Questões de Concursos: Analista de Processos Organizacionais Administração

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista de Processos Organizacionais Administração. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q114470 | Administração Pública, Plano diretor para a reforma do aparelho do estado, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) teve como um dos objetivos específicos para o setor de Serviços Não-exclusivos

12 Q115232 | Administração Financeira e Orçamentária, Plano Plurianual PPA, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Os programas de Gestão de Políticas Públicas do PPA (Plano Plurianual)

13 Q114521 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O tipo híbrido de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados é denominado

14 Q115057 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública , Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Compete à Comissão de Ética dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou de qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público:

I. Orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

III. Fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

IV. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

V. Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

É correto o que consta APENAS em

15 Q115272 | Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O ciclo orçamentário na gestão pública

I. é um processo de caráter intermitente e simultâneo, por meio do qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico e financeiro.

II. corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final.

III. envolve um período maior que o exercício financeiro, uma vez que abrange todas as fases do processo orçamentário: elaboração da proposta; discussão e aprovação; execução e acompanhamento; controle e avaliação do orçamento.

IV. é o espaço de tempo compreendido entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de cada ano.

V. é a utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.

É correto o que consta APENAS em

16 Q114902 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Accountability é

17 Q114257 | Administração Financeira e Orçamentária, Plano Plurianual PPA, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

O PPA ? Plano Plurianual:

I. Tem a função de estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, abrangendo um período de quatro anos.

II. É o instrumento de planejamento operacional das ações do governo para um período de oito anos, ao nível do governo federal, e de quatro anos ao nível dos governos estaduais e municipais.

III. Compõe-se basicamente do módulo de base estratégica (que compreende a análise da situação econômica e social do ente público e as diretrizes do PPA) e do módulo dos programas (que definem os problemas que se tem por objetivo solucionar e os respectivos conjuntos de ações).

IV. Não torna possível a verificação da efetividade na execução de seus programas mas, permite a revisão e comparação dos objetivos e metas definidas com o planejamento do ano anterior.

V. Estabelece que nenhum investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, poderá ser iniciado sem a prévia inclusão no plano plurianual ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

É correto o que consta APENAS em

18 Q115316 | Administração Pública, Nova gestão pública , Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Na administração pública gerencial a estratégia fundamenta- se

I. na definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade.

II. na garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados.

III. no combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista tendo como princípios orientadores a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.

IV. na estrutura de controles rígidos dos processos da efetividade no controle dos abusos na prestação de serviços ao cidadão.

V. no argumento de que a administração pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins).

É correto o que consta APENAS em

19 Q115104 | Administração Pública, GESPÚBLICA , Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Tratando-se de ética profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é correto afirmar:

20 Q115098 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.