Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q648999 | Informática, Criptografia de chave pública PKI, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Em um sistema de chave pública, Alice usa a chave x_a para criptografar uma mensagem arbitrária M mediante aplicação da função N=f(x_a,M). A decifragem da mensagem N assim obtida pode ser feita pela aplicação da mesma função por Alice utilizando a chave y_a da forma M=f(y_a,N). Analogamente, Bob cifra uma mensagem arbitrária M, aplicando a mesma função f com a chave x_b da forma N=f(x_b,M) e decifra a mensagem utilizando a chave y_b da forma N=f(y_b,N). Qual dos seguintes esquemas garante que Bob possa recuperar a mensagem M, dado que a mensagem N=f(x_b,f(y_a,M)) foi enviada por Alice se a chave pública de Alice é x_a, a chave pública de Bob é x_b, e as chaves y_a e y_b são, respectivamente, as chaves privadas de Alice e de Bob?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q118599 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, TCE RO, CESGRANRIO

Para Sérgio Buarque, "as massas urbanas" (l. 61) representam o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q118894 | Engenharia de Software , Análise de Requisitos, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Ao se proceder a Análise de Requisitos Funcionais de um projeto/sistema a ser desenvolvido, pode-se afirmar que essa é a etapa onde se dá, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q30837 | Português, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto para responder a questão.

A nova Califórnia (Fragmento)

    Tubiacanga era uma pequena cidade de três ou quatro mil habitantes, muito pacífica, em cuja estação, de onde em onde, os expressos davam a honra de parar. Há cinco anos não se registrava nela um furto ou roubo. As portas e janelas só eram usadas... porque o Rio as usava. [...]
    Mas, qual não foi a surpresa dos seus habitantes quando se veio a verificar nela um dos repugnantes crimes de que se tem memória! [...] violavam-se as sepulturas do “Sossego”, do seu cemitério, do seu campo-santo. [...]
    A indignação na cidade tomou todas as feições e todas as vontades. [...] A própria filha do engenheiro residente da estrada de ferro, que vivia desdenhando aquele lugarejo [...] não pôde deixar de compartilhar da indignação e do horror que tal ato provocara em todos do lugarejo. Que tinha ela com o túmulo de antigos escravos e humildes roceiros? Em que podia interessar aos seus lindos olhos pardos o destino de tão humildes ossos? Porventura o furto deles perturbaria o seu sonho de fazer radiar a beleza de sua boca, dos seus olhos e do seu busto nas calçadas do Rio?
    Decerto, não; mas era a Morte, a Morte implacável e onipotente, de que ela também se sentia escrava, e que não deixaria um dia de levar a sua linda caveirinha para a paz eterna do cemitério. [...]
    Organizaram então uma guarda. Dez homens decididos juraram perante o subdelegado vigiar durante a noite a mansão dos mortos.
    Nada houve de anormal na primeira noite, na segunda e na terceira; mas, na quarta, quando os vigias já se dispunham a cochilar, um deles julgou lobrigar um vulto esgueirando-se por entre a quadra dos carneiros. Correram e conseguiram apanhar dois dos vampiros. [...]
    A notícia correu logo de casa em casa e, quando, de manhã, se tratou de estabelecer a identidade dos dois malfeitores, foi diante da população inteira que foram neles reconhecidos o Coletor Carvalhais e o Coronel Bentes, rico fazendeiro e presidente da Câmara. Este último [...] a perguntas repetidas que lhe fizeram, pôde dizer que juntava os ossos para fazer ouro e o companheiro que fugira era o farmacêutico.
    Houve espanto e houve esperanças. Como fazer ouro com ossos? Seria possível? Mas aquele homem rico, respeitado, como desceria ao papel de ladrão de mortos se a coisa não fosse verdade!
    Se fosse possível fazer, se daqueles míseros despojos fúnebres se pudesse fazer alguns contos de réis, como não seria bom para todos eles!
    O carteiro, cujo velho sonho era a formatura do filho, viu logo ali meios de consegui-la Castrioto, o escrivão do juiz de paz, que no ano passado conseguiu comprar uma casa, mas ainda não a pudera cercar, pensou no muro, que lhe devia proteger a horta e a criação. Pelos olhos do sitiante Marques, que andava desde anos atrapalhado para arranjar um pasto, pensou logo no prado verde do Costa, onde os seus bois engordariam e ganhariam forças...
    Às necessidades de cada um, aqueles ossos que eram ouro viriam atender, satisfazer e felicitá-los; e aqueles dois ou três milhares de pessoas, homens, crianças, mulheres, moços e velhos, como se fossem uma só pessoa, correram à casa do farmacêutico.

BARRETO, Lima. A nova Califórnia. In: SALES, Herberto (Org.). Contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro. p. 25-27.
“Houve espanto e houve esperanças. Como fazer ouro com ossos? Seria possível?” A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. O verbo do último período pertence a um tempo associado à incerteza, à relação de um fato futuro e um fato passado.
II. Não há referente, no texto, que justifique o uso de OSSOS pluralizado.
III. ESPANTO e ESPERANÇAS, nas respectivas orações a que pertencem, assumem papel de objeto direto.

Está correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q29613 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Os projetistas de redes desenvolveram duas estratégias básicas para tratar os erros. Uma delas é incluir informações redundantes suficientes em cada bloco de dados enviados. A outra forma é incluir uma redundância suficiente apenas para permitir que o receptor deduza que houve um erro, mas sem identificar qual, e solicite uma retransmissão. A quais estratégias, respectivamente, estamos nos referindo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q118971 | Redes de Computadores , ICMP, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO

Um determinado host Y está recebendo dados de um host X em uma taxa mais alta do que pode processar. Que mensagem ICMP Y pode enviar a X para que a taxa de transmissão seja reduzida?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q119243 | Programação, PHP, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

O código abaixo, escrito em PHP, foi encontrado por um analista durante um processo de revisão.
Imagem 021.jpg
Após fazer uma avaliação, o analista resolveu adotar uma estratégia diferente e implementou a lógica acima por meio do comando switch, conforme segue.

Imagem 022.jpg
Em uma segunda revisão, o analista percebeu que o comportamento das duas implementações não era o mesmo e que ele precisava fazer uma adaptação no código implementado com o comando switch através da introdução de um novo comando. Que comando do PHP pode ser combinado com o switch na implementação acima para que o comportamento das duas implementações seja o mesmo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q117225 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Texto associado.

DIRECTIONS: Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 25.
Questions 16 to 20:
Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 20, according to TEXT 01.

Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg
Imagem 014.jpg

Questions 21 to 23: Choose the CORRECT alternative to answer questions 21 to 23 according to TEXT 02.

Imagem 015.jpg
Imagem 016.jpg

Write True ( T ) or False ( F ).

If someone has a healthy diet, it is likely for this person to

( ) be helped to keep a healthy weight.
( ) be protected from most short-term illnesses.
( ) have the possibility of getting cancer increased.

Choose the right sequence:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1109Q645611 | Informática, Software, Analista de Sistemas, IPEA, CESPE CEBRASPE

Acerca do Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), que provê parâmetros de configuração para hospedeiros (hosts) da Internet, julgue os itens seguintes.

Um administrador de rede pode escolher como configurar os servidores DHCP para responder somente a clientes que tenham sido previamente registrados por meio de algum mecanismo externo ao protocolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1110Q19453 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Um acordo interno realizado entre a área de TI e a área de compras de uma organização para aquisição de um software, que visa garantir um determinado nível de serviço para fornecimento de licenças de software dentro da organização é denominado na biblioteca ITIL V3:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1111Q630279 | Informática, Tecnologias de transmissão de dados, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

O padrão IEEE 802.3 prevê, ao longo de seu e texto e das várias opções especificadas, dois modos de operação: o half-duplex e o full-duplex.

As opções de interface 100BASE-T, 1000BASE-T, 10GBASE-T, 10GBASE-LX preveem, respectivamente, o uso dos modos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q116548 | Engenharia de Software , Métricas de Software, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas, a respeito da técnica de estimação Wideband Delphi:

( ) Pode ser usada para estimar esforço demandado em um desenvolvimento.
( ) Pode ser usada para estimar a quantidade de linhas de código.
( ) Atribui pontos a eventos como saídas externas e consultas externas.
( ) Prevê que os estimadores mantenham sigilo a respeito de suas estimativas individuais.
( ) Prevê a possibilidade de mais de uma rodada de discussão das estimativas, durante a reunião de estimação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q116084 | Informática , Abordagem relacional, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Sobre processamento e otimização de consultas em BDs relacionais, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q116355 | Informática, Sistemas Distribuídos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Em sistemas distribuídos, clusterização é o nome que se dá ao processo de interconexão de múltiplas máquinas com o objetivo de obter um aumento de disponibilidade, desempenho ou capacidade total de um sistema. Em relação à clusterização é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q30855 | Governança de TI, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

No COBIT 5, qual o número de domínios associados a Processos de Gestão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q117657 | Programação , Visual Basic, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Na linguagem de programação Visual Basic 6.0, para se realizar a declaração de variáveis, deve-se utilizar o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q118444 | Redes de Computadores , Telefonia, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

A degradação da qualidade do sinal, na comunicação de dados, ocorre devido à interrupção momentânea da portadora ou devido à interferência de um circuito em outro, conhecido como "linha cruzada".
Esses dois fatores de degradação da qualidade do sinal são denominados, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q701623 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, Prefeitura de Lagoa santa MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre os princípios da administração pública, é incorreto afirmar que o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1119Q29625 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Trata-se de um modo comum de aplicar a UML, frequentemente com alto retorno no investimento de tempo. Essa definição refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1120Q116925 | Legislação Federal, Petróleo e gás, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

De acordo com a legislação, o abastecimento nacional de combustíveis é considerado de utilidade pública e abrange as seguintes atividades:

I. Produção, importação, exportação, refino, beneficiamento, tratamento, processamento, transporte, transferência, armazenagem, estocagem, distribuição, revenda, comercialização, avaliação de conformidade e certificação do petróleo, gás natural e seus derivados.
II. Produção, importação, exportação, armazenagem, estocagem, distribuição, revenda, comercialização, avaliação de conformidade e certificação do biodiesel.
III. Comercialização, distribuição, revenda e controle de qualidade de álcool etílico combustível.
IV. Fiscalização, construção e operação de instalações e equipamentos relativos ao exercício das atividades.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.