estado estacionário.

44 Q109198 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg



A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

Ficariam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto caso o trecho fosse assim reescrito: O FMI continua a propalar a novela dos mercados eficientes, embora uma sequência de crises financeiras e cambiais tenha abatido-se, nos últimos 30 anos, sobre os ex-periféricos (agora emergentes).

45 Q108183 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

Em ‘Quando o carteiro chegou/e meu nome gritou’ (L.38-39), os sujeitos gramaticais ‘o carteiro’ e ‘meu nome’ estão antepostos a seus respectivos predicados verbais.

46 Q521985 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com referência ao trabalho e às responsabilidades do auditor, conforme previsto na legislação nacional que trata do tema, julgue os itens subsequentes.

Constitui risco de auditoria a possibilidade de que ocorra e não possa ser evitada ou detectada, em tempo hábil, uma distorção relevante em registros contábeis.

47 Q107725 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Dada a função acessória que desempenham nos sintagmas em que se inserem, os termos “excessiva” (L.10) e “ao vivo” (L.11) poderiam ser suprimidos da estrutura sintática, sem prejuízo para o sentido original e a coerência do texto.

48 Q110529 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

O trecho “Quem disser (...) cavalos” (L.3-6) apresenta, em forma narrativa, um episódio histórico que, comparado com o que ocorre atualmente, serve como argumento em favor da ideia de que será impossível “nos desligarmos dessa dependência tecnológica” (L.9-10).

49 Q109442 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” L.11).

Ficariam mantidos o sentido e a correção gramatical caso o trecho fosse assim reescrito: se recordar de qualquer coisa é, imediatamente, recordar por causa de si?

50 Q107664 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

Imagem 014.jpg
Imagem 015.jpg

Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Estaria mantido o sentido do texto, mas alterada a estrutura conceitual do período, caso o trecho fosse assim reescrito: quando uma pessoa se lembra de alguma coisa, ela está, de imediato, lembrando-se de si?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.