Início

Questões de Concursos Analista de Finanças e Controle AFC

Resolva questões de Analista de Finanças e Controle AFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q796047 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

A Constituição de 1988, ao introduzir mudanças nas relações intergovernamentais, aprofundou o processo de descentralização fiscal iniciado no final da década de 70. Com relação ao sistema federativo do Brasil, aponte a opção não pertinente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q355993 | Contabilidade Geral, Plano de Contas da Administração Federal, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O sistema de contas contábeis em que está estruturado o Plano de Contas Único da Administração Federal tem, como principal finalidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q616904 | Informática, Backup, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

No que se refere às estratégias para backup em ambientes de rede é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q542196 | Probabilidade e Estatística, Conceitos e Dados Importantes, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

O instrumento que mede a mortalidade ou a sobrevivência de uma determinada população é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q744548 | Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

A chamada "Teoria dos Ciclos Reais" considera que a oferta de trabalho, em um determinado momento do tempo, depende dos incentivos econômicos oferecidos ao trabalhador. Tais incentivos, no âmbito dessa teoria, sustentam que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q741764 | Economia, MACROECONOMIA, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Com relação ao conceito de produto agregado, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q643987 | Informática, Algoritmos, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Considere a execução do algoritmo de ordenação Heap (ou Heap Sort), em sua versão em-local (in-place), ao arranjo 13, 18, 10, 8, 11. Qual é a saída gerada, após a execução dos três (3) primeiros passos do algoritmo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q795860 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A necessidade de atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Assim, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q748276 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Em relação à política fiscal e aos conceitos de necessidade de financiamento do setor público (NFSP), déficit e dívida pública, qual das afi rmações abaixo é correta, supondo que não existem juros nominais recebidos pelo governo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q610830 | Informática, Parametros, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Em um enlace de redes, os dois tipos de configurações físicas que podem ser estabelecidas são denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q355856 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Assinale a opção correta a respeito da previsão da receita, execução, fixação da despesa e execução da despesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q628349 | Informática, Servidor, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Na arquitetura e-PING, o padrão para notação de modelagem de processos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q549570 | Informática, Roteador Routers, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas a redes de computadores:

I. No roteamento dinâmico, as tabelas de roteamento são atualizadas a partir de informações trocadas entre os roteadores.

II. Os gateways são dispositivos usados na tradução entre protocolos de aplicação.

III. Em redes TCP/IP, o protocolo de aplicação FTP é o mais utilizado para a transferência de arquivos. É um serviço não orientado a conexão, usa o protocolo UDP e é normalmente provido na porta 21.

IV. O protocolo SNMP usa o TCP para o transporte de mensagens entre estações de gerência e agentes, bem como descreve a estrutura das mensagens trocadas entre eles. São usadas as portas 161 e 162 para identificar agentes e gerentes. A transferência de informações é feita por pares de mensagens sincronizadas chamadas traps, que nascem ao serem enviadas dos agentes para as estações de gerência. Devido ao processo de confirmação de entrega, as mensagens do tipo traps são altamente confiáveis. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q541920 | Probabilidade e Estatística, Média, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Apesar de uma característica numérica supostamente possuir distribuições com variâncias diferentes em duas populações distintas, deseja-se testar a hipótese estatística da igualdade das duas médias. Assim, da primeira população retira-se uma amostra aleatória simples de tamanho 9 e da segunda população retira-se outra amostra aleatória simples independente de tamanho 16. A característica medida na amostra da primeira população tem média 83 e desvio-padrão amostral 7, enquanto a característica medida na amostra da segunda população tem média 81 e desvio-padrão amostral 8. Obtenha o valor mais próximo do erro padrão da diferença estimada entre as médias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q432716 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Sobre direitos e garantias fundamentais, na Constituição Federal de 1988, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q643678 | Informática, Redes de computadores, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

O administrador da rede de uma Universidade, cujo endereço IP é 200.0.0.0, precisa endereçar 15 sub-redes. A máscara mais adequada para o contexto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q542330 | Probabilidade e Estatística, Distribuição Normal, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Sejam n variáveis aleatórias N(0,1) independentes. A soma de seus quadrados tem uma distribuição de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q635798 | Informática, Sistema Detecção de Intrusão IDS, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Os tipos de IDS – Sistema de Detecção de Intrusão são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q645527 | Informática, Política de Segurança, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Considere o seguinte cenário: Em certa empresa, há máquinas que podem acessar exclusivamente o serviço Web, outras que acessam a Web e o serviço de transferência de arquivos (FTP), enquanto outras podem apenas acessar recursos locais à rede. A solução de segurança mais adequada para o controle de acesso nesta rede deve utilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q616652 | Informática, Programação, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de Programação de Computadores.

I. Uma instrução iterativa faz com que uma instrução ou uma coleção de instruções seja executada zero, uma ou mais vezes.

II. Cada subprograma tem um único ponto de entrada e o controle sempre retorna ao chamador quando a execução do subprograma é concluída.

III. Quando um parâmetro é passado por referência, o valor do parâmetro real é usado para inicializar o parâmetro formal correspondente, que, então, age como uma variável local no subprograma.

IV. O encapsulamento é uma estrutura de dados que consiste em um número inteiro e uma fila que armazena descritores de tarefas. O conceito de encapsulamento consiste na colocação de proteções em torno do código que acessa a estrutura para oferecer acesso limitado a uma estrutura de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.