Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q116782 | Governança de TI , Processo de desenvolvimento de software, Analista de Sistemas, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao RUP (Rational Unified Process), assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q117346 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Analista de Sistemas, REFAP SA, CESGRANRIO

Léa, Mara e Lúcia têm, cada uma, um único bicho de estimação. Uma delas tem um pônei, outra tem um peixe e a terceira, uma tartaruga.

Sabe-se que:

- Léa não é a dona do peixe;
- Lúcia não é dona do pônei;
- A tartaruga não pertence a Mara;
- O peixe não pertence a Lúcia.

Com base nas informações acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q45532 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Assinale “F” para falso ou “V” para verdadeiro e marque a alternativa correspondente: 

(    ) A UML pode ser utilizada somente para modelagem de sistemas ligados à informática. 
(    ) UML é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. 
(    ) Ao se modelar um sistema utilizando a UML, segundo normas do grupo gestor da UML (Object Management Group - OMG), tem-se que utilizar pelo menos quatro de seus diagramas. 
(    ) A UML é um método de desenvolvimento, o que significa que ela diz o que fazer primeiro e em seguida como desenhar seu sistema. 

A seqüência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q118066 | Engenharia de Software , Metodologia de desenvolvimento de software, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Com base na metodologia de desenvolvimento dinâmico de sistemas (DSDM Dynamic System Development Method), analise as afirmativas:

I. Estudo de viabilidade: estabelece os requisitos básicos e restrições do negócio associados à aplicação em construção e depois avalia se a aplicação é viável ao processo de desenvolvimento.
II. Estudo do negócio: estabelece os requisitos funcionais e de informação que permitirão à aplicação fornecer valor ao negócio; também define a arquitetura básica da aplicação e identifica os requisitos de manutenibilidade para a aplicação.
III. Iteração do modelo funcional: produz um conjunto de protótipos incrementais que demonstram a funcionalidade para o cliente.
IV. Iteração de projeto e construção: revisita os protótipos construídos durante a iteração do modelo funcional para garantir que cada um tenha passado por engenharia, de modo que seja capaz de fornecer valor ao negócio operacional para os usuários finais.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q118197 | Informática, Microsoft Excel, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

O que deve ser digitado para iniciar uma fórmula no Excel?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q634596 | Informática, Ferramentas de Segurança, Analista de Sistemas, DPE MT, FGV

Com relação à esteganografia, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma técnica usada para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outro meio, como arquivos ou imagens.

II. Uma das fraquezas da esteganografia é que ela pode ser detectada facilmente se a chave de sessão for menor que 128 bits.

III. A esteganografia simétrica permite a conversão de textos claros em mensagens codificadas, e vice-versa.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q116495 | Segurança da Informação , Plano de Continuidade de Negócios, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Em um plano de recuperação de desastres, as diretrizes devem prever os impactos da paralisação e o tempo necessário para a recuperação das atividades de TI. Dentre as prinicipais estratégias para recuperação, aquela em que a organização possui outro local próprio no qual possa executar o suporte aos serviços de TI é conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q118305 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Texto associado.

Leia a tirinha abaixo com atenção para responder às questões que seguem:

Imagem 001.jpg

Cereja e Magalhães definem as variedades linguísticas como variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais, regionais nas quais é utilizada. Assim, a variação linguística expressa na tirinha deve ser considerada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q118494 | Informática, Java, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 013.jpg

Acima apresenta-se um código sintática e semanticamente correto de uma aplicação Java, adaptado a partir de http://java.sun.com.
Considerando esse código, julgue os itens a seguir, com relação a conceitos da linguagem e frameworks Java.

As variáveis BOTTOM (l.7) e CENTER (l.22) são variáveis estáticas. As variáveis b1, b2 e b3 (l.3), bem como as variáveis e (l.10), middleButtonIcon (l.5), frame (l.16), blue (l.21), args (l.15) e cid (l.20) não são variáveis estáticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

731Q641284 | Informática, Sistema de Arquivos, Analista de Sistemas, Câmara de Marília SP, VUNESP

As listas de controle de acesso (ACL) do sistema de arquivos NTFS têm a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q23387 | Matemática, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

No setor de RH de determinada empresa trabalham 7 homens e 3 mulheres. Uma comissão formada por 4 funcionários do RH deve realizar uma reunião para esclarecer pontos do novo plano de carreira e salários da empresa. Considerando que os membros dessa comissão sejam escolhidos aleatoriamente, a probabilidade de que pelo menos uma mulher faça parte dessa comissão é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q633184 | Informática, Sistemas distribuídos, Analista de Sistemas, FUSAR RJ, FEC UFF

São padrões específicos para o middleware trabalhar com objetos distribuídos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q117137 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Em UML, são diagramas feitos para facilitar a comunicação com os futuros usuários do sistema, e com o cliente, sendo especialmente úteis para determinar os recursos necessários que o sistema deve ter, mas não são adequados para representar o desenho e não podem descrever os mecanismos internos de um sistema. São diagramas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q29630 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, CODENI RJ, MS CONCURSOS

Qual dispositivo de entrada e saída (E/S) entrega ou aceita um fluxo de caracteres, sem considerar qualquer estrutura de bloco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q118227 | Informática, Segurança de Redes, Analista de Sistemas, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à segurança em redes de computadores, julgue os
itens a seguir.

Protetor contra surtos elétricos, sanitização de entrada de dados, proteção de memória, firewall de aplicação, controle de acesso com base em papéis, firewall statefull, verificação de antecedentes e sensores de fumaça são, respectivamente, meios de proteção contra ataques relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dados, redes, pessoas e ambiente físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

737Q19705 | Português, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Texto associado.
A armadilha da aceitação

Existe um lugar quentinho e cômodo chamado aceitação. Olhando de longe, parece agradável. Mais do que isso, é absolutamente tentador: os que ali repousam parecem confortáveis, acolhidos, até mesmo com um senso de poder, como se estivessem tirando um cochilo plácido debaixo das asas de um dragão.

“Elas estão por cima", é o que se pensa de quem encontrou seu espacinho sob a aba da aceitação. Porém, é preciso batalhar para ter um espaço ali. Esse dragão não aceita qualquer um; e sua aceitação, como tudo nesta vida, tem um preço.

Para ser aceita, em primeiro lugar, você não pode querer destruir esse dragão. Óbvio. Você não pode atacá-lo, você não pode ridicularizá-lo, você não pode falar para ou- tras pessoas o quanto seus dentes são perigosos, você não pode sequer fazer perguntas constrangedoras a ele.

Faça qualquer uma dessas coisas e você estará para sempre riscada da lista VIP da aceitação. Ou, talvez, se você se humilhar o suficiente, ele consiga se esquecer de tudo o que você fez e reconsidere o seu pedido por aceitação.

Amelhor coisa que você pode fazer para conseguir aceitação é atacar as pessoas que querem destruir o generoso distribuidor deste privilégio. Uma boa forma de fazer isso é ridicularizando-as, e pode ser bem divertido fingir que esse dragão sequer existe, embora ele seja algo tão monstruosamente gigante que é quase como se sua existência estivesse sendo esfregada em nossas caras.

Reforçar o discurso desse dragão, ainda que você não saiba muito bem do que está falando, é o passo mais importante que você pode dar em direção à tão esperada aceitação.

Reproduzir esse discurso é bem simples: basta que a mensagem principal seja deixar tudo como está - e há várias formas de se dizer isso, das mais rudimentares e manjadas às mais elaboradas e inovadoras. Não dá pra reclamar de falta de opção.

Pode ter certeza que o dragão da aceitação dará cambalhotas de felicidade. Nada o agrada mais do que ver gente impedindo que as coisas mudem.

Uma vez aceita, você estará cercada de outras pessoas tão legais quanto você, todas acolhidas nesse lugar quentinho chamado aceitação. Ali, você irá acomodar a sua visão de mundo, como quem coloca óculos escuros para relaxar a vista, e irá assistir numa boa às pessoas se dando mal lá fora.

É claro que elas só estão se dando tão mal por causa do tal dragão; mas se você não pode derrotá-lo, una-se a ele, não é o que dizem?

O que ninguém diz quando você tenta a todo custo ser aceita é que nem isso torna você imune. Ser aceita não é garantia nenhuma de ser poupada.

Você pode tentar agradar ao dragão, você pode caprichar na reprodução e perpetuação do discurso que o mantém acocorado sobre este mundo, você pode até se estirar no chão para se fazer de tapete de boas-vindas, mas nada disso irá adiantar, especialmente porque esse discurso só foi feito para destruir você.

E aí é que a aceitação se revela como uma armadilha. Tudo o que você faz para ser aceita por aquilo que es- maga as outras sem dó só serve para deixar você mais perto da boca cheia de dentes que ainda vai te mastigar e te cuspir para fora. Pode demorar, mas vai. Porque só tem uma coisa que esse dragão realmente aceita: dominar e oprimir.

Então, se ele sorrir para você, não se engane: ele não está te aceitando. Está apenas mostrando os dentes que vai usar para fazer você em pedaços depois.

VALEK, Aline. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/blogs/escrito- rio-feminista/a-armadilha-da-aceitacao-4820.html > Acesso: 13 fev. 2015. (Adaptado).
No texto, o uso das palavras “aceita” e “riscada”, no feminino, conduz à inferência de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q116744 | Sistemas Operacionais, Windows, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Um administrador está desenvolvendo um script ".bat" para sua máquina com Windows Vista instalado. O objetivo do script é apagar os arquivos do diretório c: emp, com exceção dos 5 arquivos mais recentes. A listagem a seguir apresenta uma versão incompleta do script que deverá ser rodado com as extensões de comando ativadas.

Imagem 031.jpg

Para que o script seja completado, a linha identificada por REM LINHA FALTANTE deve ser substituída por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q115557 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Texto associado.

A cor do invisível

Certo autor famoso dividiu um livro seu em duas partes: na primeira, contos realistas, na segunda, contos fantásticos. Resultado: tem-se a frustrada impressão de que ficou cada uma das partes amputada da outra, quando na realidade os dois mundos convivem. Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica com que vou abrindo caminho pelo papel como um esquiador sobre o gelo? Este é o mundo que se vê... e no entanto pertence ao mesmo mundo espiritual que está movendo a minha mão.
Um dia, num poema, ante esse frêmito que às vezes agita quase imperceptivelmente a relva do chão, eu anotei: são os cavalos do vento que estão pastando.
Invisíveis? Disse Ambrosio Bierce que, da mesma forma que há infrassons e ultrassons inaudíveis ao ouvido humano, existem cores no espectro solar que a nossa vista é incapaz de distinguir. Ele disse isso num conto seu, para explicar os estragos e as estrepolias de um monstro que "ninguém nãoviu".
Mas deixemos de horrores e de monstros - coisas de velhas e crianças - e acreditemos na cor dos seres por enquanto invisíveis para nós, como é chamado invisível este oceano de ar dentro do qual vivemos. Há muitas cores que não vêm nos dicionários. Há, por exemplo, a indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: ? a cor do tempo...


(Adaptado de Mário Quintana, Na volta da esquina)

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 1º parágrafo, as referências a caneta esferográfica e esquiador sobre o gelo ilustram a divergência entre o plano realista e o plano fantástico.
II. O verso citado no 2º parágrafo ilustra a convicção que tem o autor de que é possível dar expressão material a uma força invisível.
III. No 3º parágrafo, a frase de Ambrosio Bierce lembra que nem todos os fenômenos físicos mostram-se perceptíveis aos nossos sentidos.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q117885 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, CAMARA SJC, FIP

Texto associado.

LEITE DERRAMADO (Chico Buarque)

Não sei por que você não me alivia a dor. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. Não sei que graça pode achar nos meus esgares, é uma pontada cada vez que respiro. Às vezes aspiro fundo e encho os pulmões de um ar insuportável, para ter alguns segundos de conforto, expelindo a dor. Mas bem antes da doença e da velhice, talvez minha vida já fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo e de repente uma lambada atroz. E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memória é uma vasta ferida.
[...]
Eu próprio poderia arcar com viagem e tratamento no estrangeiro, se o seu marido não me tivesse arruinado. Poderia me estabelecer no estrangeiro, passar o resto dos meus dias em Paris. Se me desse na veneta, poderia morrer na mesma cama do Ritz onde dormi quando menino. Porque nas férias de verão o seu avô, meu pai, sempre me levava à Europa de vapor. Mais tarde, cada vez que eu via um deles ao largo, narota da Argentina, chamava sua mãe e apontava: lá vai Arlanza!, o Cap Polonio!, o Lutétia!, enchia a boca para contar como era um transatlântico por dentro. Sua mãe nunca tinha visto um navio de perto, depois de casada ela mal saía de Copacabana. E quando lhe anunciei que iríamos em breve ao cais do porto, para receber o engenheiro francês, ela se fez de rogada. Porque você era recém-nascida, e ela não podia largar a criança e coisa e tal, mas logo tomou o bonde para cidade e cortou os cabelos à la garçonne.
[...]
E quando vi sua mãe naquele estado, falei, você não vai. Por quê, ela perguntou com voz fina, e não lhe dei satisfação, peguei meu chapéu e saí. Nem parei para pensar de onde vinha a minha raiva repentina, só senti que era alaranjada a raiva cega que tive da alegria dela. E vou deixar de falação porque a dor só faz piorar.

(Fonte: BUARQUE, Chico. Leite derramado. São
Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 10-12)


O texto apresenta premissas que possibilitam observarmos que ele está fundamentado no raciocínio lógico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.