Início

Questões de Concursos Analista de Geoprocessamento

Resolva questões de Analista de Geoprocessamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q483219 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Independentemente da definição aceita para Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), em todas deve comparecer, como parte integrante de uma IDE, um conjunto de serviços. Dentre eles, serviços para mapas ou, mais genericamente, para os dados Geoespaciais. Entendendo um serviço web para mapas como aquele que permite qualquer indivíduo interagir com os dados espaciais, está de acordo com esse serviço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q484642 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Entre as possíveis modelagens estruturais de bancos de dados, aquela que apresenta as características de ser aberta, flexível e adaptável, porém com a desvantagem de apresentar alto grau de redundância e muito tempo necessário nas consultas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q483636 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Sistemas de Informações Geográficas são tecnologias que envolvem atores com diferentes formações, sendo Geógrafos, Engenheiros Cartógrafos, Agrimensores e de Computação as mais comuns. Ao se operar interdisciplinarmente é fundamental o ajuste e o domínio de termos técnicos para que a comunicação e a produção não sejam prejudicadas. Um conceito elementar em geoprocessamento é o de escala. Assim, considerando a amplitude de área no terreno, a escala associada por geógrafos e a escala associada por engenheiros, os termos empregados, respectivamente, serão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q482981 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Atualmente muitas funções encontram-se disponíveis nos principais SIG?s, sendo que, em algumas plataformas, é possível combiná-las para a execução de algumas tarefas. Em razão disso, a organização dos menus requer uma classificação das funcionalidades para que a operação do sistema seja otimizada. Robinson et al propuseram 5 grupos, a saber: 1) Interface Gráfica do Usuário; 2) Gerenciamento do Sistema e do Banco de Dados; 3) Entrada, Edição e Validação de dados; 4) Manipulação e Análise; e 5) Exibição e Geração de produtos.

De acordo com essa classificação, as funções de seleção de macros, geração de legendas e interpolação entre pontos estão relacionadas, respectivamente, aos grupos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q112445 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Segundo Crosta (1999), o termo resolução em sensoriamento remoto se desdobra em três diferentes e independentes parâmetros.

De acordo com essa afirmação, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Resolução espacial
( 2 ) Resolução espectral
( 3 ) Resolução radiométrica

( ) É um conceito inerente às imagens multiespectrais de sensoriamento remoto. Ela é definida pelo número de bandas espectrais de um sensor e pela largura do intervalo de comprimento de onda coberto por cada banda. Quanto maior o número de bandas e menor a largura do intervalo, maior é a resolução.

( ) É definida pela capacidade do sistema sensor em "enxergar" objetos na superfície terrestre; quanto menor o objeto possível de ser visto, maior é a resolução.

( ) É dada pelo número de níveis digitais, representando níveis de cinza, usados para expressar os dados coletados pelo sensor. Quanto maior o número de níveis de cinza, maior é a resolução.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q484717 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Na estimação de coordenadas por meio das tecnologias GNSS, o processamento das observações tem aspecto fundamental na obtenção de uma melhor qualidade das coordenadas. Na fase de processamento das observações, podem ser utilizados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q483220 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Ao se modelar um problema a ser solucionado com auxílio de um Banco de Dados Geográficos, ou um SIG, durante a elaboração do Projeto Lógico, deve-se ter especial atenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q485201 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma instituição precisa determinar as coordenadas de 5 novas estações. Para a execução do levantamento, são consideradas as seguintes condicionantes:

- todas as linhas entre as 5 estações devem ser levantadas;

- cada linha deverá ser levantada em 3 sessões distintas;

- em cada seção só poderão ser aproveitados os vetores independentes;

- mediante a logística existente, em um dia somente será possível medir uma única sessão;

- serão empregados no levantamento 5 rastreadores, e todos deverão ser usados em todas as sessões.

Diante desse contexto, o levantamento das estações por GPS deverá, teoricamente, ser feito no seguinte número de dias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q483382 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q483483 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

As elipses de Tissot são úteis para avaliação das características de uma projeção cartográfica e, normalmente, ficam definidas por seus dois eixos principais. Elipses com semieixos iguais a m0 = 0,80; m90 = 1,25 e m0 = 1,22; m90 = 1,48 são indicativas, respectivamente, de projeções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q484454 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Feições do mundo real são mais bem modeladas como Objetos Geográficos por possuírem uma geometria, um conjunto de propriedades (atributos que definem o seu estado) e um conjunto de métodos (que definem o seu comportamento). Na área do conhecimento de Sistemas em Computação e Informática, uma grande mudança ocorreu com o surgimento do paradigma da Orientação a Objetos, que permitiu uma evolução nos SIG. De acordo com esse paradigma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q484680 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Na produção de dados geoespaciais, as fotografias aéreas estão entre os inúmeros produtos que podem ser classificados como imagem. Outro exemplo é o Mosaico, a respeito do qual, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q484070 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Entre os documentos disponíveis para uma compilação cartográfica, observou-se que um dos mapas, em escala 1:10.000.000, não explicitava, em suas informações marginais, a projeção utilizada. Como responsável pelo projeto, a decisão correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q112735 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica SIG precisam conhecer o domínio da área, combinando conceitos e nomenclaturas correntes em informática com os conceitos e nomenclaturas utilizados nos SIGs. Nesse contexto, correlacione os termos a seus respectivos conceitos.

( 1 ) Dados
( 2 ) Projeção cartográfica
( 3 ) Dígito
( 4 ) Projeção transversa de Mercátor
( 5 ) Projeção esteriográfica

( ) Sinal ou símbolo utilizado para representar uma quantidade específica de informação.
( ) Projeção conforme perspectiva sobre um plano tangente, em que o ponto de projeção se situa na extremidade oposta ao diâmetro da esfera, partindo do plano de tangência do plano.
( ) Técnica utilizada para representar, sobre uma superfície plana, por meio de processos de transformação geométrica, os fenômenos que ocorrem na natureza.
( ) Números, caracteres e símbolos que identificam, qualificam e quantificam fatos ou ocorrências e que ao serem processados resultam em informação.
( ) Projeção cilíndrica conforme que tem um giro de 90º em azimute. O meridiano central é representado por uma linha reta, que corresponde à linha do equador. Com exceção do meridiano central, nenhuma linha é reta, nem os paralelos geodésicos, nem os meridianos geográficos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q483003 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

O Open Geospatial Consortium - OGC conta hoje com mais de 500 membros de diversas categorias, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias e a definição de especificações para interfaces e padrões de intercâmbio de dados, de maneira a otimizar a interoperabilidade entre sistemas que lidam com informação espacial e localização. Assim, de acordo com o modelo conceitual proposto pelo OGC, um Modelo Digital de Superfície (MDS), representado por uma Rede Triangular Irregular (TIN), seria do tipo/subtipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q114062 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Assinale as frases que estão escritas de acordo com as normas gramaticais do portu-guês padrão.

Imagem 005.jpg

Todas as frases corretas estão listadas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q484727 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

A principal característica de um SIG é a capacidade de análise, mais especificamente, análise espacial. Um dos esquemas mais simples de organização dos métodos de análise espacial é a denominada Álgebra de Mapas, desenvolvida por Dana Tomlin, na década de 1980. Na forma em que foi estruturada, é possível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.