Questões de Concursos Analista de Cultura

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41Q325247 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
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42Q794752 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

“Ser tolerante com o intolerável eticamente” é uma máxima própria do cidadão
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43Q320131 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Conforme Ivani Fazenda (2002) a interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1 entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e ____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a ____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”.
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44Q458887 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Calúnia, difamação e injúria são considerados crimes contra a honra, conforme o Código Penal brasileiro, em seus artigos 138, 139 e 140, respectivamente, e devem ser considerados pelo jornalista no seu exercício profissional cotidiano. Sendo assim, em relação a esse assunto, é correto afirmar que
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45Q795020 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em relação a exigências éticas, é INTOLERÁVEL para os objetivos éticos e políticos do capitalismo vigente
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46Q606607 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O meio de quantificação da ciência, com vistas a analisar a comunicação científica por meio de dados estatísticos e, assim, é também eficaz para aferir as produções escritas em fontes de informação de uma determinada área ou campo científico é denominado
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47Q374679 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Para Nehamas (1986), os autores são indivíduos reais, firmemente localizados na história, causas eficientes dos seus textos.

 ( ) A “Academia Francesa” do Ceará é uma das expressões da ebulição intelectual que caracterizava a época e teve vida de 1872 a 1875, fundada por jovens intelectuais da província nortista, como Rocha Lima, Tomás Pompeu, Araripe Júnior, Capistrano de Abreu, dentre outros.

( ) A “Academia Francesa” do Ceará foi um desdobramento de outra associação, de 1870, a “Padaria Espiritual”.

( ) O “Gabinete de Leitura” foi uma associação que surgiu antes da “Fênix Estudantil”.

( ) Os pontos altos dos movimentos de cunho filosófico e literário no Ceará, surgiram, na segunda metade do Século XIX, conforme a sequência: primeiramente, a “Fênix Estudantil”, depois a “Academia Francesa” do Ceará, seguida pelo “Gabinete de Leitura”, e, mais tarde, a “Padaria Espiritual”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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48Q794784 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo
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49Q445093 | Direito Constitucional, Ordem Social, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Leia o fragmento a seguir.

Os Conselhos Gestores constituem o novo formato institucional previsto nos artigos da Constituição Federal de 1988, que estabelecem a participação em diversas áreas sociais: na saúde, como “participação da comunidade” (art. 198, inciso II); na assistência social, como “participação da população”, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas sociais e controle em todos os níveis de governo (art. 204, inciso II); e na educação, como “gestão democrática do ensino público” (art. 206, inciso VI). Fonte: Revista Pós Ciências Sociais v. 1 n. 11 São Luis/MA, 2009.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que

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50Q325797 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:

I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.

 Está correto o que se afirma em

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51Q794534 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O a priori tecnológico (o saber do como fazer), pressuposto da formação do pensamento moderno, compreendido como a forma universal do modo de produção, ao tornar-se a priori político (o saber do que fazer), prova que
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52Q794537 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A contínua valorização pelo pensamento moderno da linguagem operacional – linguagem que reduz as coisas e as pessoas à função operativa na estrutura da produção
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53Q374697 | Português, Literatura, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que concerne à criação literária e aos conceitos de autor e escritor, assinale a afirmação verdadeira.
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54Q448938 | Direito Constitucional, Educação, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Segundo o jurista Francisco Humberto Cunha Filho, os Direitos Culturais “são aqueles afetos às artes, à memória coletiva e ao fluxo de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e possibilidade de previsão e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana”.

Fonte: http://www.direitosculturais.com.br/. Acesso em 11.09.2018.

A partir dessa definição, é correto afirmar que os Direitos Culturais

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55Q390321 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à história política, econômica e social do Brasil, é correto afirmar que
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56Q609722 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Assinale a opção que corresponde ao item que viabiliza um acordo no uso do vocabulário compartilhado de uma maneira coerente e consistente, apresenta esquemas conceituais em sistemas de bancos de dados compartilhados, e descreve estruturas conceituais de domínios específicos.
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57Q447674 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor público estável
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58Q805823 | Legislação e Decretos, Decreto n 519 1992, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Sobre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER –, instituído pelo Decreto nº 519, de 13 de maio de 1992, com suas alterações posteriores, é correto afirmar que prevê, dentre seus objetivos,
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59Q794563 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.
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60Q794564 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A crítica à concepção estética do marxismo ortodoxo compreende que
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