Questões de Concursos Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia

Resolva questões de Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1034709 | Economia, Microeconomia, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Considerando os principais conceitos sobre a Teoria do Consumidor, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilidade marginal diminui à medida que mais unidades são produzidas, segundo a lei da utilidade marginal decrescente.

II. O equilíbrio do consumidor é alcançado no instante em que é maximizada sua utilidade, dado seu orçamento e os preços dos bens. Ocorre quando a razão entre as utilidades marginais dos bens é igual à razão entre seus preços.

III. A utilidade é a satisfação que um consumidor obtém de bens e serviços consumidos e sua medição é fundamental para entender como os indivíduos baseiam suas escolhas sobre o consumo.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1034710 | Economia, Macroeconomia, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Sobre o conceito de contas nacionais, conjunto de indicadores que possibilitam o entendimento e o gerenciamento da economia, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao calcular o Produto Interno Bruto (PIB) pelas despesas, leva-se em consideração a balança comercial, que equivale ao valor bruto das exportações.

II. A conta corrente registra as transações de bens e serviços, rendimentos e transferências correntes entre residentes e não-residentes e integra a balança de pagamentos.

III. São importantes indicadores econômicos de um país: o Produto Interno Bruto (PIB), o Produto Nacional Bruto (PNB), o Produto Nacional Líquido (PNL), a renda nacional e a balança de pagamentos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1034711 | Economia, Macroeconomia, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Considerando os modelos e teorias acerca da determinação da renda, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo keynesiano para determinação da renda surgiu no contexto da crise econômica dos anos 1920, com base no princípio de demanda efetiva, mostrando uma visão de mercado diferente do modelo clássico, cuja relação tradicional entre oferta e demanda não foi suficiente para gerar respostas sobre as altas taxas de desemprego.

II. Segundo a relação clássica entre oferta e demanda, para diminuir as taxas de desemprego bastaria reduzir os salários oferecidos de maneira que um mercado perfeitamente competitivo se ajustaria rapidamente até alcançar o equilíbrio. Dessa forma, no modelo clássico não deveria haver espaço para o desemprego.

III. No modelo keynesiano, a renda pode ser determinada a partir da demanda efetiva, isto é, a situação em que a oferta agregada equivale à demanda agregada em determinado mercado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.