Início

Questões de Concursos Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia

Resolva questões de Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1034711 | Economia, Macroeconomia, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Considerando os modelos e teorias acerca da determinação da renda, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo keynesiano para determinação da renda surgiu no contexto da crise econômica dos anos 1920, com base no princípio de demanda efetiva, mostrando uma visão de mercado diferente do modelo clássico, cuja relação tradicional entre oferta e demanda não foi suficiente para gerar respostas sobre as altas taxas de desemprego.

II. Segundo a relação clássica entre oferta e demanda, para diminuir as taxas de desemprego bastaria reduzir os salários oferecidos de maneira que um mercado perfeitamente competitivo se ajustaria rapidamente até alcançar o equilíbrio. Dessa forma, no modelo clássico não deveria haver espaço para o desemprego.

III. No modelo keynesiano, a renda pode ser determinada a partir da demanda efetiva, isto é, a situação em que a oferta agregada equivale à demanda agregada em determinado mercado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1038520 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Os estudos da expansão do sistema elétrico são elaborados com base em cenários futuros, os quais visam representar aspectos técnicos, ambientais, econômicos e sociais em um horizonte de tempo definido. A assertividade dos estudos elaborados está diretamente relacionada à qualidade dos cenários levantados.
A respeito da metodologia para elaboração de cenários econômicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As projeções econômicas focam em variáveis macroeconômicas e na trajetória do produto interno bruto (PIB) nacional. As projeções setoriais não são contempladas nas projeções econômicas devido ao caráter generalista do planejamento da expansão do sistema elétrico.

( ) As projeções econômicas são pouco afetadas pelas projeções demográficas, visto que o foco do cenário é o consumo de energia e não a dinâmica populacional do país.

( ) O estudo econômico está baseado em premissas que devem estar alinhadas aos cenários que serão analisados. Essas premissas dependem de aspectos tanto macroeconômicos quanto setoriais.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1038523 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

O consumo de energia, de forma ampla, engloba diversos setores além da geração de energia elétrica. Parte significativa do consumo de energia é atribuído, por exemplo, aos transportes, setor em que predomina a gasolina e o óleo diesel. Assim, embora quase 90% da energia elétrica gerada provenha de fontes renováveis, quando ampliado o conceito de energia, esse percentual cai para menos de 50%.
Em relação às diversas fonte de energia e à sua relevância no mercado de combustíveis, analise as afirmativas a seguir.

I. O mercado de derivados de petróleo mostrou nos últimos anos um saldo exportador, ou seja, o Brasil exportou mais derivados de petróleo do que importou. A forte demanda internacional sustenta essa situação como uma tendência para os próximos 10 anos.

II. Considerando os últimos 10 anos, houve, na média, um aumento no consumo de biodiesel no Brasil, que hoje figura entre os maiores produtores desse biocombustível. A matéria prima mais usada para sua fabricação, no Brasil, é o óleo de soja.

III. O mercado de energia no âmbito residencial é dominado pela energia elétrica, pela lenha e pelo gás natural.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.