Início

Questões de Concursos Analista de Planejamento

Resolva questões de Analista de Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q375587 | Administração Pública, Caracterização das Organizações, Analista de Planejamento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

A comunicação dirigida consiste em instrumento utilizado pelo profissional de relações públicas para atingir o público-alvo de interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q376969 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA), julgue o item abaixo.

A estrutura legal e institucional da administração pública é baseada em valores e práticas que, em muitos casos, são discutíveis. Isto determina limitações impostas ao sistema de gestão dos órgãos e entidades pelo Estado, o que dificulta a implantação do GESPUBLICA.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q335326 | Matemática, Cálculo Aritmético, Analista de Planejamento, Secretaria de Administração do Estado do Amapá AP, FCC, 2018

As inscrições para um concurso ficaram abertas durante 31 dias. No total, inscreveram-se 1370 pessoas. Nessas condições,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q390886 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Planejamento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da administração, julgue os itens subsecutivos.

O controle administrativo, que consiste no acompanhamento e fiscalização do ato administrativo por parte da própria estrutura organizacional, configura-se como controle de natureza interna, privativo do Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q641584 | Informática, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

Qual protocolo da camada de aplicação do TCP/IP permite que um usuário remoto transfira e-mails de uma caixa de mensagens permanente para um computador local?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q818431 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

De acordo com as disposições da Lei n.º 4.320/1964, julgue os próximos itens.

A contabilidade pública deve evidenciar somente os fatos ligados à administração patrimonial do ente governamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q645899 | Informática, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

No ciclo de desenvolvimento de sistemas, os testes são de suma importância e podem, dependendo do porte do sistema, ser bastante complexos, exigindo que seu planejamento e realização sejam divididos em fases. Em uma dessas fases, os testes são realizados por um grupo restrito de usuários finais do sistema, que simulam operações de rotina do sistema, de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.

Essa fase é denominada teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q410033 | Direito Administrativo, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios da administração pública, e conceitos de administração pública, órgão público e servidor, julgue os itens a seguir.

A expressão administração pública, em sentido orgânico, refere-se aos agentes, aos órgãos e às entidades públicas que exercem a função administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q543231 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Em um banco de dados, foram armazenadas informações relativas a diversas pesquisas realizadas por pesquisadores de institutos renomados. Entre as variáveis constantes desse banco destacam-se: nome, gênero e titulação do pesquisador; valor financiado da pesquisa; instituto ao qual o pesquisador pertence; número de componentes da equipe; e número de artigos publicados pelo pesquisador.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Se a base for ordenada pelo nome do pesquisador e uma amostra de tamanho 100 for selecionada de forma sistemática, a variância desse estimador será aproximadamente igual à variância determinada para o estimador, obtido pelo método aleatório simples com reposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q375688 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.

No modelo brasileiro de gespublica, a base conceitual e os instrumentos são restritos a determinado objeto a ser gerenciado (saúde, educação, previdência, saneamento).

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q376470 | Administração Pública, Caracterização das Organizações, Analista de Planejamento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

O principal objetivo da área de comunicação mercadológica é construir uma reputação positiva da instituição perante os públicos de interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q542561 | Probabilidade e Estatística, Conceitos e Dados Importantes, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

0 0 3 3 3 4 1 2 2 1 1 2 3 3 4 1 2 2 0 4

Considerando os dados acima, que representam a quantidade de doutores presentes em pesquisas que geraram patentes industriais, julgue os próximos itens.

Mais de 25% das pesquisas apresentam 3 ou mais doutores como seus componentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q723657 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Analista de Planejamento, Secretaria de Administração do Estado do Amapá AP, FCC, 2018

São características demográficas do estado do Amapá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q413304 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista de Planejamento, Secretaria de Planejamento, FUNDATEC, 2018

Considere o seguinte conceito de ato administrativo: “manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, ou de quem lhe faça as vezes, que produz efeitos jurídicos, no exercício de suas prerrogativas, com o fim de atender ao interesse público” (SANTANNA, Gustavo. Direito Administrativo. 4ª ed. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2015, p. 117). Diante dessa definição, no que diz respeito à extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q114560 | Direito Previdenciário, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Acerca da saúde e segurança no trabalho, julgue os itens que se

seguem.

 

Não é considerado acidente de trabalho, para os fins da legislação previdenciária, o acidente sofrido pelo empregado fora do local e horário de trabalho durante a prestação espontânea de serviço à empresa para proporcionar a esta proveito.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q698072 | Administração Geral, Analista de Planejamento, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Os indicadores de desempenho aplicáveis às organizações podem estar relacionados ao atingimento de seus objetivos estratégicos, ou também ao desempenho de seus processos. Para essa última abordagem podem ser utilizados os indicadores chave conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), entre os quais pode-se citar o indicador de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q718044 | Arquitetura, Iluminação, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos do projeto arquitetônico e dos diversos elementos que constituem uma edificação, julgue os itens que se seguem.

Para áreas usadas ininterruptamente, a iluminância exigida deve ser superior àquela estabelecida como iluminação geral para área de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q678106 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Planejamento, Prefeitura de Recife PE, FCC, 2019

Texto associado.

Envelhecer

Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há seiva estuando, além é coisa murcha.

A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso. Outro dia sofri um ataque não de infância, mas de adolescência: precipitei-me célere, árdego*, confuso. Meus olhos estavam úmidos e ardiam; mãos trêmulas; os demônios me apertavam a garganta; eu me sentia inibido, mas agia com estranha velocidade por fora. Exatamente o contrário do que convém a um senhor de minha idade e condição.

Pior é o ataque de infância: o respeitável cavalheiro de repente começa a agir como um menino bobo. Será que só eu sou assim, ou os outros disfarçam melhor?

*árdego: impetuoso.

(BRAGA, Rubem. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 71)

O segmento que inicia o texto - Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice - deve ser entendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q376882 | Administração Pública, Formação do Estado e da Administração Pública, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de melhorar o cumprimento dos fins da administração, em especial a proteção dos direitos dos administrados, a legislação estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da administração federal direta e indireta. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A incumbência da administração pública federal no Brasil está diretamente ligada à presidência da República e aos ministérios.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.