Início Questões de Concursos Analista de Fomento Crédito Resolva questões de Analista de Fomento Crédito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista de Fomento Crédito Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q698233 | Legislação Federal, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A formalização de termo de colaboração entre a Administração pública e uma organização da sociedade civil, para que esta prossiga com o desenvolvimento de trabalho social de acolhimento de desabrigados, bem como de recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho, mediante prévia capacitação e treinamento, ✂️ a) deve, em regra, ser precedida de chamamento público, além do preenchimento de requisitos formais pela organização da sociedade civil, em observância à transparência. ✂️ b) demanda todas as providências, requisitos e procedimento previstos na Lei no 8.666/1993. ✂️ c) demanda sempre prévio procedimento de seleção, observada a isonomia e legalidade, na forma prevista na Lei nº 13.019/2017. ✂️ d) exige a elaboração e apresentação de plano de trabalho pela organização da sociedade civil, esta que ficará integralmente responsável pela execução do mesmo, vedada ingerência ou participação do poder público. ✂️ e) pode ser feita diretamente pelo Chefe do Executivo, desde que não surja interferência com as autoridades formalmente competentes, sob pena de ser necessária prévia autorização legislativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q693917 | Economia, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019As receitas públicas são classificadas em ✂️ a) categorias econômicas, como "corrente" ou "de capital". ✂️ b) espécies, como "corrente" ou "de capital". ✂️ c) origens, como "orçamentária" e "extraorçamentária". ✂️ d) alíneas, como "derivada" e "originária". ✂️ e) gêneros, como "tributário" e "não tributário". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q699338 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Segundo o disposto na Deliberação CEE 171/2019, na hipótese de um pedido de reconhecimento de um novo Curso de Graduação, após exame e decisão da Comissão de Avaliação, obter parecer desfavorável ao seu reconhecimento, ✂️ a) a Presidência do Conselho poderá autorizar o funcionamento provisório da Instituição, com oferecimento de processo seletivo, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos até que novo pedido seja apresentado. ✂️ b) caberá à Presidência do Conselho determinar o arquivamento do pedido e, na hipótese de já estar em funcionamento provisório, determinar as providências para que a instituição indenize os respectivos alunos. ✂️ c) será dado o prazo de um ano para que a instituição realize as correções solicitadas, vedada a oferta de processo seletivo e, após esse período, novo procedimento avaliativo será realizado. ✂️ d) Da instituição ficará obrigada a cancelar o curso e a indenizar os respectivos alunos, mas poderá apresentar novo pedido dentro do prazo de três anos, com as devidas regularizações apontadas. ✂️ e) caberá recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Estadual da Educação, no prazo de 30 (trinta) dias após a ciência da instituição da respectiva decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q702899 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, dentre outras incumbências previstas na Lei no 9.394/96, deverão ✂️ a) executar a proposta pedagógica comum ao seu segmento elaborada pela Câmara de Educação Superior. ✂️ b) abster-se de fiscalizar ou interferir no cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ c) promover as medidas punitivas a todos os tipos de violência, incluindo a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. ✂️ d) baixar normas complementares e sua respectiva regulamentação para o seu sistema de ensino. ✂️ e) notificar ao Conselho Tutelar do Município a lista dos alunos com faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q700862 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, dentre outras incumbências previstas na Lei no 9.394/96, deverão ✂️ a) executar a proposta pedagógica comum ao seu segmento elaborada pela Câmara de Educação Superior. ✂️ b) abster-se de fiscalizar ou interferir no cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ c) promover as medidas punitivas a todos os tipos de violência, incluindo a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. ✂️ d) baixar normas complementares e sua respectiva regulamentação para o seu sistema de ensino. ✂️ e) notificar ao Conselho Tutelar do Município a lista dos alunos com faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q699612 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019No que diz respeito às doações para as instituições de ensino superior, a Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que ✂️ a) podem ser dirigidas a setores ou projetos específicos, conforme acordo entre doadores e universidades. ✂️ b) no caso das universidades privadas, devem ser dirigidos ao caixa único da instituição, com destinação às unidades a serem beneficiadas ✂️ c) podem ser dirigidas a setores ou projetos específicos, desde que sejam feitas em dinheiro, sem encargo e com autorização do Conselho Universitário. ✂️ d) é vedada a destinação a projetos ou setores específicos, devendo ser dirigidos ao caixa único da instituição, devendo a Diretoria dar a destinação específica. ✂️ e) podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, devidamente identificadas, sem destinação específica e sem encargo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q700884 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Conforme as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de Julho de 2015), com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as instituições formadoras em articulação com os sistemas de ensino, em regime de colaboração, deverão promover, de maneira articulada, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para viabilizar o atendimento às suas especificidades nas diferentes etapas e modalidades de educação básica, observando as normas específicas definidas ✂️ a) pela Diretoria Executiva do Ministério da Educação. ✂️ b) pelo respectivo Conselho Estadual da Educação. ✂️ c) pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) pelo Conselho Executivo do Ministério da Cultura. ✂️ e) pela Diretoria do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q701597 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A respeito da contratação de seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário, no caso de estágio realizado em órgãos da administração pública, a Lei no 11.788/2008 dispõe que ✂️ a) a contratação do seguro será facultativa. ✂️ b) a contratação pode ser dispensada, desde que com a expressa concordância do estagiário e da instituição de ensino. ✂️ c) a despesa de contração será rateada entre o órgão público e a respectiva instituição de ensino. ✂️ d) no caso de estágio obrigatório, a contratação do seguro poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino. ✂️ e) a responsabilidade pela contratação do seguro será do órgão público, que, no entanto, poderá descontar do estagiário 10% (dez por cento) do seu valor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q703670 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Nos moldes da Lei no 9.394/96, considerando a classificação das categorias administrativas das instituições de ensino, aquelas que podem qualificar-se como confessionais e certificadas como filantrópicas são somente ✂️ a) as públicas e as privadas. ✂️ b) as privadas e as comunitárias. ✂️ c) as públicas e comunitárias. ✂️ d) as privadas, desde que de educação infantil ou de ensino médio. ✂️ e) as comunitárias, de qualquer nível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q687797 | Administração Pública, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Considere que um gestor público, ao assumir a coordenação de determinada equipe de trabalho, tenha se defrontado com problema que, de acordo com o que apontou a equipe, representa uma situação recorrente na organização, podendo ser solucionado a partir da adoção de condutas constantes de um protocolo de atuação já estabelecido. A decisão do gestor pautada pela aplicação de tal protocolo pode ser considerada, de acordo com classificação doutrinária corrente, como uma decisão do tipo ✂️ a) Diferida. ✂️ b) Intuitiva. ✂️ c) Processual. ✂️ d) Fracionada. ✂️ e) Programada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q705516 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A Lei no 9.394/96 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar, anualmente, determinada percentagem da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público. Nesse sentido, esse diploma legal elenca as despesas que são consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino e aquelas que não são assim consideradas, para fins de apuração da obrigação legal de cada ente federativo. Nesse sentido, assinale a alternativa que contempla hipótese de despesa que não entra no cômputo para fins de apuração desses percentuais. ✂️ a) Subvenção a instituições públicas de caráter assistencial, desportivo ou cultural. ✂️ b) Concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas. ✂️ c) Aquisição de material didático-escolar. ✂️ d) Manutenção de programas de transporte escolar. ✂️ e) Aquisição de instalações e equipamentos necessários ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q698233 | Legislação Federal, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A formalização de termo de colaboração entre a Administração pública e uma organização da sociedade civil, para que esta prossiga com o desenvolvimento de trabalho social de acolhimento de desabrigados, bem como de recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho, mediante prévia capacitação e treinamento, ✂️ a) deve, em regra, ser precedida de chamamento público, além do preenchimento de requisitos formais pela organização da sociedade civil, em observância à transparência. ✂️ b) demanda todas as providências, requisitos e procedimento previstos na Lei no 8.666/1993. ✂️ c) demanda sempre prévio procedimento de seleção, observada a isonomia e legalidade, na forma prevista na Lei nº 13.019/2017. ✂️ d) exige a elaboração e apresentação de plano de trabalho pela organização da sociedade civil, esta que ficará integralmente responsável pela execução do mesmo, vedada ingerência ou participação do poder público. ✂️ e) pode ser feita diretamente pelo Chefe do Executivo, desde que não surja interferência com as autoridades formalmente competentes, sob pena de ser necessária prévia autorização legislativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q693917 | Economia, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019As receitas públicas são classificadas em ✂️ a) categorias econômicas, como "corrente" ou "de capital". ✂️ b) espécies, como "corrente" ou "de capital". ✂️ c) origens, como "orçamentária" e "extraorçamentária". ✂️ d) alíneas, como "derivada" e "originária". ✂️ e) gêneros, como "tributário" e "não tributário". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q699338 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Segundo o disposto na Deliberação CEE 171/2019, na hipótese de um pedido de reconhecimento de um novo Curso de Graduação, após exame e decisão da Comissão de Avaliação, obter parecer desfavorável ao seu reconhecimento, ✂️ a) a Presidência do Conselho poderá autorizar o funcionamento provisório da Instituição, com oferecimento de processo seletivo, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos até que novo pedido seja apresentado. ✂️ b) caberá à Presidência do Conselho determinar o arquivamento do pedido e, na hipótese de já estar em funcionamento provisório, determinar as providências para que a instituição indenize os respectivos alunos. ✂️ c) será dado o prazo de um ano para que a instituição realize as correções solicitadas, vedada a oferta de processo seletivo e, após esse período, novo procedimento avaliativo será realizado. ✂️ d) Da instituição ficará obrigada a cancelar o curso e a indenizar os respectivos alunos, mas poderá apresentar novo pedido dentro do prazo de três anos, com as devidas regularizações apontadas. ✂️ e) caberá recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Estadual da Educação, no prazo de 30 (trinta) dias após a ciência da instituição da respectiva decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q702899 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, dentre outras incumbências previstas na Lei no 9.394/96, deverão ✂️ a) executar a proposta pedagógica comum ao seu segmento elaborada pela Câmara de Educação Superior. ✂️ b) abster-se de fiscalizar ou interferir no cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ c) promover as medidas punitivas a todos os tipos de violência, incluindo a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. ✂️ d) baixar normas complementares e sua respectiva regulamentação para o seu sistema de ensino. ✂️ e) notificar ao Conselho Tutelar do Município a lista dos alunos com faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q700862 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, dentre outras incumbências previstas na Lei no 9.394/96, deverão ✂️ a) executar a proposta pedagógica comum ao seu segmento elaborada pela Câmara de Educação Superior. ✂️ b) abster-se de fiscalizar ou interferir no cumprimento do plano de trabalho de cada docente. ✂️ c) promover as medidas punitivas a todos os tipos de violência, incluindo a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. ✂️ d) baixar normas complementares e sua respectiva regulamentação para o seu sistema de ensino. ✂️ e) notificar ao Conselho Tutelar do Município a lista dos alunos com faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q699612 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019No que diz respeito às doações para as instituições de ensino superior, a Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que ✂️ a) podem ser dirigidas a setores ou projetos específicos, conforme acordo entre doadores e universidades. ✂️ b) no caso das universidades privadas, devem ser dirigidos ao caixa único da instituição, com destinação às unidades a serem beneficiadas ✂️ c) podem ser dirigidas a setores ou projetos específicos, desde que sejam feitas em dinheiro, sem encargo e com autorização do Conselho Universitário. ✂️ d) é vedada a destinação a projetos ou setores específicos, devendo ser dirigidos ao caixa único da instituição, devendo a Diretoria dar a destinação específica. ✂️ e) podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, devidamente identificadas, sem destinação específica e sem encargo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q700884 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Conforme as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de Julho de 2015), com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as instituições formadoras em articulação com os sistemas de ensino, em regime de colaboração, deverão promover, de maneira articulada, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para viabilizar o atendimento às suas especificidades nas diferentes etapas e modalidades de educação básica, observando as normas específicas definidas ✂️ a) pela Diretoria Executiva do Ministério da Educação. ✂️ b) pelo respectivo Conselho Estadual da Educação. ✂️ c) pelo Conselho Nacional de Educação. ✂️ d) pelo Conselho Executivo do Ministério da Cultura. ✂️ e) pela Diretoria do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q701597 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A respeito da contratação de seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário, no caso de estágio realizado em órgãos da administração pública, a Lei no 11.788/2008 dispõe que ✂️ a) a contratação do seguro será facultativa. ✂️ b) a contratação pode ser dispensada, desde que com a expressa concordância do estagiário e da instituição de ensino. ✂️ c) a despesa de contração será rateada entre o órgão público e a respectiva instituição de ensino. ✂️ d) no caso de estágio obrigatório, a contratação do seguro poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino. ✂️ e) a responsabilidade pela contratação do seguro será do órgão público, que, no entanto, poderá descontar do estagiário 10% (dez por cento) do seu valor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q703670 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Nos moldes da Lei no 9.394/96, considerando a classificação das categorias administrativas das instituições de ensino, aquelas que podem qualificar-se como confessionais e certificadas como filantrópicas são somente ✂️ a) as públicas e as privadas. ✂️ b) as privadas e as comunitárias. ✂️ c) as públicas e comunitárias. ✂️ d) as privadas, desde que de educação infantil ou de ensino médio. ✂️ e) as comunitárias, de qualquer nível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q687797 | Administração Pública, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019Considere que um gestor público, ao assumir a coordenação de determinada equipe de trabalho, tenha se defrontado com problema que, de acordo com o que apontou a equipe, representa uma situação recorrente na organização, podendo ser solucionado a partir da adoção de condutas constantes de um protocolo de atuação já estabelecido. A decisão do gestor pautada pela aplicação de tal protocolo pode ser considerada, de acordo com classificação doutrinária corrente, como uma decisão do tipo ✂️ a) Diferida. ✂️ b) Intuitiva. ✂️ c) Processual. ✂️ d) Fracionada. ✂️ e) Programada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q705516 | Não definido, Analista de Fomento Crédito, AFAP, FCC, 2019A Lei no 9.394/96 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar, anualmente, determinada percentagem da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público. Nesse sentido, esse diploma legal elenca as despesas que são consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino e aquelas que não são assim consideradas, para fins de apuração da obrigação legal de cada ente federativo. Nesse sentido, assinale a alternativa que contempla hipótese de despesa que não entra no cômputo para fins de apuração desses percentuais. ✂️ a) Subvenção a instituições públicas de caráter assistencial, desportivo ou cultural. ✂️ b) Concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas. ✂️ c) Aquisição de material didático-escolar. ✂️ d) Manutenção de programas de transporte escolar. ✂️ e) Aquisição de instalações e equipamentos necessários ao ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro