Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q116055 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas, Chesf, CONSULPLAN

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Considere os seguintes enunciados:

I. ... como a última luz na varanda.

II. E comecei a sentir falta das pequenas brigas...

III. Ele a considerava como uma verdadeira companheira.

Os termos grifados são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q119200 | História do Brasil, Período colonial, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Sobre as razões que levaram Portugal a optar pela produção açucareira no processo de colonização do Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q116321 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

A principal diferença entre o PETI e o PDTI reside no maior enfoque do PETI

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q627634 | Informática, Sistemas distribuídos, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

Um sistema distribuído é um conjunto de sistemas autônomos, interconectados por uma rede de comunicação, que se diferencia dos demais sistemas fracamente acoplados pela existência de um relacionamento mais forte entre os seus componentes.

Tais componentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q117987 | Informática, RISC, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Durante uma apresentação das arquiteturas RISC e CISC, um analista fez as afirmativas a seguir.
I - O pipelining é uma técnica utilizada em arquiteturas RISC pela qual várias instruções são sobrepostas na execução, tirando proveito do paralelismo que existe entre as ações necessárias para executar uma instrução.
II - Em uma arquitetura RISC, todas as operações sobre dados se aplicam a dados em registradores, sendo que as únicas operações que afetam a memória são as operações de carga e armazenamento que movem dados da memória para um registrador ou de um registrador para a memória, respectivamente.
III - A arquitetura MIPS é uma arquitetura CISC que apresenta uma série de registradores de uso geral, além de ser caracterizada por apresentar uma operação elementar por ciclo de máquina.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q118583 | Sistemas de Informação , Complexidade do algortimo, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Considerando o conceito de Complexidade de Algoritmos, representado por O(função), assinale a alternativa que apresenta, de forma crescente, as complexidades de algoritmos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q23916 | Informática, Banco de Dados, Analista de Sistemas, CFA, QUADRIX

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem, respectivamente, as lacunas do seguinte texto, sobre os níveis de independência de um banco de dados relacional. 

A independência física de dados é a habilidade de se modificar o esquema _______ sem a necessidade de rescrever o modelo conceituai, enquanto a independência ________ de dados é a habilidade de se modificar o esquema _______ sem a necessidade de reescrever as aplicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q19449 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Diagramas comportamentais da UML são utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos dinâmicos de um sistema. São diagramas comportamentais da UML, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q117748 | Informática, Conceitos de internet, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Assinale a alternativa correta a respeito da navegação em sites da Web.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q116420 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO

A figura ilustra um tabuleiro do jogo RESTA UM. Começa-se o jogo com peças em todas as casas, exceto em uma, que está inicialmente vazia (Figura 1). Nesse jogo, todas as peças podem ser movimentadas. No entanto, cada casa comporta, no máximo, uma peça.



Nesse jogo, a única jogada possível consiste em: dadas três casas consecutivas em linha, na horizontal ou na vertical, se uma das casas, que não a central, estiver vazia e as outras duas, ocupadas, uma das peças salta a outra, adjacente, retirando-se do jogo a que foi pulada. Se não for possível realizar a jogada, o jogo acaba.

Na Figura 2, vê-se a casa A vazia e as casas B e C ocupadas. A peça que está em C pula a que está em B e passa a ocupar a casa A. A peça da casa B, que foi pulada, é retirada do jogo (Figura 3).

Abaixo, está representada uma situação de jogo no Resta Um.



Na situação apresentada, o jogo acaba com, no mínimo, um número de peças igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q29634 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Foi definido para servir de elemento de referência para a construção e funcionamento dos dispositivos de armazenamento e também como referência para os processos de transferência de dados entre periféricos e Unidade Central de Processamento. Assinale a alternativa que corresponda à definição acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q118944 | Informática , Diagrama de Entidade e Relacionamento, Analista de Sistemas, MEC, FGV

O Diagrama Entidade-Relacionamento, proposto por P. Chen, é uma ferramenta tipicamente utilizada para a elaboração do seguinte modelo de dados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q19439 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

A respeito do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q633529 | Informática, Linguagem SQL, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Considere uma tabela em um banco de dados relacional. A tabela apresenta três atributos do tipo texto, sendo CPF o campo chave.

Cliente(CPF, Nome, Endereco)

Considerando-se que homônimos são pessoas que possuem o mesmo nome, mas CPF diferentes, a expressão SQL que resulta na lista dos Clientes que têm homônimos, juntamente com o número de homônimos, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q118728 | Informática , Banco de Dados Relacionais, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

A chave estrangeira se encontra na própria tabela de um autorelacionamento do(s) tipo(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q116875 | Raciocínio Lógico, Lógica de primeira ordem, Analista de Sistemas, TJ SP, VUNESP

Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode e alguns apenas toleram ouvir esse tipo de música. A partir dessa afirmação, pode-se concluir que:

I. nenhum jogador de futebol gosta de música clássica;

II. entre os cantores de pagode, há jogadores de futebol;

III. as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol;

IV. os jogadores de futebol que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode.

Com relação a esses itens, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q119310 | Informática , Modelagem de dados, Analista de Sistemas, CEB, FUNIVERSA

Modelagem de dados é um conjunto de conceitos que descrevem a estrutura de um banco de dados como tipo de dados, relacionamentos e restrições sobre esses dados. Assinale a alternativa que contém conceitos presentes em um modelo de dados de alto nível.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q118824 | Informática , SGBD Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

No que se refere aos modelos de banco de dados: conceitual, lógico e físico, assim como a sua implementação em um SGBD, apresentam-se cinco afirmações. Selecione a alternativa CORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q118115 | Programação , Java, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Analise o código Java a seguir:

Imagem 015.jpg

Assinale a alternativa que pode ser substituída pelo texto em destaque Imagem 016.jpg para deixar o código compilável:"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.