Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q19726 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Considere um sistema de software para um ambiente de negócio que se caracteriza por: mudanças rápidas nas regras de negócio, requisitos em fase inicial de definição, e valorização da participação ativa de fun­ cionários da empresa em detrimento de processos e ferramentas que burocratizem o trabalho. De acordo com o exposto, a abordagem de desenvolvimento adequada para esse sistema seria a adoção de um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q117007 | Redes de Computadores , Protocolo SNMP, Analista de Sistemas, TCE AL, FCC

No contexto do SNMP, MIB é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q337943 | Matemática, Geometria, Analista de Sistemas, MPE MT, UNEMAT

Um cubo apresenta sua capacidade de 1.000 litros. Se aumentarmos em 10 cm cada aresta (lado), teremos um novo cubo onde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q117017 | Português, Sintaxe, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Texto associado.

A cor do invisível

Certo autor famoso dividiu um livro seu em duas partes: na primeira, contos realistas, na segunda, contos fantásticos. Resultado: tem-se a frustrada impressão de que ficou cada uma das partes amputada da outra, quando na realidade os dois mundos convivem. Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica com que vou abrindo caminho pelo papel como um esquiador sobre o gelo? Este é o mundo que se vê... e no entanto pertence ao mesmo mundo espiritual que está movendo a minha mão.
Um dia, num poema, ante esse frêmito que às vezes agita quase imperceptivelmente a relva do chão, eu anotei: são os cavalos do vento que estão pastando.
Invisíveis? Disse Ambrosio Bierce que, da mesma forma que há infrassons e ultrassons inaudíveis ao ouvido humano, existem cores no espectro solar que a nossa vista é incapaz de distinguir. Ele disse isso num conto seu, para explicar os estragos e as estrepolias de um monstro que "ninguém nãoviu".
Mas deixemos de horrores e de monstros - coisas de velhas e crianças - e acreditemos na cor dos seres por enquanto invisíveis para nós, como é chamado invisível este oceano de ar dentro do qual vivemos. Há muitas cores que não vêm nos dicionários. Há, por exemplo, a indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: ? a cor do tempo...


(Adaptado de Mário Quintana, Na volta da esquina)

O verbo indicado entre parênteses deverá adotar uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q117614 | Informática, Windows, Analista de Sistemas, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relacionados a conceitos de organização,
de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas
e programas.

As bibliotecas, no Windows 7, gerenciam arquivos, mas não os armazenam, embora tenham a capacidade de monitorar as pastas que contêm os itens, permitindo que os arquivos sejam acessados e organizados de várias maneiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q118385 | Engenharia de Software , Engenharia de Requisitos, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Requisitos não-funcionais estão diretamente relacionados com a satisfação dos usuários. Assinale a alternativa que não indique um requisito não-funcional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q19441 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

São matérias de iniciativa privativa da Mesa da Assembleia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

628Q19452 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

De acordo com a biblioteca ITIL V3, o gerenciamento e a aprovação de modificações na base de dados de Erros Conhecidos são de responsabilidade do processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q644441 | Informática, Analista de Sistemas, IBGE, FGV

Considere as seguintes características de um projeto de banco de dados.

I. O modelo de dados é conhecido a priori e é estável;

II. A integridade dos dados deve ser rigorosamente mantida;

III. Velocidade e escalabilidade são preponderantes.

Dessas características, o emprego de bancos de dados NoSQL é favorecido somente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q336563 | Matemática, Porcentagem, Analista de Sistemas, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

A Ilha do Bananal é a maior ilha genuinamente fluvial do mundo e localiza-se no estado do Tocantins no Brasil. Em uma pesquisa sobre pássaros exóticos, de variadas cores nessa Ilha, revelou-se que, exatamente: 55% dos pássaros têm a cor vermelha; 37% têm a cor amarela; e 15% têm as cores vermelha e amarela”.

Qual é o percentual dos que não tem a cor vermelha e nem a cor amarela?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

631Q116951 | Raciocínio Lógico, Tautologia, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO

Chama-se tautologia à proposição composta que possui valor lógico verdadeiro, quaisquer que sejam os valores lógicos das proposições que a compõem. Sejam p e q proposições simples e ~p e ~q as suas respectivas negações. Em cada uma das alternativas abaixo, há uma proposição composta, formada por p e q. Qual corresponde a uma tautologia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q118282 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

São axiomas em risco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q116237 | Redes de Computadores, MPLS, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Com relação à tecnologia MPLS de encaminhamento de pacotes, são feitas as seguintes afirmativas.

I - O sistema de encaminhamento do MPLS é baseado em um algoritmo de troca de rótulo durante o encaminhamento.
II - Os pacotes podem ser atribuídos às FECs (Forwarding Equivalence Class) de acordo com suas fontes e destino, requerimentos de QoS, e outros parâmetros, o que torna as redes com MPLS flexíveis.
III - O MPLS suporta rotas explícitas que possuem performance superior à rota original do IP, e fornece, também, uma parte da funcionalidade necessária à engenharia de tráfego.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q23388 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Se Ana é alta, então Carla é alta. Se Dani é alta, então Flávia é alta. Ora, Ana é baixa ou Flávia é baixa. Portanto, segue-se logicamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q30844 | Arquitetura, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

De acordo com a Resolução n° 1.066/2015 do Confea, uma pessoa física que exerce regularmente atividade profissional em uma unidade federada na qual está registrada, autorizada por um visto provisório, deve pagara anuidade profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q116633 | Informática , Algoritmo de Busca, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

Considere um arquivo não ordenado, organizado sequencialmente e contendo N registros.O número médio de acessos que precisa ser feito para localizar um registro nesse arquivo, numacesso sequencial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q116643 | Redes de Computadores , Meios físicos de transmissão, Analista de Sistemas, CEB, FUNIVERSA

A transmissão de sinais está condicionada à qualidade do meio de comunicação, que pode variar de acordo com as condições físicas a que esteja sujeito. Parâmetros como velocidade de transmissão, atraso e variação no atraso de pacotes, taxa de erro são afetados quando há perda na qualidade do meio físico. Assinale a alternativa que apresenta o meio físico que sofre maiores interferências das variações climáticas, como acúmulo de nuvens e precipitações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q647346 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, UFGO, 2018

Uma Engenharia de Requisitos (ER) bem estruturada garante qualidade, confiabilidade e integridade ao produto de software a ser desenvolvido. O conjunto de atributos que evidencia o esforço necessário para fazer modificações especificadas no software é uma característica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q635904 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

No processo de desenvolvimento de artefatos de software, a gerência de projetos desempenha um papel fundamental. Com relação a gerência de projetos, planejamento de sistemas de informação e desenvolvimento e arquitetura de sistemas, julgue os próximos itens.

A falta ou a definição incorreta do escopo do sistema é um dos indicativos do comprometimento do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

640Q116787 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Texto associado.

O pequeno engenheiro

Ou muito me engano, ou era esse mesmo o nome de um brinquedo do meu tempo de criança. Terá conseguido sobreviver à onda das engenhocas eletrônicas de hoje? Lembrome bem dele: uma caixa de madeira, bonita, com tampa de encaixe corrediça; dentro, um grande número de pecinhas também de madeira, coloridas, de diferentes formas e dimensões. Em algumas delas estavam desenhados um relógio, uma janela, tijolinhos... O conjunto possibilitava (e mesmo inspirava) diversos tipos de edificação: castelos, torres, pontes, edifícios, estações etc.
Não se tratava exatamente de uma prova de habilidade motora: não era grande a dificuldade de erguer um pequeno muro ou de dar sustentação a uma torre. Tratava-se, antes, de usar a imaginação, construir e preencher espaços, compor cenários, como quem arma a ambientação de um palco onde se desenvolverá uma história. Havia, implícita, a par da necessidade de tudo ter que parar em pé, a preocupação estética: insistir no critério da simetriaou permitir variações de padrão? Fantasiar formas ou ater-se à imitação das já bastante conhecidas? Não exagero ao dizer que tudo isso fazia de cada um de nós, para além de um pequeno engenheiro, um pequeno arquiteto, um escultor mirim, um precoce cenógrafo, um artista plástico pesquisando linguagem...
De qualquer modo, esse brinquedo não me levou, na idade adulta, à engenharia, nem ao ramo de construções, nem me fez artista plástico. Ficou na memória, perdido entre outros brinquedos que dispensavam baterias, tomadas elétricas, manuais de instrução e termo de garantia. Sem dúvida havia algum encanto no trenzinho elétrico, que corria obediente pelos trilhos. A meninada ficava olhando, olhando, a princípio interessada, mas logo alguém perguntava: ? Vamos brincar? Ser espectador era pouco: o corpo precisava entrar no jogo. Nem que fosse para habitar, imaginariamente, a torre de um castelo colorido, erguido há pouco com as mãos de um pequeno engenheiro que se entretinha facilmente com suas peças demadeira.


(Oduvaldo Monteiro, inédito)

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 1º parágrafo, o autor se atém menos à descrição do brinquedo que marcou sua infância do que a conjeturas sobre as razões do encantamento.
II. No 2º parágrafo, o autor destaca os especiais requisitos técnicos impostos pelo brinquedo a quem dele quisesse tirar o melhor proveito.
III. No 3º parágrafo, o autor deixa ver que o fascínio exercido pelo antigo brinquedo independia de quaisquer mecanismos elétricos ou eletrônicos.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.