Questões de Concursos Analista de Sistemas Gestão de TI

Resolva questões de Analista de Sistemas Gestão de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q116010 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q118288 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Estratégia, estrutura organizacional e processos administrativos são os fatores que compatibilizam a arquitetura organizacional. No contexto da estrutura organizacional, considere:

I. As unidades de trabalho são os projetos.

II. Os órgãos permanentes atuam como prestadores de serviços nos projetos.

III. A organização de cada projeto é temporária.

IV. É a forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos.

V. É uma estrutura multidimensional.

Os itens I, II, III, IV e V referem-se, tipicamente, às propriedades das estruturas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q115887 | Administração Geral, Organização e métodos, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Não obstante às várias definições por diversos autores para processo de negócio, Smith e Finger (2003) consideram oito características que tipificam os processos de negócio. Nesse contexto, considere:

Processos de TI são subprocessos de negócio e dão suporte a processos maiores que envolvem pessoas e máquinas. Processos vistos de ponta a ponta dependem de sistemas de informação distribuídos, colaborativos e transacionais. Modelos de processos podem, portanto, compreender modelos de redes, modelos de objetos, fluxos de controles, fluxos de mensagens, regras de negócio, medições, exceções, transformações e definições

As características contidas nas afirmações acima referem- se aos processos

.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q116070 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Leia o texto abaixo e as afirmações I, II e III feitas em seguida.

Panorama é o nome dado, grosso modo, a qualquer vista abrangente de um espaço físico, ou seja, é uma ampla vista geral de uma paisagem, território, cidade ou de parte destes elementos, normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante. A palavra foi originalmente cunhada na segunda metade do século XVIII pelo pintor irlandês Robert Barker para descrever suas pinturas "panorâmicas" de Edimburgo. O vocábulo é formado por dois termos do grego antigo pan, que significa "total", e órama, que significa "vista".
Imagem 002.jpg

I. A expressão grosso modo equivale a de modo genérico.

II. O segmento originalmente cunhada poderia ser substituído, preservando-se o sentido e a correção, por gravada de modo original.

III. Em normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante, a utilização do termo normalmente indica serem os pontos de observação mencionados os únicos que permitem caracterizar uma imagem como panorâmica.

Tendo como base o texto acima, está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q116560 | Engenharia de Software , XP, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em projetos pequenos, o RUP pode reduzir os requisitos de artefato para se comparar ao equivalente de artefatos em projeto de XP. Nesse sentido, considere o quadro de equivalência entre os artefatos do XP e RUP:
Imagem 012.jpg

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q118736 | Engenharia de Software , RUP, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q118009 | Português, Ortografia, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Analise as frases abaixo do ponto de vista da redação.

I. A Gestão por Competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, propõem-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes niveis da organização, as competências necessárias à consecussão de seus objetivos.

II. A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê- las junto ao quadro de funcionários internos.

III. Na Gestão por Competências, direcionam-se as ações prioritariamente para o gerenciamento da lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando suprimi-la ou minimizá-la.

IV. Minimizar eventuais lacunas de competências significam orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepânsias entre o que eles são capazes de fazer e o que a organização espera que eles façam.
Imagem 004.jpg

Estão redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q118630 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

Em UML,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q118296 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

O PMBOK (4ª edição) contém 42 processos de gerenciamento de um projeto, indicando também os 5 grupos em que os processos se distribuem, e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um. Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q116673 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas Gestão de TI, INFRAERO, FCC

No contexto dos seis critérios para avaliar o grau de maturidade no alinhamento estratégico de TI e de negócios, proposto por Luftman (2000), considere:

I. Ter papel de apoio e uma infraestrutura flexível e transparente com os parceiros de negócios e clientes.

II. Avaliar e aplicar efetivamente as tecnologias emergentes.

III. Facilitar e orientar os processos e estratégias de negócios como verdade absoluta.

IV. Prover soluções personalizadas às necessidades dos clientes.

Os itens I, II, III e IV acima se relacionam com maior propriedade à maturidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.