Início

Questões de Concursos Analista de Finanças e Controle

Resolva questões de Analista de Finanças e Controle comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q113030 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na classificação da despesa pública segundo a natureza, no Brasil, um Grupo de Natureza da Despesa agrega os elementos de despesa com a mesma característica quanto ao objeto de gasto. Identifique qual despesa não pertence a esse grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q112573 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A aplicação das diversas políticas econômicas a fi m de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte função do Governo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q112219 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos, pode–se afi rmar corretamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q113651 | Gestão de Pessoas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q111974 | Administração Geral, Comportamento, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A gestão da mudança atua em todos os níveis organizacionais e em todas as áreas de negócio. O primeiro passo está em mudar o comportamento individual para ter condições de mudar o comportamento organizacional. Relacione a Coluna A, à esquerda, que representa as fases da mudança individual que habilitam a mudança organizacional, na Coluna B, à direita.

2014_08_25_53fab732984e0.jpg

Assinale a opção que indica as relações corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q113187 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

2014_08_25_53fab404adbfa.jpg

A partir da organização das ideias no texto, subentende-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q112212 | Contabilidade Geral, Princípios fundamentais de contabilidade PFC, Analista de Finanças e Controle, SEFAZ SP, ESAF

Assinale abaixo a opção que contém uma afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q111468 | Programação , Java, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na linguagem Java, o comando continue tem a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q111753 | Redes de Computadores , IRC, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O IRC é um sistema de conferência em tempo real, multiusuário, baseado em texto. Os usuários executam programas cliente IRC para se conectar com servidores IRC. Com relação às características de filtragem de pacotes do IRC é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q111275 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

2014_08_25_53fab18d83118.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q111615 | Segurança da Informação , Firewall, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas a tipos e configuração de Firewall:

I. A conversão de endereços de rede NAT permite que uma rede utilize um conjunto de endereços de rede internamente e use um conjunto diferente ao lidar com redes externas.

II. O sistema de conversão de endereços de rede pode modificar os números de portas de origem e destino (podendo ser chamado de conversão de portas e endereços - PAT).

III. Um firewall com arquitetura de host dual-homed é construído com um computador que tem apenas uma interface operando nos dois sentidos, isto é, recebe um pacote, analisa e devolve ao meio físico pela mesma interface de rede. Esta arquitetura, muito útil para pequenas empresas, permite configurar um computador como firewall e roteador ao mesmo tempo.

IV. Uma regra de filtragem tem sua segurança próxima do ideal quando utiliza como parâmetro principal o endereço de origem.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q111673 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Considere os seguintes dados de receitas e despesas constantes da proposta orçamentária de um determinado ente da federação (valores em mil):

Imagem 002.jpg

Com base nos dados apresentados, marque a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q113213 | Administração Geral, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Além das práticas de negócio vitoriosas, existem também as práticas de marketing vitoriosas. Assinale, das opções abaixo, àquela que não corresponde a uma prática de sucesso de marketing.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q112702 | Português, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

De acordo com o texto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q111465 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Segundo Bresser Pereira (2001), a reforma gerencial de 1995 não se baseou na discussão com os neoliberais sobre o grau de intervenção do Estado na economia, pois já havia um consenso sobre a inviabilidade do Estado mínimo e da necessidade de ação reguladora, corretora e estimuladora do Estado. O debate permeou três perguntas:
I. Quais são as atividades do Estado?
II. Que atividades, para as quais ainda não existe essa exclusividade, a sociedade e o Estado consideram necessário fi nanciar (particularmente serviços sociais e científicos)?
III. Quais as atividades empresariais, de produção de bens e serviços, para o mercado?

A essas três perguntas foi adicionado mais uma: Quais são as formas de propriedade ou de organização relevantes no capitalismo contemporâneo: apenas a propriedade privada e a estatal, ou haveria entre as duas uma terceira, a propriedade pública não?estatal, que assume cada vez maior importância nas sociedades contemporâneas?

A partir dessas perguntas e da dicotomia da administração burocrática/administração gerencial, foi possível construir o modelo da reforma baseado nos Estados modernos. Leia as assertivas a seguir e marque a opção correta.
i) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual estão o núcleo estratégico e as agências executivas ou reguladoras, no qual a propriedade será, por defi nição, estatal.
ii) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e científi co, de atividades que não são exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte fi nanciamento do Estado, no qual a propriedade deverá ser essencialmente pública não?estatal.
iii) Assim, os Estados modernos contam com um setor de produção de bens e serviços para o mercado, no qual a propriedade será privada.
iv) Assim, os Estados modernos contam com um setor de atividades exclusivas do Estado, dentro do qual estão o núcleo estratégico e as agências executivas ou reguladoras, no qual a propriedade será, por defi nição, pública não?estatal.
v) Assim, os Estados modernos contam com um setor social e científi co, de atividades que não são exclusivas, mas que, dadas as externalidades e os direitos humanos envolvidos, exigem forte fi nanciamento do Estado, no qual a propriedade será, por defi nição, estatal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q113775 | Administração Geral, Comportamento, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Analise as afirmações que se seguem. Considerando C – certas e E – erradas, assinale a opção correta. I. Indivíduos bons negociadores submetidos por longo tempo a ambientes de pressão podem desenvolver comportamentos passivos. Quando isso acontece, não são mais capazes de recuperar as características anteriores.
II. Os atores sociais que controlam os recursos fundamentais de uma organização podem exercer seu poder impondo-se aos demais com a fi nalidade de ganhar mais poder.
III. Nos tempos atuais, as atitudes dos indivíduos nas organizações são tomadas em função de experiências passadas e não em função de ganhos futuros.
IV. O clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas, e a conseqüente reação a essa percepção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q111808 | Espanhol, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

De acuerdo con el texto, la apreciación de las monedas latinoamericanas frente al dólar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q111910 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Considerando que a figura abaixo sintetiza a rede de um projeto qualquer, apontando a duração das diversas atividades em meses, pode-se afi rmar que o caminho crítico, em semanas, é estabelecido pela rota:

2014_08_25_53fb49d348603.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q113965 | Contabilidade Geral, Conceituação, Analista de Finanças e Controle, SEFAZ SP, ESAF

A empresa Comércio de Varejos e Atacados Ltda., trabalhando com vendas a prazo, apurou os seguintes saldos em primeiro de novembro de 2007:

Imagem 001.jpg

Das duplicatas, 40% vencerão de 5 a 12 meses; 20% vencerão em 13 meses e o restante vencerá após 15 meses. As duplicatas descontadas são de curto prazo.

Ao ser montado o ativo circulante no balanço de 2007, apenas com esses dados, seu valor será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q111456 | Programação , Jquery, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São plug-ins da biblioteca jQuery destinados a criar funcionalidade para a interface do usuário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.