Início

Questões de Concursos Analista de Sistemas

Resolva questões de Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q23393 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q117353 | Informática, Segurança de Redes, Analista de Sistemas, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à segurança em redes de computadores, julgue os
itens a seguir.

As ferramentas de IDS (sistemas de detecção de intrusão) atuam de forma mais proativa que as ferramentas de IPS (sistemas de prevenção de intrusão).

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q651625 | Códigos de Ética, Código de Ética CONFEA, Analista de Sistemas, CREA TO, MSConcursos

Sobre os princípios éticos que regem a Resolução nº 1.002, de 26 de novembro de 2002 - Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q116075 | Redes de Computadores , Endereço IP, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

Uma rede de computadores com acesso à Internet, gerenciada pelo sistema operacional BSDFree, da linha Linux, está empregando a configuração 196.185.132.64/27 de acordo com a notação CIDR.

A máscara, a faixa total de endereços e o endereço de broadcasting para essa rede são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q30830 | Português, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto para responder a questão.

A nova Califórnia (Fragmento)

    Tubiacanga era uma pequena cidade de três ou quatro mil habitantes, muito pacífica, em cuja estação, de onde em onde, os expressos davam a honra de parar. Há cinco anos não se registrava nela um furto ou roubo. As portas e janelas só eram usadas... porque o Rio as usava. [...]
    Mas, qual não foi a surpresa dos seus habitantes quando se veio a verificar nela um dos repugnantes crimes de que se tem memória! [...] violavam-se as sepulturas do “Sossego”, do seu cemitério, do seu campo-santo. [...]
    A indignação na cidade tomou todas as feições e todas as vontades. [...] A própria filha do engenheiro residente da estrada de ferro, que vivia desdenhando aquele lugarejo [...] não pôde deixar de compartilhar da indignação e do horror que tal ato provocara em todos do lugarejo. Que tinha ela com o túmulo de antigos escravos e humildes roceiros? Em que podia interessar aos seus lindos olhos pardos o destino de tão humildes ossos? Porventura o furto deles perturbaria o seu sonho de fazer radiar a beleza de sua boca, dos seus olhos e do seu busto nas calçadas do Rio?
    Decerto, não; mas era a Morte, a Morte implacável e onipotente, de que ela também se sentia escrava, e que não deixaria um dia de levar a sua linda caveirinha para a paz eterna do cemitério. [...]
    Organizaram então uma guarda. Dez homens decididos juraram perante o subdelegado vigiar durante a noite a mansão dos mortos.
    Nada houve de anormal na primeira noite, na segunda e na terceira; mas, na quarta, quando os vigias já se dispunham a cochilar, um deles julgou lobrigar um vulto esgueirando-se por entre a quadra dos carneiros. Correram e conseguiram apanhar dois dos vampiros. [...]
    A notícia correu logo de casa em casa e, quando, de manhã, se tratou de estabelecer a identidade dos dois malfeitores, foi diante da população inteira que foram neles reconhecidos o Coletor Carvalhais e o Coronel Bentes, rico fazendeiro e presidente da Câmara. Este último [...] a perguntas repetidas que lhe fizeram, pôde dizer que juntava os ossos para fazer ouro e o companheiro que fugira era o farmacêutico.
    Houve espanto e houve esperanças. Como fazer ouro com ossos? Seria possível? Mas aquele homem rico, respeitado, como desceria ao papel de ladrão de mortos se a coisa não fosse verdade!
    Se fosse possível fazer, se daqueles míseros despojos fúnebres se pudesse fazer alguns contos de réis, como não seria bom para todos eles!
    O carteiro, cujo velho sonho era a formatura do filho, viu logo ali meios de consegui-la Castrioto, o escrivão do juiz de paz, que no ano passado conseguiu comprar uma casa, mas ainda não a pudera cercar, pensou no muro, que lhe devia proteger a horta e a criação. Pelos olhos do sitiante Marques, que andava desde anos atrapalhado para arranjar um pasto, pensou logo no prado verde do Costa, onde os seus bois engordariam e ganhariam forças...
    Às necessidades de cada um, aqueles ossos que eram ouro viriam atender, satisfazer e felicitá-los; e aqueles dois ou três milhares de pessoas, homens, crianças, mulheres, moços e velhos, como se fossem uma só pessoa, correram à casa do farmacêutico.

BARRETO, Lima. A nova Califórnia. In: SALES, Herberto (Org.). Contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro. p. 25-27.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. Uma cidade de cotidiano tão tranquilo, com habitantes supostamente pacíficos, só poderia reagir com indignação e imediata ambição diante da profanação dos túmulos.
II. O que determina a indignação da filha do engenheiro não é a profanação dos túmulos das pessoas simples de Tubiacanga, mas a possibilidade de que também seu túmulo pudesse ser profanado depois de sua morte.
III. O texto critica o preconceito e o elitismo da sociedade, revelado pelo desprezo que a moça, filha do engenheiro, tinha pelo lugarejo simples e pela origem das pessoas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q116335 | Programação , XML, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Texto associado.

Imagem 009.jpg

Em relação ao documento XML Schema é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q116395 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Assinale a alternativa em que a palavra indicada não que tenha sido formada pelo mesmo processo que infra-estrutura (L.84).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q117679 | Informática , Pilhas, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Texto associado.

Imagem 016.jpg

A figura abaixo mostra uma aplicação da estrutura de dados pilha denominada MEC, inicialmente vazia, suportando três operações básicas, conforme definidas no Quadro I. Observe que o Quadro II apresenta uma seqüência de operações sobre a estrutura.
Ao final das operações, o elemento que se encontra no topo da pilha é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q119216 | Redes de Computadores , Redes ATM, Analista de Sistemas, TCE RO, CESGRANRIO

Nas redes ATM, qual protocolo da camada de adaptação é destinado a tráfego com taxa de transferência constante (CBR - Constant Bit Rate) e orientado à conexão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q116481 | Informática, Windows, Analista de Sistemas, CODESP SP, FGV

Um servidor da CODESP Companhia Docas do Estado de São Paulo está organizando as pastas e arquivos de seu computador e realizou as seguintes ações:

I. Clicou com o botão esquerdo sobre o arquivo Planos.doc, localizado na pasta Documentos2009, e o arrastou para a pasta Documentos2010, localizada na mesma unidade de disco que a pasta Documentos2009.

II. Clicou com o botão esquerdo sobre o arquivo Orcamento2009.xls, localizado na pasta Financeiro, e o arrastou para a pasta FinanceiroBKP, localizada em uma outra unidade de disco.

III. Clicou com o botão esquerdo sobre o arquivo DSC00017.jpg, localizado na pasta Fotos2009, e o arrastou, mantendo a tecla CTRL pressionada, para a pasta Fotos2010, localizada na mesma unidade de disco que a pasta Fotos2009.

IV. Clicou com o botão esquerdo sobre o arquivo Contatos.txt, localizado na pasta Pessoal, e o arrastou, mantendo a tecla SHIFT pressionada, para a pasta RH, localizada em uma outra unidade de disco.

Com base em seus conhecimentos acerca do Windows XP, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q557317 | Informática, Protocolos de Comunicação, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da configuração e administração de protocolos do padrão TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O protocolo TCP provê serviço orientado a conexão, ou seja, o TCP provê um serviço com garantia de entrega.

  1. ✂️
  2. ✂️

892Q117864 | Engenharia de Software , Análise de Pontos de Função, Analista de Sistemas, REFAP SA, CESGRANRIO

Utilizando a análise por pontos de função em uma determinada porção de um software, foram obtidos os seguintes valores:

Nível de influência geral = 38
Pontos de função não ajustados = 3100

Qual a quantidade de pontos de função ajustados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q119172 | Programação , Conceitos básicos de programação, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

São instrumentos narrativos utilizados na lógica de programação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q29579 | Informática, Banco de Dados, Analista de Sistemas, CODEMIG, FUNDEP

Uma entidade fraca na modelagem conceitual de banco de dados é a que se caracteriza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q119248 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Texto associado.

A cor do invisível

Certo autor famoso dividiu um livro seu em duas partes: na primeira, contos realistas, na segunda, contos fantásticos. Resultado: tem-se a frustrada impressão de que ficou cada uma das partes amputada da outra, quando na realidade os dois mundos convivem. Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica com que vou abrindo caminho pelo papel como um esquiador sobre o gelo? Este é o mundo que se vê... e no entanto pertence ao mesmo mundo espiritual que está movendo a minha mão.
Um dia, num poema, ante esse frêmito que às vezes agita quase imperceptivelmente a relva do chão, eu anotei: são os cavalos do vento que estão pastando.
Invisíveis? Disse Ambrosio Bierce que, da mesma forma que há infrassons e ultrassons inaudíveis ao ouvido humano, existem cores no espectro solar que a nossa vista é incapaz de distinguir. Ele disse isso num conto seu, para explicar os estragos e as estrepolias de um monstro que "ninguém nãoviu".
Mas deixemos de horrores e de monstros - coisas de velhas e crianças - e acreditemos na cor dos seres por enquanto invisíveis para nós, como é chamado invisível este oceano de ar dentro do qual vivemos. Há muitas cores que não vêm nos dicionários. Há, por exemplo, a indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: ? a cor do tempo...


(Adaptado de Mário Quintana, Na volta da esquina)

No quarto parágrafo, ...... ao que considera a cor do tempo, o autor se vale de uma enumeração ...

As lacunas do enunciado acima são preenchidas coerentemente, na ordem dada, com as expressões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q630528 | Informática, Arquitetura de Redes, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação à arquitetura TCP/IP, julgue os itens subseqüentes.

A camada de transporte engloba serviços orientados a conexão, oferecidos pelo protocolo UDP, e não-orientados a conexão, providos pelo TCP.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q118278 | Português, Crase, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Em direito à alimentação (L.9), o uso de sinal indicativo de crase é um recurso imprescindível para a compreensão do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

898Q118298 | Engenharia de Software , Análise Essencial, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Ao se construir um Diagrama de Fluxo de Dados-DFD (na Análise Essencial), pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q117788 | Informática , SQL, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Observe a figura a seguir:

Imagem 014.jpg

A figura apresenta o modelo relacional de um Banco de Dados de um sistema de controle de estoque. Esse modelo possui as tabelas Cliente, Pedido, ItemPedido e Produto. Em uma leitura simplificada desse modelo tem-se que um cliente pode possuir vários pedidos, um pedido possui um ou vários itemPedidos e um item Pedido possui um produto e a quantidade desse produto.

Assinale a alternativa que indique o comando SQL que, ao ser executado em um SGBD relacional baseado nesse modelo, retornará todos os nomes de clientes que fizeram pelo menos um pedido, a descrição do produto que o cliente comprou e a quantidade desse produto independente do pedido realizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q636278 | Informática, Gestão de Custos, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

A estimativa de PERT pode ser usada para definir o custo aproximado de uma atividade. Suponha que o profissional possui os seguintes parâmetros:

Cm - Custo mais provável = R$ 10.000,00 Co - Custo otimista = R$ 9.000,00 Cp - Custo pessimista = R$ 12.000,00 O valor do Custo esperado (Ce) da atividade será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.