Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4762Q630520 | Informática, Vírus e anti virus, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação à segurança da informação, julgue os itens que se seguem.

Auditabilidade é definida como a possibilidade de se determinar como, quando, por quem e em que localidade ocorreram eventos que afetaram a informação

  1. ✂️
  2. ✂️

4763Q612356 | Informática, Software, Analista de Sistemas, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Lotus Notes é uma ferramenta que permite aos usuários trabalharem de forma independente, de uma maneira coordenada e com um objetivo comum. Considerando o Lotus Notes como uma solução groupware, julgue os itens abaixo.

No Lotus Notes, não é possível a abertura de múltiplos documentos no mesmo navegador.

  1. ✂️
  2. ✂️

4764Q610832 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

As redes locais e de longa distância, em especial a Internet, são os pilares para o desenvolvimento e o funcionamento de sistemas de informação distribuídos e de larga utilização. Acerca das tecnologias, protocolos, aplicações e arquiteturas de redes de comunicação, julgue os seguintes itens.

O padrão de cabeamento 100Base-TX para fast ethernet determina uma topologia de rede em estrela, com cabos de par trançado, com tamanho máximo de segmento de 100 m e permitindo transmissões full-duplex.

  1. ✂️
  2. ✂️

4765Q611605 | Informática, Linguagem SQL, Analista de Sistemas, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

A respeito da sintaxe e semântica da linguagem SQL, julgue os itens a seguir.

Um trigger é um tipo especial de procedure chamada automaticamente quando há uma modificação de dados. Os triggers estão associados a comandos como INSERT, UPDATE ou DELETE. Em SQL, os triggers são criados por meio do comando INSERT TRIGGER.

  1. ✂️
  2. ✂️

4766Q618524 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Sistemas, EBC, CESPE CEBRASPE

A respeito dos ambientes GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.

Ao se configurar um computador novo, antes de instalar o sistema operacional, é necessário selecionar o sistema de arquivos para o hard disk (HD) (processo conhecido como formatação). No Windows, quando se formata um HD, é possível escolher entre dois tipos de sistema de arquivos: o FAT (File Allocation Table) e o NTFS (New Technology File System). O sistema operacional GNU/Linux é compatível com esses dois sistemas de arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

4767Q623901 | Informática, Servidor, Analista de Sistemas, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Em relação a servidores web e de aplicação, julgue os itens subsecutivos. Em uma JVM instalada no servidor, podem ser criadas diversas instâncias do servidor Tomcat utilizando-se a mesma porta.
  1. ✂️
  2. ✂️

4768Q626720 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, MGS MG, ESPP

Qual é o tipo de processamento que melhor representa o uso de um browser na internet?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4769Q624930 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, IPEA, CESPE CEBRASPE

Acerca do protocolo de roteamento open shortestpPath first (OSPF) para redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.

Em um sistema autônomo OSPF, cada roteador tem a possibilidade de executar seu próprio algoritmo de roteamento, podendo o resultado obtido por um roteador servir em série para entrada no algoritmo de outro roteador.

  1. ✂️
  2. ✂️

4770Q623141 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.

No Processo Unificado, um modelo de teste é tipicamente composto por casos de teste, os quais podem especificar como testar cenários específicos de casos de uso. Os casos de teste tipicamente especificam entradas, resultados esperados e outras condições relevantes para as verificações dos cenários.

  1. ✂️
  2. ✂️

4772Q117809 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Assinale a opção que apresenta com exatidão as penalidades disciplinares previstas na Lei 8.112/90 a que está sujeito o servidor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4773Q614709 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

O gerenciamento de memória com base em memória virtual é feito normalmente considerando duas possibilidades principais: paginação e segmentação. Considere um sistema computacional que emprega paginação e permite que páginas de 2 kbytes possam ser movidas entre a memória principal e o disco rígido, tendo como base a tabela de páginas de nível único. São definidas, então, numerações de páginas virtuais e de páginas físicas, de forma que o mapeamento entre essas páginas seja adequado. Suponha que os endereços virtuais sejam de 32 bits e que os endereços físicos sejam de 28 bits. A respeito desse sistema, julgue os itens a seguir.

Para especificar o número de página virtual, serão necessários 21 bits e, para especificar o número de página física, serão necessários 17 bits.

  1. ✂️
  2. ✂️

4774Q342846 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistemas, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

     Um motor de corrente alternada dispõe de duas bobinas, uma de partida e outra de funcionamento. Para que o motor dê a partida, as duas bobinas recebem corrente. Após algum momento em funcionamento, quando o motor passa a funcionar em regime permanente, somente recebe corrente a bobina de funcionamento. A mudança de estado entre a partida e o regime permanente é controlada automaticamente por um sensor interno. O motor contém também um sensor de temperatura que provoca a sua parada automática no caso de um grande aquecimento.

Nesse caso, não se pode dar uma nova partida no motor sem o acionamento do botão reset. Aplicando à situação descrita os conceitos de análise orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um exemplo de estado seria funcionando.

  1. ✂️
  2. ✂️

4775Q641342 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

O modelo Entidade-Relacionamento define, no contexto da análise estruturada, os dados mantidos pelo sistema, os depósitos de dados do diagrama de fluxo de dados, e considera os dados independentemente do processamento que os transforma. Também conhecido por Diagrama Entidade-Relacionamento, segundo Peter Chen, utiliza os símbolos abaixo. • linhas para ligar atributos a conjuntos-entidade e conjuntos-entidade a conjuntos-relacionamento. • S1 para representar atributos. • S2 para representar conjuntos-entidade. • S3 para representar conjuntos-relacionamento. S1, S2 e S3 são, respectivamente, os seguintes símbolos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4776Q618820 | Informática, OLAP, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do uso de tecnologias OLAP e datawarehouse.

Durante o ciclo de vida de uma datawarehouse, as operações de extração, transformação e carga, coletivamente chamadas de staging, são realizadas antes das operações de sumarização, categorização e indexação.

  1. ✂️
  2. ✂️

4777Q644682 | Informática, Programação, Analista de Sistemas, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à interoperabilidade de sistemas.

Em uma mensagem SOAP sem anexos, a estrutura é composta por SOAPMessage, SOAPPart, SOAPEnvelop, SOAPHeader (opcional) e SOAPBody.

  1. ✂️
  2. ✂️

4778Q424025 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Analista de Sistemas, TJ MG, FUMARC

NÃO é da competência exclusiva do Congresso Nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4779Q647008 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com o Sommerville na 9ª edição em inglês do seu livro Software Engineering, o processo de elicitação e análise de requisitos envolve quatro etapas. Uma das etapas pode ser descrita da seguinte forma:

Inevitably, when multiple stakeholders are involved, requirements will conflict. This activity is concerned with defining which requirements are more important and finding and resolving requirements conflicts through negotiation. Usually, stakeholders have to meet to resolve diferences and agree on compromise requirements.

Trata-se da etapa denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4780Q611686 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Secretaria Executiva de Estado do Trabalho e Promoção Social PA, CESPE CEBRASPE

Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.

Os requisitos de um projeto de software mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente aceitas, haja vista a flexibilidade que caracteriza o software.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.